EDITORIAL

  • Mônica Abrantes Galindo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP https://orcid.org/0000-0002-3649-5098
  • Renan Antônio da Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Resumo

A Organização Mundial da Saúde defi ne, de maneira sintéti ca, saúde como um estado de completo bem-estar fí sico, mental e social, não consisti ndo somente da ausência de uma doença ou enfermidade. Ainda que críti cas possam ser tecidas sobre essa defi nição, além da grande complexidade da consecução desse ideal, a ideia que ter saúde é mais do que não ter doenças é certamente percebido não só nos meios onde os estudos e as políti cas a respeito da saúde se dão, mas também no senso comum. O desejo de saúde é mais do que o desejo pela ausência de
doenças.

Biografia do Autor

Mônica Abrantes Galindo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

É licenciada em Física, Mestre em Ensino de Ciências e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), atuando principalmente na área de formação de professores, ensino de Ciências / Física e questões de gênero ligadas às relações das mulheres com as carreiras nas ciências exatas. Foi professora da Rede Pública Estadual de São Paulo e coordenadora pedagógica da Rede Municipal de São Paulo. Atualmente é Professora Assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - São José do Rio Preto e colaboradora do Programa de Pós Graduação Strictu Sensu de Biociências (UNESP - São José do Rio Preto). Membra do NUPE - Núcleo Negro de Pesquisa e Extensão da UNESP, presidenta do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de São José do Rio Preto e coordenadora do Comitê de Ética em pesquisa com seres humanos da UNESP em São José do Rio Preto.

Renan Antônio da Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Pós - Doutor pelo Programa de Pós - Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2019). Bolsista de Pós - Doutorado (PNPD) da CAPES pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPG-PP) da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), onde é credenciado como Docente Permanente (orientador de mestrado). Doutor em Educação Escolar (2018) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/ Araraquara). Realizou o Estágio Doutoral (Doutorado Sanduíche) com bolsa CAPES/PDSE, junto ao Centro em Investigação Social (CIS) pelo Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE - Portugal (2015-2016), sob processo de número 99999.006746/2015-02. Mestre em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas (2014). Licenciado em Ciências Sociais (2011). Pesquisador do Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas da UMC (NCSA-UMC) e do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Políticas Públicas, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Avaliador da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Referências

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Publicado
2019-07-05