A PRÁTICA CULTURAL DO RAP DA PERIFERIA: ANÁLISE DOS SIGNOS IDEOLÓGICOS DO DISCURSO DE JOVENS MCS

  • Tatiane Rodrigues da Silva Universidade Estadual do Ceará
  • Claudiana Nogueira de Alencar Universidade Estadual do Ceará
Palavras-chave: Letramentos de reexistência. Signos ideológicos. Jogos de linguagem. Jovens MCs. Periferia.

Resumo

Estudamos os letramentos de reexistência e as práticas culturais realizadas pelo Coletivo Cultural Enquadro Rap do bairro da Serrinha. Como forma de intervenção, pesquisador e pesquisado, visamos entender como o domínio do uso social da linguagem se relaciona com as lutas sociais no bairro e de que maneira, os representantes desse coletivo ao utilizarem a linguagem como forma de ação, contribui para a transformação das relações sociais de opressão. Pesquisamos ancorados nos estudos dos Letramentos Sociais (STREET, 2014), a partir dos Letramentos de Reexistência (SOUZA, 2011) integrados à Pragmática Cultural e sua perspectiva de linguagem como forma de vida nos diversos jogos de linguagem (WITTGENSTEIN, 1999), propondo uma pesquisa intervenção (ALENCAR, 2015) que reflita a responsabilidade do linguista e relevância de pesquisar as ideologias que constroem os enunciados dos jovens negros e moradores da periferia de Fortaleza. Aliamos a proposta de uma pesquisa cartográfica (PASSOS, 2009), que os resultados vão se mapeando.

 

 

Biografia do Autor

Tatiane Rodrigues da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Letras Português Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Pós-graduação em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes (Unicam) e Mestrado em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi bolsista CAPES do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência nos anos de 2014 e 2015. Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Fortaleza, revisora voluntária do Projeto Letras Solidárias da Universidade Federal do Ceará (UFC) e membro do grupo de Pesquisa PragmaCult - Pragmática Cultural, Linguagem e Interdisciplinaridade (UECE).

Claudiana Nogueira de Alencar, Universidade Estadual do Ceará

Possui mestrado e doutorado em Linguística pela Unicamp (2000 e 2005) e pós- doutorado em Semântica/Pragmática também pela Unicamp (2010). Atuou como pesquisadora visitante na Universidade de Birmingham -UK (2002-2003) e como pesquisadora colaboradora do Instituto de Estudos da Linguagem-IEL-Unicamp (2009-2010). Sob a perspectiva pragmática, suas pesquisas partem dos conceitos de atos de fala, gramática cultural e jogos de linguagem para discutir a configuração de uma Pragmática Cultural que dialogue com os estudos sobre cultura, arte, juventude, violência, movimentos sociais e descolonialidades.  Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE, vinculada à linha de pesquisa: Estudos Críticos da Linguagem. Também atua como professora e pesquisadora do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da UECE, orientando trabalhos na linha de pesquisa: Trabalho, Educação e Movimentos Sociais. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE (2010-2013), tendo coordenado o projeto e a implantação do Doutorado em Linguística Aplicada. Foi coordenadora do GT; Práticas Indenitárias em Linguística Aplicada da ANPOLL (2012- 2014) e Pró-Reitora de Extensão da Universidade Estadual do Ceará (2014-2016).

 

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Publicado
2019-10-10
Seção
Artigos