“COMO FISGAR SEU LEITOR LOGO DE CARA” ANÁLISE DE DICAS DE ESCRITA PARA IMPACTAR O PÚBLICO NOS PRIMEIROS CONTATOS COM O TEXTO
Resumo
Este trabalho tem a pretensão de refletir sobre o conteúdo de dicas de escrita veiculadas em páginas de sítios eletrônicos. Em específico, pretende analisar dicas que orientam jovens escritores a respeito de como impactar ou conquistar os leitores já no início do texto. Para tanto, a discussão pauta-se nos estudos da Linguística do Texto, sobretudo acerca da atividade de produção textual, no sentido de fundamentarmos as considerações aqui realizadas sobre as dicas de escrita. As análises apontam que são dicas que apresentam um caráter generalizante e que estão essencialmente preocupadas em agradar o leitor, não levando em conta outros aspectos fundamentais na escrita de um texto.
Referências
ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M. Uma noite aos arrepios: reflexões em torno da história das sensibilidades. In: PRIORI, C. SILVA, C. G. VÁSQUEZ, G. G. H. (OrgS.). Perspectivas Transculturais e Transnacionais de Gênero. Porto Alegre: Editora Fi, 2018, p. 49-74.
ALENCAR, J. Iracema. São Paulo: Moderna, 1987.
CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Edição de Luce Giard. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
CHOMSKY, N. Lingüística Cartesiana: um capítulo da história do pensamento racionalista. Tradução de Francisco M. Guimarães. Petrópolis: Vozes, 1972.
FERREIRO, E. TEBEROSKY, A. Psicogênese da Língua Escrita. Trad. Diana Myrian Lichtenstein et all. Ed. Artmed, Porto Alegre, 1999. Reimpressão 2008.
FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: O que é um autor? Lisboa: Passagens. 1992.
GERALDI, J. W. Portos de Passagem – texto e linguagem. 4. ed. SP: Martins Fontes, 1997.
HAVELOCK, E. A revolução da escrita na Grécia e suas consequências culturais. São Paulo: Editora da UNESP/Paz e Terra, 1996.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2012.
LISPECTOR, C. A via crucis do corpo. Rio de Janeiro: Rocco, 1998a.
______. Água viva. Rio de Janeiro: Rocco, 1998b.
_______. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MONTEIRO, P. Lições de escrita. 2014. Disponível em: https://meiramonteiro.com/ licoes-de-escrita/. Acessado em: 01 de fevereiro de 2019.
ROSA, J. G. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
TEBEROSKY, A. COLOMER T. Aprender a Ler e a Escrever : uma proposta construtivista. Porto Alegre Artmed. 2002.
VASQUEZ, P. De escrita e vida: Crônicas para jovens. Rio de Janeiro: Rocco, 2010.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).