HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO POVOADO BREJO FUNDO NO MUNICÍPIO DE RIO SONO – TOCANTINS

Palavras-chave: História da Educação. Povoado Brejo Fundo. Projeto Político Pedagógico.

Resumo

O presente artigo evidência uma reflexão sobre a História da Educação do Povoado Brejo Fundo, localizado no município de Rio Sono – Tocantins, conforme a realidade da educação no campo, envolvendo os diversos agentes que fazem parte da realidade escolar como: pais, alunos e comunidade escolar. Considerando como ponto fundamental a compreensão de que a escola deve possuir uma identidade própria que se constitui sob a influência dessa realidade local. Tendo em vista que a educação no campo precisa de um trabalho mais abrangente para que possa convergir rumo à concretização da escola autônoma. Este trabalho tem como embasamento teórico autores como: Damasceno (2006), com as discussões sobre a realidade da educação rural; Ilma Passos (1995) que discute a construção do projeto político pedagógico e Moacir Gadotti (1994) discutindo os pressupostos do projeto pedagógico. Como procedimentos metodológicos foram realizadas reuniões com os servidores, pais e alunos da escola e aplicou-se questionários como instrumento de coleta de dados, pelo fato de ser pesquisa de campo e bibliográfica. Conclui-se que a história da educação no Povoado Brejo Fundo foi um processo necessário pela implantação de uma proposta pedagógica de acordo com a realidade de Unidade de Ensino situada no meio rural.

Biografia do Autor

Leila Curcino Alves , Escola Municipal Bernardo Guimarães - Rio Sono/TO

Doutoranda em ciências da Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental (UTIC). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins. Pós-graduada em Gestão Escolar, Orientação Escolar pela Universidade Federal do Tocantins. Graduada em Normal Superior pela Universidade Estadual do Tocantins, Unitins.Mestranda. Professora na Educação Básica. 

 

Referências

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A Pedagogia de alternância - Cinthia Rodrigues (novaescola@fvc.org.br)
Publicado
2022-09-28