O BLOG NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: RELATO DE UMA PESQUISA-AÇÃO EM TURMA DE ENSINO SUPERIOR

  • Leatrice Ferraz Macario Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Marcia Helena de Melo Pereira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Palavras-chave: Blogs. Aprendizagem. TICs.

Resumo

Os blogs, que antes eram simples diários virtuais, passaram a ser utilizados para múltiplos objetivos, tendo o blog educativo crescido significativamente no uso por professores e estudantes, para fins pedagógicos. Este trabalho tem por objetivo analisar o potencial do blog educativo para o favorecimento da aprendizagem de estudantes de um curso de graduação por meio da realização de uma pesquisa-ação. Tendo como principais pressupostos teóricos Xavier, Marcuschi, Primo, entre outros, abordamos acerca do blog e seu papel no processo de aprendizagem.  Como principais resultados, constatamos que os alunos, após a experiência com seus blogs, apropriavam-se com maior profundidade dos conteúdos curriculares, além de terem sido estimulados a um comportamento de aprendizagem autônoma, na medida em que puderam escrever em suas páginas sobre temas de seu interesse, vinculados ao conteúdo curricular.

Biografia do Autor

Leatrice Ferraz Macario, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutoranda em Memória, Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, mestre em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Marcia Helena de Melo Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, professor adjunta do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Referências

BANKS, A. M. Blogging Heroes: Entrevistas com 30 dos principais blogueiros do Mundo. São Paulo: Universo dos Livros Editora Ltda, 2009.

CIPRIANI, F. Blog Corporativo. São Paulo: Novatec, 2006.

JOHNSON, D. M. Approaches to Research in Second Language Learning. New York & London: Longman. 1992.

KOCH, I. G. V. Desvendando os Segredos do Texto. São Paulo: Cortez, 2009.

KOMESU, F. Entre o público e o privado: um jogo enunciativo na constituição do escrevente de blogs da Internet. Tese de Doutorado em Linguística – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

KOMESU, F.; TENANI, L. O Internetês na Escola. São Paulo: Cortez, 2015.

LÉVY, Pierre. O que é o Virtual. São Paulo: Ed. 34, 1996.

MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. Hipertexto e Gêneros Digitais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.

MILLER, C. R. Gêneros Textual, agência e tecnologia. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

MORAN, J. M., MASETTO, M. & BEHRENS, M. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 16ª Ed. Campinas: Papirus, 2009. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/moran/uber.htm#experiências>. Acesso em: 13 fev. 2016.

PRIMO, A. Blogs e seus gêneros: Avaliação estatística dos 50 blogs mais populares em língua portuguesa. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom 2008, Natal. Anais..., 2008.

RECUERO, R. da C. Comunidades Virtuais no IRC: o caso do #Pelotas. Um estudo sobre a Comunicação Mediada por Computador e as Comunidades Virtuais. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002.

ROSA, H.; ISLAS, O. Contribuições dos blogs e avanços tecnológicos na melhoria da educação. In: AMARAL, A., RECUERO, R., MONTARDO, S. (Org.). Blogs.Com: estudos sobre blogs e comunicação. São Paulo: Momento Editorial, 2009.

SILVA, L. S. da. O Blog e Autonomia no Ensino/Aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de pós-graduação em Linguística Aplicada, Faculdade de Letras, Universidade Federal da Bahia, 2009. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/10816/1/Dissertacao%20Ludimilia%20da%20 Silva.pdf>. Acesso em: 20 set. 2014.

SOARES, M. Novas Práticas de Leitura e Escrita: Letramento na Cibercultura. Rev. Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2009.

SOARES, E. M. do S.; ALMEIDA, C. Z. Interface gráfica e mediação pedagógica em ambientes virtuais: algumas considerações. Disponível em: <http://ccet.ucs.br/pos/especializa/ceie/ambiente/disciplinas/pge0946/material/biblioteca/sacramento_zamboni_conahpa_2005.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2016.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

XAVIER, A. C. dos S. Hipertexto na sociedade da informação: a constituição do modo de enunciação digital. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem. Campinas, SP: (s.n.), 2002.

XAVIER, A. C. dos S. Letramento Digital e Ensino. 2005. Disponível em: <http://www.ufpe.br/nehte/artigos/Letramento%20digital%20e%20ensino.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2013.

XAVIER, A. C. dos S. As Tecnologias e a aprendizagem (re)construcionista no Século XXI. Revista Hipertextus, Volume 1, 2007. Disponível em: <http://hipertextus.net/volume1/artigo-xavier.pdf>. Acesso em: 25 fev. 2016.

Publicado
2020-03-09
Seção
Artigos