Chamada para dossiê AVALIAÇÃO ESTANDARDIZADA E DA/PARA APRENDIZAGEM NA AMERICA LATINA

2020-06-16

Os estudos sobre avaliação educacional têm aumentado no século XXI na América Latina. Pesquisas têm demonstrados que exames estandardizados têm contribuído para a construção de bancos de dados que permitem a compreensão das características dos sistemas educacionais e suas racionalidades. Não obstante, autores do campo da Educação destacam que os resultados desse tipo de avaliação têm impactado nas práticas avaliativas produzidas por docentes nos diferentes níveis educacionais. Partindo desse contexto, o presente número temático da Revista Humanidades & Inovação aborda a avaliação educacional, com enfoque nas avaliações estandardizadas e avaliações da/para aprendizagem na América Latina. Desse modo, pretendemos refletir sobre diferentes modelos de avaliação educacional em mobilidade no continente, analisando seus impactos, contribuições e desdobramentos nos sistemas educacionais, incluindo o contexto do cotidiano escolar. Com isso, objetivamos ampliar o debate para além da forma de avaliar, na medida em que se analisa as apropriações realizadas por gestores e docentes em diferentes contextos.

Prazo de submissão: 30 de janeiro de 2022.

Atenção:

1) O autor não teve nenhum texto  publicado na Revista Humanidades & Inovação nas duas últimas edições.

2) O artigo não tem mais de quatro autores.

3) O autor não tem mais de dois artigos publicados na mesma edição.

4) No ato da submissão, seguir as diretrizes para autores(as) disponíveis no link: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/about/submissions e indicar ao editor que se refere a proposta do Dossiê Avaliação estandardizada e da/para aprendizagem na América Latina

Organização:

Prof. Dr. Marciel Barcelos (UFT/Educação Física)
Prof. Dr. Wagner dos Santos (UFES/PPGE/PPGEF)
Prof. Dr. José Alfonso Jiménez Moreno (Universidad Autónoma de Baja California/México)