Chamada para dossiê Ensino, pesquisa e extensão acadêmica sobre ensino de história e relações étnico-raciais nos interiores do Brasil

2020-06-16

O início do século XXI foi marcado pela implementação de políticas afirmativas de igualdade racial no Brasil. Algumas delas, como a implementação da Lei nº 10.639, transformaram profundamente o ensino de história. Nesse período importou também a expansão do ensino superior que intensificou a interiorização das universidades públicas ao longo do território nacional. Essas novas instituições têm realizado variadas experiências formativas de ensino, pesquisa e extensão, proliferando núcleos e grupos de estudos cujas ações ampliam os nossos repertórios e debates sobre a desigualdade racial no Brasil e as possibilidades de mudanças. No entanto, essa produção encontra-se ainda bastante dispersa e pouco estudada. Esse dossiê objetiva articular especialistas que discutem o ensino de história pela perspectiva étnico-racial a fim de mapear e identificar as diferentes propostas, percursos teórico-metodológicos, artefatos culturais, relações, desafios, possibilidades de ação e resultados alcançados em contextos interioranos distintos, considerando novos cenários, sujeitos e processos na produção do conhecimento a partir da expansão universitária.

Prazo de submissão: 30 de abril de 2021.

Atenção:

1) O autor não teve nenhum texto  publicado na Revista Humanidades & Inovação nas duas últimas edições.

2) O artigo não tem mais de quatro autores.

3) O autor não tem mais de dois artigos publicados na mesma edição.

4) No ato da submissão, seguir as diretrizes para autores(as) disponíveis no link: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/about/submissions e indicar ao editor que se refere a proposta do Dossiê Ensino em Saúde: Perspectivas profissionais para a docência