O USO DAS TICs POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ESTUDO REALIZADO NA E.E. MACHADO DE ASSIS - NOVA MONTE VERDE – MT

  • Claudineia Schadek Labiak Burei FIESA
  • Rosane Duarte Rosa Seluchinesk UNEMAT
Palavras-chave: Tecnologias da Informação e da Comunicação. Tecnologias Educacionais. Metodologias de Ensino.

Resumo

Este artigo tem como escopo realizar um estudo sobre a utilização, o acesso e as orientações relacionadas ao uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), por alunos de 13 e 14 anos do Ensino Fundamental, na Escola Estadual Machado de Assis, no município de Nova Monte Verde - MT. A pesquisa foi feita a partir de uma coleta de dados, organizada em 03 eixos de análise, objetivando: destacar as contribuições do uso das TIC na contemporaneidade, evidenciar as finalidades do uso das TIC, e verificar o tempo que os entrevistados estão disponibilizando para o uso dessas tecnologias. O estudo aponta, entre outras questões, sobre a importância de a sociedade, por meio de seus diversos segmentos, a família, bem como o Estado, compreenderem seus deveres, no que concerne à necessidade de acompanhamento e orientações, relacionadas ao uso das tecnologias, de forma mais consciente, junto ao público de crianças e adolescentes.

Biografia do Autor

Claudineia Schadek Labiak Burei, FIESA

Possui graduação em Pedagogia pela União das Faculdades de Alta Floresta (2007), com especialização em Psicopedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação infantil.

Rosane Duarte Rosa Seluchinesk, UNEMAT

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso, Mestre em Educação pela UFPR, Doutora em Desenvolvimento Sustentável pelo CDS-UNB e Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso.

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Publicado
2019-08-08