POLÍTICA PÚBLICA GOVERNAMENTAL: UM ESTUDO ACERCA DO PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS – PROUNI DE 2005 A 2018
Resumo
O Programa Universidade para Todos – ProUni é uma política pública educacional desenvolvida pelo Estado com o envolvimento de compromissos e ações que possibilitam o desenvolvimento cultural e social de um povo. O artigo apresenta uma pesquisa qualitativa e tem como objetivo realizar um estudo bibliográfico e documental sobre o ProUni enquanto política pública para expansão do ensino superior. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa. Diante dos resultados encontrados, o ProUni, sem sombra de dúvidas é de fundamental importância para a expansão do ensino superior no Brasil, não somente democratizando o acesso à egressos da rede pública, como também garantindo um bom negócio as instituições privadas em termos de renúncia fiscal.
Referências
ARRETCHE, Marta. Dossiê agenda de pesquisas em políticas públicas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 18, n. 51, p. 7-10, fev. 2003. Disponível em:
BASTOS, Manoel de Jesus. Políticas Públicas na Educação Brasileira. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, [s. I.], v. 1. p. 253-263, jul. 2017. Disponível em:
BRASIL. Ministério da Educação. Programa Universidade para Todos. 2018. Disponível em:
BRASIL. Lei Federal nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Institui o Programa Universidade para Todos - PROUNI; altera a Lei no 10.891, de 9 de julho de 2004, e dá outras providências. 2005. Disponível em:
BRASIL. Secretaria Nacional da Juventude. Guia de políticas públicas de juventude. Brasília: Secretaria - Geral da Presidência da República, 2005.
CARVALHO, Cristina Helena Almeida de. Política para o ensino superior no Brasil (1995-2008). Ruptura e continuidade nas relações entre público e privado. In: SILVA, J. R. S. Jr.; OLIVEIRA, J. F.; MANCEBO, D. (Org.). Reforma universitária: dimensões e perspectivas. Campinas: Alínea, 2006. p. 125-139.
CATANI, Afrânio Mendes; HEY, Ana Paula; GILIOLI, Renato de Sousa Porto. Análise PROUNI: democratização do acesso às instituições de ensino superior? Educar em Revista, Curitiba, n. 28, p. 125-140, jul.-dez. 2006. Disponível em:
HAAS, Celia Maria; PARDO, Rosangela da Silva. Programa Universidade para Todos (PROUNI): efeitos financeiros em uma instituição de educação superior privada. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), Sorocaba, v. 22, n. 3, p. 718-740, dez. 2017. Disponível em:
HOCHMAN, Gilberto; ARRETCHE, Marta; MARQUES, Eduardo (Org.). Políticas Públicas no Brasil. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2007. 398 p. ISBN 978-85-7541-350-0. Avaliable from SciELO.
LIMA, Marcelo; PACHECO, Zilka Sulamita Teixeira de Aguilar. As Políticas Públicas e o Direito à Educação: programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego versus plano nacional de educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 38, n. 139, p. 489-504, abr.-jun. 2017. Disponível em:
MEAD, Lawrence. Public Policy: Vision, Potential, Limits. Policy Currents (newsletter Of The Public Policy Section, Apsa). [s. I.], p. 1-4. fev. 1995.
MUGNOL, Márcio; GISI, Maria Lourdes. AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: os resultados do ProUni. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9., 2012, Caxias do Sul. Anais... . Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2012. Disponível em:
OLIVEIRA, Adão Francisco de; PIZZIO, Alex; FRANÇA, George. POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: conceito e contextualização numa perspectiva didática, Editora da PUC Goiás, 2010, p. 93-99.
OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação infantil: fundamentos e métodos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
PEREIRA, Thiago Ingrassia; SILVA, Luís Fernando Santos Corrêa da. As Políticas Públicas do Ensino Superior no Governo Lula: Expansão ou Democratização? Revista Debates, Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 10-31, jul.-dez. 2010. Disponível em:
PEREIRA FILHO, Ednaldo da Silva. Perfil de Jovens Universitários Bolsistas do Prouni: um estudo de caso na Unisinos. 2011. 133 f. Tese (Doutorado em Ciência Sociais)-Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2011.
SEGENREICH, Stella Cecília Duarte. ProUni e UAB como estratégias de EAD na expansão do Ensino Superior. Pro-posições, Campinas, v. 20, n. 2, p. 205-222, mai.-ago. 2009. Disponível em:
SILVA, Allan Gustavo Freire da et al. A relação entre Estado e políticas públicas: uma análise teórica sobre o caso brasileiro. Revista Debates, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 25-42, abr. 2017. Disponível em:
SOUZA. Celina. Política públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, n. 16, jul.-dez. 2006. Disponível em:
TERRA, Márcia de Lima Elias (Org.). Políticas públicas e educação. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016.
TREVISAN, Andrei Pittol; VAN BELLEN, Hans Michael. Avaliação de políticas públicas: uma revisão teórica de um campo em construção. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 42, n. 3, p. 529-550, mai.-jun. 2008. Disponível em:
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).