INCLUSÃO DO SURDO NO ESPAÇO ESCOLAR DIFICULDADES NO ACESSO DO SURDO NA SOCIEDADE E NA ESCOLA

  • Adriana de Souza Reis Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
Palavras-chave: Inclusão. Legislação. Surdos. Educação Inclusiva.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo verificar de que forma ocorre a inclusão dos surdos na educação brasileira e se está preparada para educar, de forma inclusiva, os surdos de acordo com os direitos garantidos pela Constituição Federal de 1988. Tendo como premissa a contextualização histórica das pessoas com deficiência, com o foco no surdo e acompanhando a trajetória da educação inclusiva no Brasil e, assim, verificando como ocorreu o processo de inserção do surdo na mesma. Para alcançar tais objetivos foi realizada pesquisa bibliográfica, onde abordamos e refletimos sobre as seguintes questões: surdos e ouvintes, incluídos e excluídos, direitos e legislações, resgate da história a qual o surdo está inserido. Os resultados obtidos, durante esta pesquisa, é a realidade na qual esses sujeitos estão inseridos, com falta de condições de serem incluídos nas escolas, assim como na sociedade; pois, a mesma não possui meios de garantir que seus direitos sejam efetivados.

Biografia do Autor

Adriana de Souza Reis, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduada em Pedagogia, na Faculdade Anhanguera em 2018. Especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho, na área da Educação pela Universidade Federal do Piauí. Atua como Pedagoga no projeto Virando o Jogo com a Unitins e como Assessora na Coordenadoria de Assuntos Estudantis e Esporte, vinculado a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Atua como pedagoga no Projeto Aprender e Crescer vinculado a Associação Atlética Atenas.

Referências

ALVES, Carla Barbosa. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão: abordagem bilíngue na escolarização de pessoas com surdez. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2010.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1988.

BRASIL. Constituição (1988). Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB n° 2/2000. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf. Acesso em: 23 out. 2010.

DUARTE, Cristiane Rose de Siqueira; COHEN, R. Proposta de Metodologia de Avaliação da Acessibilidade aos Espaços de Ensino Fundamental. In: Anais NUTAU 2006: Demandas Sociais, Inovações Tecnológicas e a Cidade. São Paulo, USP: 2006.

DUARTE, Cristiane Rose de Siqueira; A pessoa com deficiência e sua relação com a história da humanidade. Maio de 2008. Disponível em: http://www.ampid.org.br/Artigos/PD_Historia.php. Acesso em: 04 out. 2010.

BRASIL, Ministério da Educação. Escolar: abordagem bilíngüe na Escolarização das Pessoas com surdez. Brasília: Ministério da Educação, SEESP; [FORTALEZA]: Universidade Federal do Ceará,2010.
Publicado
2024-10-15
Seção
Artigos