PRÁXIS E REFLEXÕES DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

  • Raquel Pereira Sobrinho Faculdade ITOP
  • Liliane Scarpin Unitins

Resumo

O objetivo deste trabalho é abordar o contexto histórico e as concepções da avaliação considerando a sua prática no âmbito escolar através de uma pesquisa realizada em três escolas (duas públicas e uma particular) em Palmas-TO, partindo de uma pesquisa bibliográfica seguida de estudo de caso e coleta de dados (aplicação de questionário). Para fundamentar, buscamos os pressupostos teóricos em Hoffman (2008), Libâneo (1994, 2002 e 2005), Lukesi (1984, 1994, 1995 e 2002), Haydt (1992) e LDB (1996). Com esta pesquisa conhecemos e compreendemos a aplicabilidade dos instrumentos de avaliação utilizados por professores no processo ensino/aprendizagem e como esses métodos contribuem para a construção do conhecimento, uma vez que o significado de avaliação está relacionado com o modelo político pedagógico vigente. Identificamos que algumas escolas estão no caminho da construção de uma avaliação explícita e formativa, entretanto, outras se encontram sem pilares na edificação do processo avaliativo. É importante que a instituição estabeleça uma avaliação justa, coerente e transparente perante os professores como facilitadores e mediadores na educação e perante os alunos, como aprendizes, para que se sintam confortáveis e confiantes diante dos instrumentos avaliativos.

Biografia do Autor

Raquel Pereira Sobrinho, Faculdade ITOP
Atualmente é coordenadora pedagógica no Educacional Dom Bosco Integral. Tem experiência na área de Coordenação, com ênfase nos segmentos Fundamental II e Ensino Médio.

Referências

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville: Univille, 2004. p. 67-100.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília/DF, 1997.

_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 (LDB nº 9394/96). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf. Acesso em: 12/ set./ 2015.

CUNHA, A. M. de O. e KRASILCHIK, M. A Formação Continuada de Professores de Ciências: percepções a partir de uma experiência. In: XXIII Reunião Anual da ANPED. Caxambú, 2000.

DALBEN, Ângela I. L. de Freitas. Avaliação escolar. Presença Pedagógica: Belo Horizonte, v. 11, n. 64, jul./ago. 2005.

DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.

ESTEBAN, M. T. (org.) Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP & A, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000.

GADOTTI, Moacir. A questão da Educação Formal/Não-Formal. Disponível em <http://www.paulofreire.org/Moacir_Gadotti/Artigos/Portugues/Educacao_Popular_e_EJA/ Educacao_formal_nao_formal_2005.pdf>. Acesso em 13/set./2015.

GANZELI, P. (org.). Reinventando a escola pública por nós mesmos. Campinas, SP: Editora Alínea, 2011.

GAGNÉ, R. Como se realiza a aprendizagem. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1971.

GOHN, M. G. M. Educação não-formal e cultura política: impactos sobre o associativismo do terceiro setor. São Paulo: Cortez, 1999.

HAYDT, Regina Célia Cazaux. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. 3. ed. São Paulo: Ática, 1992.

HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2008.

LIBÂNEO José Carlos. Didática. 13 ed. São Paulo: Cortez, 1994.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994.

________, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1995.

________, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. 13º ed. São Paulo: Cortez, 2002.

NÉRICI, I. G. Introdução à didática geral. 16. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

PETRUCCI, Valéria Bezzera Cavalcanti; BATISTON, Renato Reis. Estratégias de ensino e avaliação de aprendizagem em contabilidade. In: PELEIAS, Ivam Ricardo. (Org.) Didática do ensino da contabilidade. São Paulo: Saraiva, 2006.

SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que avaliar? Como avaliar?: critérios e instrumentos. Petrópolis: Vozes, 1995.

SACRISTÁN, J. G.; GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. Trad. Ernani F. da Fonseca Rosa. 4. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1998.

SCHMITZ, E. Fundamentos da Didática. 7ª ed. São Leopoldo: UNISINOS, 1993.

SCHNETZLER, R. P. Como associar ensino com pesquisa na formação inicial e continuada de professores de Ciências? Atas do II Encontro Regional de Ensino de Ciências. Piracicaba: UNIMEP, 18-20 out, 1996.

Publicado
2016-06-21
Seção
Artigos