UM OLHAR CRÍTICO SOBRE A QUALIDADE DO ACESSO À INTERNET, DA INTERATIVIDADE E A QUALIDADE DA APRENDIZAGEM

  • Silvanis dos Reis Borges Pereira Unitins
  • George França dos Santos Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: Internet. Interatividade. Aprendizagem.

Resumo

Buscou-se fazer um levantamento sobre o acesso de qualidade à internet pelos acadêmicos do curso de Pedagogia em polos do norte do Estado do Tocantins, sobre onde os acadêmicos acessam o AVA, a qualidade da internet, o que acessam e a frequência de acesso ao ambiente virtual de aprendizagem da universidade e à rede para complementar os conteúdos das disciplinas do curso.  Este trabalho objetivou detectar se os acadêmicos têm a sua disposição internet de qualidade e se usam a rede frequentemente para buscar mais informações além das que se encontram disponibilizadas no AVA da Universidade e se participam ativamente dos ambientes de interação. Os resultados desvelaram que a interatividade ocorre com frequência para menos da metade dos pesquisados, para outros não coma demanda esperada, e para alguns dos acadêmicos não acontece, não há participação deles nos ambientes interativos do curso e  nem buscam informações em outros espaços.

 

Biografia do Autor

Silvanis dos Reis Borges Pereira, Unitins

Professora especialista na Universidade Estadual do Tocantins – Unitins. Mestranda em Educação, Universidade Federal do Tocantins. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras-FAFI Sete Lagoas, Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras-FAFI Sete Lagoas e Educação Religiosa Pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-PUC Minas.

George França dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Professor da Universidade Federal do Tocantins - UFT no curso de letras: Libras e no programa de Pós-Graduação Modelagem Computacional de Sistemas-PPGMCS. Doutor em Educação: pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina–UFSC. Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas: Mídia e Conhecimento pela mesma Universidade. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de tecnologias educacionais, educação a distância e filosofia da educação. Foi Pró-reitor de graduação da Universidade Estadual do Tocantins UNITINS, Pró-reitor de extensão e cultura da Universidade Federal do Tocantins-UFT e foi diretor do câmpus de Porto Nacional na UFT. 

Referências

BAYMA, F. Educação a distância e Educação Corporativa. In: Educação corporativa desenvolvendo e gerenciando competências, org. Fátima Bayma, P. 24 ed. Pearson-Prentince hall SP 2005.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede; Tradução Roneide Venâncio Majer; atualizado para 6ª edição: Jussara Simões. – (A era da informação: economia, sociedade e cultura; v. 1). São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CEBRIÁN, J. La rede. 3. ed. 1998. Disponível em: https://books.google.com.br/books?isbn=8532306721. Acesso em: 20 nov.2016.

CABRAL, Mayara Kaynne Fragoso, DOS SANTOS, George França e NAKASHIMA, Rosária Helena Ruiz, Revista e-Curriculum, São Paulo, v.14, n.03, p. 970 – 997 jul./set.2016 e-ISSN: 1809-3876 Programa de Pós-graduação Educação: Currículo – PUC/SP Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum. Acesso em: 22 de nov. 2016.

FRANÇA, George. Os ambientes de aprendizagem na época da hipermídia ....e da ....educação a distância. Revista: Perspect. ciênc. inf. vol.14 nº. 1 Belo ....Horizonte jan./abr. 2009.

LÈVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: Edi 34, 1999.

MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a Distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 8 ed. Campinas, SP: Papirus, 2000.

NISKIER, Arnaldo. Educação a distância. A tecnologia da Esperança. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2000.

PALLOFF, Rena M., PRATT, Keith. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PETERS, O. Didática do ensino a distância: experiências e estágio da discussão numa visão internacional. I. Kayser (Trad.). São Leopoldo: Unisinos, 2001.

PLACCO, V. M. N. de S. Correntes psicológicas subjacentes à didática do ensino: em foco o professor do ensino superior. In: CASTANHO, S. CASTANHO, M. E. org. Temas e textos de metodologia do ensino superior. Campinas: Papirus, 2001.

Peters, O. Didática do ensino a distância: experiências e estágio da discussão numa visão internacional. I. Kayser (Trad.). São Leopoldo: Unisinos, 2001.

TURRIONI, A. M. S; BENFATTI, E. F. S. S; STANO, R.C.M.T. Parâmetros para avaliação de cursos na modalidade EaD, Minicurso apresentado no II Colóquio Regional EaD – 20 a 22 de outubro de 2010 na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Publicado
2019-07-18