O BLOG NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: RELATO DE UMA PESQUISA-AÇÃO EM TURMA DE ENSINO SUPERIOR
Resumo
Os blogs, que antes eram simples diários virtuais, passaram a ser utilizados para múltiplos objetivos, tendo o blog educativo crescido significativamente no uso por professores e estudantes, para fins pedagógicos. Este trabalho tem por objetivo analisar o potencial do blog educativo para o favorecimento da aprendizagem de estudantes de um curso de graduação por meio da realização de uma pesquisa-ação. Tendo como principais pressupostos teóricos Xavier, Marcuschi, Primo, entre outros, abordamos acerca do blog e seu papel no processo de aprendizagem. Como principais resultados, constatamos que os alunos, após a experiência com seus blogs, apropriavam-se com maior profundidade dos conteúdos curriculares, além de terem sido estimulados a um comportamento de aprendizagem autônoma, na medida em que puderam escrever em suas páginas sobre temas de seu interesse, vinculados ao conteúdo curricular.
Referências
BANKS, A. M. Blogging Heroes: Entrevistas com 30 dos principais blogueiros do Mundo. São Paulo: Universo dos Livros Editora Ltda, 2009.
CIPRIANI, F. Blog Corporativo. São Paulo: Novatec, 2006.
JOHNSON, D. M. Approaches to Research in Second Language Learning. New York & London: Longman. 1992.
KOCH, I. G. V. Desvendando os Segredos do Texto. São Paulo: Cortez, 2009.
KOMESU, F. Entre o público e o privado: um jogo enunciativo na constituição do escrevente de blogs da Internet. Tese de Doutorado em Linguística – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
KOMESU, F.; TENANI, L. O Internetês na Escola. São Paulo: Cortez, 2015.
LÉVY, Pierre. O que é o Virtual. São Paulo: Ed. 34, 1996.
MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. Hipertexto e Gêneros Digitais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.
MILLER, C. R. Gêneros Textual, agência e tecnologia. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
MORAN, J. M., MASETTO, M. & BEHRENS, M. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 16ª Ed. Campinas: Papirus, 2009. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/moran/uber.htm#experiências>. Acesso em: 13 fev. 2016.
PRIMO, A. Blogs e seus gêneros: Avaliação estatística dos 50 blogs mais populares em língua portuguesa. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom 2008, Natal. Anais..., 2008.
RECUERO, R. da C. Comunidades Virtuais no IRC: o caso do #Pelotas. Um estudo sobre a Comunicação Mediada por Computador e as Comunidades Virtuais. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002.
ROSA, H.; ISLAS, O. Contribuições dos blogs e avanços tecnológicos na melhoria da educação. In: AMARAL, A., RECUERO, R., MONTARDO, S. (Org.). Blogs.Com: estudos sobre blogs e comunicação. São Paulo: Momento Editorial, 2009.
SILVA, L. S. da. O Blog e Autonomia no Ensino/Aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de pós-graduação em Linguística Aplicada, Faculdade de Letras, Universidade Federal da Bahia, 2009. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/10816/1/Dissertacao%20Ludimilia%20da%20 Silva.pdf>. Acesso em: 20 set. 2014.
SOARES, M. Novas Práticas de Leitura e Escrita: Letramento na Cibercultura. Rev. Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2009.
SOARES, E. M. do S.; ALMEIDA, C. Z. Interface gráfica e mediação pedagógica em ambientes virtuais: algumas considerações. Disponível em: <http://ccet.ucs.br/pos/especializa/ceie/ambiente/disciplinas/pge0946/material/biblioteca/sacramento_zamboni_conahpa_2005.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2016.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
XAVIER, A. C. dos S. Hipertexto na sociedade da informação: a constituição do modo de enunciação digital. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem. Campinas, SP: (s.n.), 2002.
XAVIER, A. C. dos S. Letramento Digital e Ensino. 2005. Disponível em: <http://www.ufpe.br/nehte/artigos/Letramento%20digital%20e%20ensino.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2013.
XAVIER, A. C. dos S. As Tecnologias e a aprendizagem (re)construcionista no Século XXI. Revista Hipertextus, Volume 1, 2007. Disponível em: <http://hipertextus.net/volume1/artigo-xavier.pdf>. Acesso em: 25 fev. 2016.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).