DA TECHNĒ À POIÉSIS: OS DES[A]TINOS DE UM MONUMENTO

Palavras-chave: Arte de rua. Revitalização urbana. Função do monumento.

Resumo

Este artigo se propõe compreender a instalação e a acolhida do monumento Novo Centro, em Ipatinga/MG, após a revitalização da área denominada “Antigo Centro”. A conferência de Heidegger, proferida em 1953, intitulada Die Frage nach der Technik será tomada como instrumental teórico para a compreensão do destino desse monumento. No aspecto metodológico, utilizaremos a Pentade que integra o Dramatismo de Kenneth Burke. Observaremos tanto a experiência artística quanto a poética, tangenciando duas dimensões desse monumento: a de resolver um problema num nível técnico e a de criar outro em nível poético.

Biografia do Autor

Patrícia Falco Genovez, Universidade Vale do Rio Doce

Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2003) e pós-doutorado em Teoria e Metodologia da História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Atualmente é professor titular da Universidade Vale do Rio Doce.

José Luiz Cazarotto, Royal Anthropological Institute

Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1997). Membro da Royal Anthropological Institute. Membro da Anthropos Internacional. Membro da Academia Valadarense de Letras.

Adilson Mariano de Jesus Santos, Conselho Municipal de Cultura de Ipatinga

Mestre em Gestão Integrada do Território. Doutorando em Ciências Empresariais (UCES-AR). Coordena o curso de Ciências Contábeis, na Faculdade Pitágoras de Ipatinga. Atua como Conselheiro Municipal de Cultura em Ipatinga.

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Publicado
2020-03-09
Seção
Artigos