A FIGURAÇÃO DA REALIDADE MARGINAL EM “COLOMBO, POBREMA, PROBLEMAS”, DE GATO PRETO

  • Ana Paula Franco Nobile Brandileone Universidade Estadual do Norte do Paraná
Palavras-chave: Narrativa brasileira contemporânea. Literatura Marginal. “Colombo, pobrema, problemas”. Gato Preto.

Resumo

Este artigo se centra na investigação de um dos temas que mais se tem destacado na narrativa brasileira contemporânea, o da representação da realidade marginal e periférica. Trazendo para o centro da discussão os excluídos sociais, a Literatura Marginal encerra no ponto de vista interno, na origem social dos autores e na territorialidade do texto o seu fator de reconhecimento. Ao se deslocarem do papel de vítimas e da condição de subalternidade, para ocuparem um lugar de destaque na cena literária, os escritores marginais não apenas fundam um diferente local de fala, mas alicerçam seu discurso nas cores da experiência vivida, criando, deste modo, uma escritura entre a ficção e o testemunho. Com o objetivo de discutir a figuração da realidade marginal, tomar-se-á como objeto de análise o conto “Colombo, pobrema, problemas”, de Gato Preto, publicado na antologia Literatura marginal: talentos da escrita periférica, organizada por Ferréz, em 2005.

Biografia do Autor

Ana Paula Franco Nobile Brandileone, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Realizou a graduação (1995), o mestrado (2000) e o doutorado (2005) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Assis. Atua como docente na Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus de Cornélio Procópio, bem como no PROFLETRAS. Membro do grupo de pesquisa CRELIT, vinculado à UENP, campus de Cornélio Procópio, no qual desenvolve o projeto de pesquisa Processos e Construções Identitárias na Ficção Brasileira Contemporânea: Práticas de Educação Literária.

Referências

BHABHA, Hommi. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed.UFMG, 1998.

BRANDILEONE, Ana Paula Franco Nobile. A literatura brasileira contemporânea: caminhos diversos. In: BRANDILEONE, Ana Paula Franco Nobile; OLIVEIRA, Vanderléia da Silva (orgs). Desafios contemporâneos: a escrita do agora. São Paulo: AnnaBlume, 2013.

BRANDILEONE, Ana Paula F. Nobile. A representação de territórios marginais na ficção brasileira contemporânea: os casos de Ferréz e Marcelino Freire. Revista Antares, Caxias do Sul, vol.6, no.12, jul./dez. 2014, p.36-50.

CIRÍACO, Rodrigo. Movimento. In: TENNINA, Lucía et al. Polifonias marginais. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2015. Entrevista concedida a Lucía Tennina.

FERRÉZ (Org.). Terrorismo literário. In: Literatura marginal: talentos da escrita periférica. Rio de Janeiro: Agir, 2005.

FERRÉZ. Capão Pecado. São Paulo: Labortexto Editorial, 2000.

GAUDÊNCIO, Paulo. Posfácio. In: BONASSI, Fernando (org.). Letras de Liberdade. São Paulo: Madras Editora LTDA, 2000. p.57-60.

GOMES, Renato Cordeiro. Heranças, espectros, resíduos: imaginar a nação em tempos heterogêneos. In: Resende, Beatriz;Finazzi-Agró, Ettore. Possibilidades da nova escrita literária no Brasil. Rio de Janeiro: Revan, 2014.p.39-57

GUINSBURG, Jaime. Linguagem e trauma na escrita do testemunho. In: Crítica em tempos de violência. São Paulo: EDUSP, 2012.

HOLLANDA, Heloísa Buarque de. Crônica Marginal. In: RESENDE, Beatriz; FINAZZI-AGRÓ, Ettore. Possibilidades da nova escrita literária no Brasil. Rio de Janeiro: Revan, 2014.p.25-38

MENDES, Luiz Alberto. Memórias de um sobrevivente. São Paulo: Companhia da Letras, 2009.

MIRANDA, Wander Melo. Nações literárias. In: Nações literárias. São Paulo, Ateliê Editorial, 2010.p.15-24

NASCIMENTO, Érica Peçanha do. Vozes marginais na literatura. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2009.

PATROCÍNIO, Paulo Roberto Tonani do. Escritos à margem: a presença de autores de periferia na cena literária brasileira. Rio de Janeiro: 7 Letras; FAPERJ, 2013.

PRETO, Gato. Colombo, pobrema, problemas. In: FERRÉZ (org.). Literatura marginal: talentos da escrita periférica. Rio de Janeiro: Agir, 2005. p.64-69.
RESENDE, Beatriz. Apontamentos de crítica cultural. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2002.

SANTOS, Carlos Eduardo Pereira dos. Ainda existo. In: BONASSI, Fernando (org.). Letras de Liberdade. São Paulo: Madras Editora LTDA, 2000. p.51-57.

SCHOLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. 2º ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

SÜSSEKIND, Flora. Tal Brasil, qual romance? Rio de Janeiro: Achiamé, 1984.

VAZ, Sérgio. Relação com a internet/blogs. In: TENNINA, Lucía et al. Polifonias marginais. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2015. Entrevista concedida a Lucía Tennina.
Publicado
2019-05-02