GESTÃO EM LOGISTICA E O USO DA TECNOLOGIA NA EMPRESA

  • Maycon da Cruz Marinho Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão – UNISULMA
  • Thiago Sousa Silva Universidade do Centro Universitário do Maranhão – UNICEUMA
  • Marcos Aurélio Cavalcante Ayres UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS
Palavras-chave: Cliente. Estratégia. Logística. Organizações. Tecnologia.

Resumo

Tem-se observado nos últimos anos que o mercado não possui fronteiras geográficas, onde as organizações se inserem em ambientes de concorrência muito acirrada e competitiva. Em meio a esse cenário de grandes desafios, a logística tem-se revelado como ferramenta estratégica na qual desenvolve-se em meio a um processo sistêmico e de continuo monitoramento, principalmente na forma de distribuição de produtos para o mercado nacional. Acredita-se que a logística pode ser adotada na empresa como parte essencial, especialmente em relação ao comércio, pois, poderá contribuir para melhorar a gestão de forma eficaz no ato de colocar seus produtos no mercado de forma competitiva. Este artigo pretende apresentar uma pesquisa bibliográfica sobre a logística e os serviços prestados aos clientes como, por exemplo, a estratégia competitiva utilizada pelas empresas. Um dos objetivos desta pesquisa é demonstrar a disputa existente entre os mercados na atualidade, com destaque para o poder que os clientes possuem. O trabalho expõe a importância da logística dentro das organizações, enfocando o conceito, sua relevância no que diz respeito ao uso da tecnologia da informação na obtenção do lucro. Além disso, pretende-se demonstrar as estratégias do marketing o que apontará os fatores influenciadores da competitividade na tentativa de fidelizar os clientes. A escolha do tema se justifica pelo fato de tratar-se de um assunto de relevante valor exigido pela globalização de mudança contínua frente ao mercado dominado pelas novas tecnologias que são utilizadas como auxilio na gestão e nas estratégias no ato da tomada de decisões, além, de contribuir para que, através da logística a empresa possa conquistar posição importante no mercado consumidor, chegando ao tão sonhado sucesso.

Biografia do Autor

Maycon da Cruz Marinho, Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão – UNISULMA

Administrador, acadêmico do curso de MBA em Gestão de Operações e Logística da Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão – UNISULMA. 

 

 

Thiago Sousa Silva, Universidade do Centro Universitário do Maranhão – UNICEUMA

Administrador, Professor da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL; Professor da Universidade do Centro Universitário do Maranhão – UNICEUMA. Mestre em Gestão de Desenvolvimento Regional. 

Publicado
2019-09-09
Seção
Artigos