UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE APRENDIZAGEM: COLABORATIVA E MÓVEL UBÍQUA

  • Leonardo de Andrade Carneiro Universidade Federal do Tocantins
  • Gentil Veloso Barbosa, BRR Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Este texto destaca-se três artigos distintos que demonstra conceitos e considerações acerca de aprendizagem colaborativa e aprendizagem móvel ubíqua. Assuntos que se apresentam como métodos e estratégias para uma aprendizagem caracterizada com uso de ferramentas e instrumentos ou dispositivos tecnológicos. Ao longo deste trabalho foram apresentados diferentes conceitos e práticas para uma aprendizagem em tempo real e em grupos (espaço e tempo). Nestes trabalhos que teve abordagem sistêmica, destacam-se as ferramentas, que auxilia o ensino aprendizado. Salienta-se, ao longo desta revisão que um dos grandes entraves (com relação a implementação), está na objeção dos docentes, apesar dos mesmos estarem atualizados com as mudanças tecnológicas. Sendo apresentado o Blog e o Wiki, como os mais indicados para a aprendizagem colaborativa.

Palavras-chave: aprendizagem móvel ubíqua; aprendizagem colaborativa; Blog; Wiki.

Biografia do Autor

Leonardo de Andrade Carneiro, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Administração, Especialista em Gestão Pública; Especialização em Docência profissional e Tecnológica.

Gentil Veloso Barbosa, BRR, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade do Tocantins (1996), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professor Adjunto III da Fundação Universidade Federal do Tocantins e Diretor de Tecnologias Digitais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teleinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: Administração e Gerência de Redes, Educação e Tecnologias, Redes Complexas e Análise e Modelagem de Sistemas Computacionais.

Publicado
2018-12-21
Seção
Artigos