THE DISCIPLINE OF COMMERCIALIZATION
Resumo
O conceito “comercialização” é definido e usado de várias maneiras e condições que podem ser consideradas com definições opostas ou pelo menos completamente diferentes. Tal variedade de definições e características da comercialização pode enganar estudiosos e administradores para perceber e explorar as descobertas dos pesquisadores. Mencionamos um padrão de identificação do conceito “comercialização” baseado em quatro dimensões: sujeito, objeto, meta e estratégia de comercialização em um estudo bibliográfico revisado. Neste estudo, revisamos a literatura sobre a comercialização, em artigos publicados nas revistas, listados na classificação Q1 e que possuem índice SJR de mais de um no site Scimago Journal & Country Rank.
Encontramos um padrão de descobrir o conceito “comercialização”, com base no qual definimos o caminho de comercialização. Além disso, enfatizamos que o caminho de comercialização é dinâmico e não estático, o que pode levar pesquisadores a estudar os fatores que afetam os caminhos de comercialização.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).