POLÍTICAS PÚBLICAS E SUAS IMPLEMENTAÇÕES SOB A PERSPECTIVA DE MORIN E MOSCOVICI
Resumo
O objetivo deste ensaio teórico é refletir sobre a relação do processo de implementação de políticas públicas com os estudos sobre a epistemologia da complexidade de Morin (1990) e representações sociais, na perspectiva de Moscovici (1978; 2007). Parte-se de algumas inquietações durante este processo que permitem inferir que a gestão de políticas públicas entre a formulação e a implementação é complexa. Surge, portanto, a necessidade de identificar as significações que são produzidas pelos sujeitos ao surgimento de propostas, marcos legais e documentos orientadores, para que se compreenda que estes inscrevem suas representações em cada etapa do processo. As contribuições teóricas sobre representações sociais de Moscovici (1978; 2007) amparam as reflexões apresentadas na constituição das representações sobre a gestão de políticas públicas. Os estudos sobre o imaginário social de Cornelius Castoriadis (1982) e o conceito de subjetividade social desenvolvido por González Rey (2003) possibilitam que se pense a sociedade como um fenômeno subjetivo, fugindo de concepções objetivistas e racionalistas, além de fornecerem elementos para se pensar a constituição do sujeito e da sociedade, em sua complexidade.
Referências
FRESSARD, O. (2006). El imaginário social o la potencia de inventar de los pueblos. Revista Transversales, 2. Recuperado em 17 de setembro de 2006 em http://www.fundanin.org/fressard.htm. In: MOTTA, Maria Alice Alves da; URT, Sônia da Cunha. Pensando o sujeito: um diálogo entre Castoriadis e González Rey. Psicol. estud., Maringá, v. 14, n. 4, Dec. 2009. Available from
GONZÁLEZ REY, F. L. (2003) Sujeito e subjetividade: uma aproximação histórico-cultural (Raquel Souza Lobo Guzzo, trad.). São Paulo: Pioneira Thompson Learning. In: MOTTA, Maria Alice Alves da; URT, Sônia da Cunha. Pensando o sujeito: um diálogo entre Castoriadis e González Rey. Psicol. estud., Maringá, v. 14, n. 4, Dec. 2009. Available from
IMBERT, Francis. Para uma práxis pedagógica. Brasília: Plano Editora, 2003.
JOVCHELOVICH, S.; GUARESCHI, P. A. (orgs.). Textos em representações sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1990. In: PETRAGLIA, Isabel Cristina. Edgar Morin: A educação e a complexidade do ser e do saber. Petrópolis: Vozes,1995.
MOSCOVICI, S. Representações sociais. Investigações em psicologia social. 5ª ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
MOSCOVICI, S. A Representação Social da Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1978.
SÁ, C. P. Núcleo Central das Representações Sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
SILVA, L. H. (org). Representações sociais e práticas educativas das Escolas Família Agrícola de Minas Gerais. Relatório final de pesquisa FAPEMIG: NºSHA 9/98, 2002. In: FERNANDES, C.C.P. Representações sociais dos gestores da secretaria nacional de habitação sobre a política habitacional. (sem data). Publicação online. Disponível em:
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).