VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS: PODER, TERRITÓRIO, TERRITORIALIDADE E IDENTIDADE

Palavras-chave: Variações linguísticas. Poder. Território. Territorialidade.

Resumo

O presente artigo aborda as variações linguísticas e suas intrínsecas relações com poder, território, territorialidade e identidade. A estigmatização das variações linguísticas causa preconceito linguístico e violência simbólica, atingindo a cultura e a identidade de forma contínua. Hall afirma que a formação da identidade se dá por meio de um processo (continuidade), (HALL, 2006). Ao inculcar o padrão linguístico ocorreu/ocorre a territorialização do Brasil via língua (território simbólico), e isso é manifestação do poder político (HAESBAERT, 2007). O poder está em toda a estrutura social e todos o sofrem e o exercem, não é bom e nem mal, é simplesmente exercido (FOUCAULT, 1979).

 

 

Biografia do Autor

Antônio Themistocles Barbosa da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Estudos de Cultura e Território pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Professor da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino do Estado do Tocantins.

Francisco Edviges Albuquerque, Universidade Federal do Tocantins

Professor Doutor e Orientador do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território – PPGCULT pela Universidade Federal do Tocantins – UFT.

Severina Alves de Almeida, Faculdade de Ciências do Tocantins - FACIT

Professora Doutora da Faculdade de Ciências do Tocantins –FACIT, Membro da CPA - Comissão Própria de Avaliação da FACIT, Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humano - CEP-FACIT.

Referências

A PROIBIÇÃO DO TUPI E O FORTALECIMENTO DA LÍNGUA PORTUGUESA, 2009.

Disponível em: http://www.helb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=57:a-proibicao-do-tupi-e-o-fortalecimento-da-lingua-portuguesa&catid=1029:1758&Itemid=2. Acesso em: 26 jun. 2018.

BAGNO, Marcos. A língua de Eulália. São Paulo: Contexto, 2013.

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola, 2011.

BOURDIEU, Pierre. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA: Maria Alice; CATANI, Afrânio. Escritos de Educação. São Paulo: Vozes, 1998.p. 39-64.

CÂMARA JR., J. Mattoso. Manual de expressão oral e escrita. Petrópolis: Vozes, 2001.

FOUCAULT, Michel. Por uma Genealogia do Poder. In.: MACHADO Roberto (org.). Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

GNERRE, Maurício. Linguagem, escrita e poder. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

HAESBAERT, Rogério. Território e Multiterritorialidade: um Debate. GEOgraphia – Ano IX - No17 – 2007.

HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guaraeira Lopes Louro. 11 edição. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. Tradução de: The Question of Cultural Identity.

MICHAUD, Yves. A Violência: o problema das definições. São Paulo: Ática, 1989. ¬

STIVAL, Maria Cristina Elias Esper; FORTUNATO, Sarita Aparecida de Oliveira. Dominação e reprodução na escola: visão de Pierre Bourdieu. VIII Congresso Nacional de Educação – EDUCERE / III Congresso Ibero-Americano sobre Violências nas escolas – CIAVE. Disponível em:<http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/903_459.pdf>. Acesso em: 26 jun. 2018.

VIEIRA, Jeferson Christiano. As múltiplas faces da violência escolar. VIII Congresso Nacional de Educação – EDUCERE / III Congresso Ibero-Americano sobre Violências nas escolas. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/903_459.pdf>. Acesso em: 27 jun. 2018.

VILLALTA, Luiz Carlos. O Que se Fala e o Que se Lê: Língua, Instrução e Leitura. In: História da Vida Privada No Brasil I: Cotidiano e Vida Privada na América Portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. p.331-445.

Publicado
2020-03-09
Seção
Artigos