ENTRE A ESCOLA REAL E A DESEJADA: A DISCIPLINARIZAÇÃO DOS CORPOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavras-chave: Crianças. Regimes de Verdade. Disciplinarização. Educação Infantil.

Resumo

Este artigo busca problematizar os regimes de verdade e as práticas de disciplinarização existentes nos ambientes escolares, sobretudo nas escolas de Educação Infantil. O trabalho foca nas experiências da autora enquanto professora e nas observações do cotidiano escolar. A análise está ancorada nas concepções foucaultianas, bem como em outros autores que corroboram com o pensamento de Foucault, como: Veiga-Neto, Deleuze, Gore, Larrosa, na convergência dos estudos discursivos, com Pêcheux e Orlandi. A partir da análise, foi possível constatar a veiculação de práticas discursivas estereotipadas, bem como a existência de diferentes modos de subjetivação que buscam a disciplinarização durante as ações cotidianas. O presente trabalho aponta para a necessidade de mudanças, tendo início pela reflexibilidade sobre os processos discursivos e não discursivos dos educadores envolvidos com a educação de crianças pequenas.

Biografia do Autor

Tatiane Priscilla Caires, Universidade São Francisco

Doutoranda em Educação pela Universidade São Francisco. 

Márcia Aparecida Amador Máscia

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade São Francisco. 

Referências

DELEUZE, Gilles (1925 – 1995). Conversações. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 2013.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: a vontade de saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.
––––––. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1989.
––––––. Verdade e subjetividade (Howison Lectures). Revista de comunicação e linguagem nº 19. Lisboa: Edições Cosmos, 1993, p. 203-223.
––––––. Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense, 2000.
GORE, Jennifer M. Foucault e Educação: Fascinantes Desafios. In: SILVA, Tomas Tadeu da. O sujeito da educação: Estudos Foucautianos. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.
LARROSA, Jorge. Tecnologias do Eu e Educação. In: SILVA, Tomas Tadeu da. O sujeito da educação: Estudos Foucautianos. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.
ORLANDI, E. P Análise de Discurso- Princípios e Procedimentos. Campinas: Pontes, 2007.
VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
Publicado
2021-04-14