O PAPEL DO TERCEIRO SETOR NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL NO BRASIL

  • Philipe Lira de Carvalho Universidade Federal do Tocantins
  • Francisco Gilson Rebouças Porto Junior UFT

Resumo

O objeto desse estudo é focalizar a importância do surgimento do Terceiro Setor para o desenvolvimento Social do Brasil. Sabe-se que, em virtude da globalização, as desigualdades sociais aumentaram. À medida que o Terceiro Setor surgia, a sociedade se tornava mais participativa, por meio de movimentos sociais em busca de melhorias. Este setor não surgiu para tomar as responsabilidades do Estado, mas para fortalecer por meio de parcerias com este as benfeitorias na vida dos brasileiros. Tem-se como objetivo compreender o processo de formação do Terceiro Setor no Brasil e o seu papel. Ficou demonstrado que o terceiro setor, cada vez ganha mais força na conjuntura nacional e vem se efetivando como agenciador de políticas públicas sociais, sem visar quaisquer tipos de lucros. Entretanto o processo para o reconhecimento dessas organizações ainda é bastante burocrático.

Biografia do Autor

Philipe Lira de Carvalho, Universidade Federal do Tocantins
Bacharel no curso de Direito pela Universidade Federal do Tocantins – UFT (2003 – 2008); Bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar Tiradentes – APMT (2005 – 2008); Especialista em Gestão Pública pela Faculdade Educacional da Lapa – FAEL (2012-2013); Especialista em Docência do Ensino Superior – IGA (2013-2014); Mestrando em Gestão de Políticas Públicas – UFT (2014). E-mail: lirapm@bol.com.br.
Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, UFT

Pós-Doutorando em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-FAC-UnB). Doutor em Comunicação e Culturas Contemporâneas (FACOM-UFBA). Mestre em Educação (PPGE-UnB).  Graduado em Comunicação Social/Jornalismo (CEULP-ULBRA) e Pedagogia (FE-UnB) e Professor dos Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Comunicação e Sociedade (PPGCOM-UFT). Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). Email: gilsonportouft@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8025807807825011 .

Publicado
2016-06-21
Seção
Artigos