O QUE ESTAMOS FAZENDO COM A EDUCAÇÃO? A NARRATIVA NO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT

Palavras-chave: Educação. Narrativa. Hannah Arendt.

Resumo

O presente ensaio discute a educação na perspectiva da pensadora Hannah Arendt, a introdução de crianças e dos jovens na história de um mundo compartilhado entre as gerações. No ensaio “A crise na educação”, publicado por Arendt em 1958, busca-se compreender como a crise no mundo moderno incide na educação; a responsabilidade dos educadores em cuidar do legado do mundo comum; a importância na educação de narrar as experiências, por meio de estórias aos mais novos. Entende-se que a narrativa perpassa a dimensão do tempo, entrelaça experiências e afetos entre as gerações, como uma potencialidade para um modo de pensar a educação. Mediante isso, o pensamento de Arendt se faz urgente para refletir uma educação que tenha como princípio o comprometimento e responsabilidade dos educadores com o mundo que compartilhamos, um legado às novas gerações.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Gomes Nascimento, UFBA

Mestre em Educação, Universidade Federal da Bahia.

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Publicado
2020-03-09
Seção
Artigos