https://revista.unitins.br/index.php/extensao/issue/feedRevista Extensão2025-06-05T11:14:24-03:00Kyldes Batista Vicenterev.extensao@unitins.brOpen Journal Systems<p>A Revista Extensão, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), tem o objetivo de publicar artigos, entrevistas, resenhas e relatos de experiência de <strong>Extensão Universitária</strong> nas áreas temáticas de Extensão: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; Trabalho. Na avaliação qualis 2017-2020, ela foi avaliada como B1.</p> <p> </p>https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10592EXPEDIENTE2025-06-04T12:40:14-03:00Leonardo Lamim Furtadoleonardo.lf@unitins.br<p>.</p>2025-05-16T14:06:03-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10591EDITORIAL2025-05-16T14:49:17-03:00Kyldes Batista Vicentekyldes.bv@unitins.brAlessandra Ruita Santos Czapskialessandra.rs@unitins.brAndreia Luiza Diasandreia.ld@unitins.br<p>Na edição de abril de 2025 publicamos os textos submetidos em Fluxo Contínuo na plataforma da Revista Extensão. O dossiê conta com dois volumes e com 15 manuscritos em cada volume. Os textos discorrem sobre práticas extensionistas variadas de instituições públicas e privadas de ensino superior no Brasil.</p>2025-05-16T14:09:45-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9573O PROJETO NÚCLEO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E O PLANO MUNICIPAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA DE MOSSORÓ2025-05-16T14:49:20-03:00Terezinha Cabral de Albuquerque Neta Barrosterezinhacabral@uern.brCyntia Carolina Beserra Brasileirocyntiacarolina@uern.brJose Wilton de Paiva josewilton@alu.uern.brMaria Olisa de Oliveira Santosolisakahlo@gmail.comMaria Ellen Castro Mendesmariaellen@alu.uern.brCarlos Augusto Calixto do Nascimentoaugustocalixto@alu.uern.brJoão Vitor Bezerra de Souzavitorbezerra@alu.uern.brLírio Martins de Miranda Júniorliriomartins@uern.brAmanda Lima Souzaaamandaliimasl@gmail.com<p>O projeto Núcleo de Políticas Públicas, iniciado em 2020, promove formação sobre políticas públicas para graduandos, pós-graduandos, gestores públicos e a comunidade externa, focalizando uma região estratégica do Rio Grande do Norte. Este artigo relata uma parceria com a Prefeitura Municipal de Mossoró, especificamente com a Secretaria de Assistência Social e a Coordenação da Primeira Infância. O objetivo foi coletar dados das crianças dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) para o Plano Municipal da Primeira Infância. A ação envolveu 185 crianças no parque municipal, com uma explicação interativa do Estatuto da Criança e do Adolescente, seguida pela identificação de direitos desejados e negligenciados. As áreas mais desejadas pelas crianças foram lazer e educação, enquanto saúde e lazer foram identificados como aspectos a melhorar para exercer sua cidadania. A ação facilitou um aprendizado participativo entre crianças e atores envolvidos.</p>2025-05-16T14:13:01-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8715ECONOMIA SOLIDÁRIA E SAÚDE MENTAL: POTENCIALIDADES, DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA A INCLUSÃO PELO TRABALHO2025-05-16T14:49:29-03:00Joabe Michael Batista dos Santosjoabesan94@gmail.comCaique Lima Sette Franzolosocaiquefranzoloso@gmail.comLuís Felipe Ferroluisfelipeferro@gmail.com<p>A partir da Reforma Psiquiátrica, novas formas de cuidado em Saúde Mental surgiram, buscando estruturar um modelo de cuidado comunitário e humanizado. Atualmente, a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) prevê como um dos seus objetivos específicos promover a inclusão social pelo trabalho. A Economia Solidária (ECOSOL), por sua vez, apresenta-se como um potente campo de interface para alicerçar tais práticas. Neste contexto, a Rede de Saúde Mental e Economia Solidária de Curitiba e Região Metropolitana (LIBERSOL) congrega diferentes instituições comunitárias para articular e organizar estratégias voltadas ao fortalecimento de seus EES. O trabalho em tela procura descrever diferentes problemáticas, potencialidades e diferentes ações desenvolvidas pela rede, foco dado à captação de recursos, humanos e financeiros. Enquanto método, o trabalho foi estruturado por meio da pesquisa-ação, tendo como fonte de coleta de dados o diário de campo, o qual compilou informações sobre ações desenvolvidas pela LIBERSOL. Enquanto dados, foram realizadas ações em diferentes formatos para a captação de recursos. A partir dessas experiências, pôde–se evidenciar a contribuição de redes de Economia Solidária para apoiar EES, promovendo a inclusão social de pessoas em sofrimento mental. </p> <p> </p>2025-05-16T14:16:08-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9333ESPAÇO SOCIAL E CINEMA: OLHARES SOBRE A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA2025-05-16T14:49:36-03:00Francisco Fagundes de Paiva Netofrancisco.fagundes@gmail.com<p>O programa de extensão Espaço Social, desenvolvido na UEPB, teve como uma parte constituinte um cineclube de caráter temático. Neste artigo, problematizamos questões como efetivar reflexões e debates sobre a sociedade contemporânea por meio do cinema. Os professores tiveram como objetivos alinhar a mediação da exposição com a construção do conhecimento crítico nas Humanidades pelos participantes, bem como, estimular o debate interdisciplinar sobre temáticas contemporâneas por meio de filmes e documentários. A metodologia do trabalho consistiu em exibir os filmes associando a discussão a textos acadêmicos para promoção da discussão coletiva. Entre os participantes foi um exercício auto formativo pela experiência pedagógica e entre os extensionistas a relação entre os conteúdos e as demandas do tempo presente, tanto nos estudos, como nas comunidades pertencentes.</p>2025-05-16T14:18:20-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10557A CONSCIENTIZAÇÃO SOCIAL POR MEIO DE PROJETOS DE EXTENSÃO COMUNITÁRIOS COMO FORMA DE IMPULSIONAMENTO PARA A CIRCULARIDADE DAS CIDADES2025-05-16T14:49:40-03:00George Lauro Ribeiro de Britogbrito@uft.edu.brPaulo Roberto Rodrigues de Oliveirapaulorrpmw@gmail.com<p>O presente artigo investiga como práticas de extensão universitária podem atuar como vetores da transição de cidades lineares para cidades circulares, com enfoque na abordagem <em>bottom-up</em>. Com base em uma revisão narrativa da literatura, a pesquisa analisou quinze projetos de extensão implementados no Brasil entre 2019 e 2024, buscando compreender o papel dessas iniciativas na promoção da sustentabilidade urbana e da economia circular. Verificou-se que tais práticas são capazes de articular saberes acadêmicos e populares, promovendo conscientização coletiva, mudanças culturais e engajamento comunitário. Os resultados evidenciam que a extensão universitária, quando pautada por metodologias dialógicas e territorializadas, atua como catalisadora de transformações sociais e ambientais, alinhando-se aos princípios da circularidade propostos pela plataforma ReSOLVE. Conclui-se que essas ações não apenas promovem a adoção de práticas circulares, mas também fortalecem a cultura da circularidade como condição para sua ascensão à agenda política e institucional.</p>2025-05-16T14:20:49-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9702TERAPIAS LÚDICAS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS2025-05-16T14:49:46-03:00Anna Victória Maurer Ravaglioanna.ravaglio@aluno.fpp.edu.brDanilo Pascoal Fonsecadanilo.fonseca@aluno.fpp.edu.brJulia Ernandes Cardosojulia.cardoso@aluno.fpp.edu.brLeonardo de Souza Cardosoleonardo.cardoso@professor.fpp.edu.brLeide da Conceição Sanchesleide.sanches@fpp.edu.brMaria Cecilia Da Lozzo Garbeliniceciliagarbelini@hotmail.com<p>O processo de envelhecimento humano, quando ocorre de forma natural, envolve perdas e ganhos em todas as dimensões da vida. Para muitos longevos pode haver necessidade de cuidados específicos, os quais não poderão ser dispensados pelos familiares e sim por Instituições de Longa Permanência para Idosos. Objetivou-se relatar a experiência de intervenção com idosos institucionalizados por meio de atividades lúdicas, de forma a contribuir com o resgate da autoestima, memória, comunicação e interação social. O estudo descritivo relata a realização de ações por meio da arteterapia como a contação de história, técnicas expressivas como desenho e pintura, construção de boneco sensorial e musicoterapia. A realização de tarefas educativas e de lazer, contribuíram para a promoção da autonomia e ofereceram suporte emocional aos envolvidos. Considera-se que o recurso lúdico também melhora a socialização, além de ser uma estratégia para preencher o tempo, colaborando de forma direta para uma melhor qualidade de vida.</p>2025-05-16T14:23:10-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9444GRUPO DE MULHERES NA APS NO CONTEXTO DO PET-SAÚDE2025-05-16T14:49:55-03:00Indaiana Santos Carobenseindaianacarobense@outlook.comAlessandra Moreno de Souzaalessandrasam14@gmail.comHugo Silva Duarte Portohugodporto@aluno.ufrb.eduJerusa Mota Santanajerusanutri@ufrb.edu.brMonique Santos de Almeidamonialmeida08@gmail.comPaula Hayasi Pinhopaulahpinho@gmail.com<p>Considerar o cuidado de mulheres na Atenção Básica implica em compreender as demandas biopsicossociais que atravessam as suas vidas e afetam as suas condições de saúde. Este trabalho objetiva descrever as vivências enquanto participantes do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), em rodas de conversa temáticas com mulheres de uma Unidade de Saúde da Família situada em uma cidade do recôncavo baiano. Trata-se de um relato de experiência acerca do planejamento e da condução de rodas de conversa voltadas às mulheres em idade fértil, em uma Unidade de Saúde da Família de um município no interior da Bahia. Realizou-se um total de cinco encontros. Identificou-se que a trajetória das mulheres é atravessada por padrões sociais e nutricionais que influenciam na sua condição de saúde e autoimagem. A descrição das vivências das mulheres em rodas de conversas temáticas permitiu concluir-se que são fundamentais os espaços de discussão e escuta para a promoção de saúde na Atenção Básica.</p>2025-05-16T14:25:16-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8791INTERVENÇÃO PARA MELHORIA DO ACOLHIMENTO AOS USUÁRIOS DE UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE PALMAS – TO2025-05-16T14:50:02-03:00Juliana Silva Vanderleijuliana-vanderlei@hotmail.comAlice Kelly Reis de Oliveira Camarolli areis298@gmail.comNeilton Araujo de Oliveirajuliana-vanderlei@hotmail.comDomiciana Santana Parentejuliana-vanderlei@hotmail.comDiógenes Heitor Santana da Silvajuliana-vanderlei@hotmail.comJosé Gerley Díaz Castrojuliana-vanderlei@hotmail.comRenata Andrade de Medeiros Moreirajuliana-vanderlei@hotmail.com<p>O acolhimento surge como uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), publicada no ano de 2003, sendo um princípio fundamental para a promoção de uma atenção à saúde humanizada e efetiva. O projeto de intervenção realizado teve como principal objetivo promover a organização e aprimoramento da rotina de serviço e acolhimento das equipes de saúde da Unidade de Saúde selecionada no município de Palmas, toda a intervenção foi embasada na Política de Humanização do SUS e seus princípios norteadores. Com abordagem coletiva e observação participante, envolvendo todos os integrantes da unidade de saúde, essa intervenção possibilitou diversos resultados, dentre os quais, recepção organizada e alinhada, otimização do fluxo de atendimento, redução do tempo de espera, resultando em aumento da satisfação dos usuários e maior motivação da equipe de trabalho, resultando em melhoria dos serviços e fortalecimento da Atenção Primária como a porta de entrada qualificada no SUS. A continuidade dessas ações e seu aprimoramento constante são essenciais para garantir um atendimento acolhedor, resolutivo e humanizado, promovendo a saúde e o bem-estar da população atendida.</p>2025-05-16T14:27:18-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9623TESTAGEM RÁPIDA DE SÍFILIS, HIV E HEPATITES VIRAIS NA EXPOAGRA PELOS ALUNOS DA LIGA ACADÊMICA DE SAÚDE COLETIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA2025-05-16T14:50:11-03:00Ana Kezia Lopes da Silvakezialopes@unitins.brEllen Mendes Azevedoellenmendes@unitins.brLarissa Sousa da Silvasilvalarissa@unitins.brMaria Elisa Andrade Bonattomariaelisa@unitins.brRebecca Pepe Ribeiro Bacellar Goesrebecca.prgt@gmail.comLunalva Aurelio Pedroso Sallet lunalva.ap@unitins.br<p>Resumo: As Infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) representam um sério desafio para a saúde pública, dada sua extensão, dispersão geográfica e obstáculos ao tratamento eficaz. Elas são predominantemente transmitidas através de relações sexuais desprotegidas. Objetivo: Relatar a vivência de acadêmicos da saúde na testagem rápida (TR) de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) na 7ª Expoagra de Augustinópolis-TO, como uma estratégia de aprimoramento do rastreio, eventual, diagnóstico precoce e acompanhamento de indivíduos com ISTs. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, resultante das ações extensionistas da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (LISC - UNITINS). O grupo utilizou a estratégia da testagem rápida como ferramenta de diagnóstico e prevenção das ISTs, em um evento regional nos dias 05 e 06 de outubro de 2023, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Augustinópolis - TO. Resultados: A participação da LISC contribuiu para a prevenção e promoção da saúde e contou com uma equipe de profissionais capacitados para realizar os testes, também foram entregues folders informativos sobre as IST´s. Considerações Finais: Por fim, a extensão universitária gerou uma aprendizagem ativa e o desenvolvimento de um pensamento crítico, através de vivências significativas com a comunidade local. </p>2025-05-16T14:29:10-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9953GERENCIAMENTO DE ENFERMAGEM NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA COHAB NOVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA2025-05-16T14:50:17-03:00Helena Isaura Fernandes Pereirahelena.isaura@unemat.brNatasha Rayane de Oliveira Limanatasha.rayane@unemat.brMayra Roberta Ferrarezi da Silva e Souzamayra.roberta@unemat.brThamires Alves da Silva thamires.alves.silva@unemat.brThatiane Keitylyn Soares da Silvathatiane.keitylyn@unemat.brLuana Paula da Silva Cardosoluana.paula@unemat.brAline Dias Almeidaaline.dias@unemat.brJanainna Valéria Duarte Freitasjanainna.valeria@unemat.brRosane Maria Andrade Vasconcelosrosane@unemat.br<p>O estudo relata a experiência de acadêmicos de enfermagem em visita técnica a uma Unidade Básica de Saúde e sua contribuição para o aprendizado em gerenciamento de enfermagem. A análise das dificuldades e desafios foi realizada por meio de observação participativa e entrevistas semiestruturadas, permitindo a construção de um diagnóstico situacional com foco na educação em saúde. Verificou-se que o enfermeiro exerce papel estratégico tanto na gestão do cuidado quanto na administração dos serviços, exigindo compreensão da dinâmica organizacional. Observou-se que a falta de planejamento da gestão municipal compromete investimentos em infraestrutura e recursos humanos, refletindo na precarização dos serviços e na insatisfação dos usuários. Apesar dessas fragilidades, a unidade preserva sua relevância no atendimento à população, especialmente no controle de doenças crônicas não transmissíveis, além de constituir espaço fundamental para a formação prática de estudantes e para o fortalecimento da atenção primária em saúde.</p>2025-05-16T14:31:17-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10542QUE MANCHA É ESSA? EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA A PREVENÇÃO DA HANSENÍASE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA2025-05-21T09:37:07-03:00Dennis Gonçalves Novaisdennis.gn@unitins.brAna Maria da Costa Teixeira Carneiroana.mt@unitins.brWiliane Freire Pinheirowiluane62@gmail.comCianny Ximenes Rodrigues Silvaciannyximenes@unitins.brVictor Martins Eleresvictoreleres@hotmail.comAna Caroline Pereira Bezerrakarol2015.5.ac@gmail.comLuyza dos Santos Sanchesluysasanches@gmail.comJesana Valle Moreira de Sájesanavalle@hotmail.com<p>No Tocantins, as taxas de detecção de hanseníase em adolescentes são elevadas, indicando uma cadeia de transmissão ativa da doença. O objetivo deste estudo é descrever as atividades realizadas no projeto “Que Mancha é essa? Educação em saúde para a prevenção da hanseníase” vinculado ao curso de Enfermagem da Unitins. As atividades foram desenvolvidas junto a 150 alunos de um colégio da rede pública do município de Augustinópolis – TO, sendo desenvolvidas através de palestras que abordavam conceitos, formas clínicas, sintomas, fatores de risco, transmissão, diagnóstico e tratamento da hanseníase. Além disto, utilizou-se o site <em>Kahoot</em> para avaliar o nível de fixação dos conhecimentos repassados. O projeto alcançou seus objetivos durante o primeiro ano de vigência, pois possibilitou aproximar os adolescentes da temática, oferecendo uma didática adequada, interativa e inclusiva. Portanto, que a sensibilização e a educação são ferramentas poderosas para aumentar os indicadores de saúde da hanseníase e seus estigmas.</p>2025-05-16T14:33:41-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9849PROJETO DE FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA MULHER (PROFISM): ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA A MULHERES COM INCONTINÊNCIA URINÁRIA2025-05-16T14:50:32-03:00Ana Karoline da Silva de Araujokaroline.araujo180@gmail.comSimony Lira do Nascimentosimonylira@ufc.brThalia Oliveira Ximenesthaliaximenes@alu.ufc.brFernanda Lima Venanciofernandalima.venancio@gmail.comVilena Barros de Figueiredovilenabf@gmail.comMayle Andrade Moreiramayleandrade@gmail.com<p>O Projeto de Fisioterapia na Saúde da Mulher (PROFISM) é um projeto de extensão do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Este tem como propósito atuar em todas as etapas de avaliação e tratamento de mulheres com disfunções do assoalho pélvico atendidas na Maternidade Escola Assis Chateubriand (MEAC), além da promoção da saúde e prevenção dessas disfunções. Esse artigo tem como objetivo descrever o projeto, o fluxo de encaminhamentos, atendimentos e atividades assistenciais prestadas a mulheres com incontinência urinária. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Os resultados foram divididos de forma a detalhar todas as etapas de tratamento pelas quais as pacientes passam ao serem atendidas pelo projeto. O PROFISM ao longo de uma década insere-se como um projeto transformador importante ao possibilitar a troca de saberes e a assistência à saúde a mulheres com disfunções do assoalho pélvico.</p>2025-05-16T14:36:01-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8275RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA NA DISCIPLINA EXTENSIONISTA SAÚDE AMBIENTAL 2025-05-16T14:51:19-03:00Ana Caroline Cavalcante de Souzacalorine.300@gmail.comDarlene Teixeira Castro darlene.tc@unitins.brJosé Fernando Bezerra de Miranda jose.fb@unitins.brMarcos Aurélio Cavalcante Ayresmarcos.a@unitins.brLílian Natália Ferreira de Limalilian.nf@unitins.br<p>O presente relato visa a descrever minha experiência na monitoria da disciplina extensionista de Saúde Ambiental. Compreende-se por monitoria uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação acadêmica, nesse sentido, será apresentada a importância da monitoria na formação acadêmica do monitor, suas vantagens e as dificuldades que permeiam esse meio. Como monitora pude realizar pequenas tarefas e trabalhos que contribuíram para meu conhecimento pessoal e capazes de amenizar dificuldades encontradas pelos acadêmicos durante as ações. Durante a atividade da monitoria foi elaborado atividades de complementação do aprendizado dos acadêmicos na sala de informática, retirada de possíveis dúvidas dos alunos, elaboração de exercícios teóricos e práticos e outras atividades para o melhor aproveitamento da disciplina. Essa experiência na monitoria foi de suma importância, pois me proporcionou um crescimento pessoal e profissional como acadêmica de enfermagem, além de me favorecer uma visão real da vivência e das atividades de docência.</p>2025-05-16T14:37:54-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9750A POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA EM REDE SOCIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA2025-05-16T14:51:38-03:00Alessandra A. dos Santos alessandrasantos@fai.com.brTainá Alexandre Araújo da Silvatainaaa09alexandra@gmail.comYan Silveira Bezerra Yan Silveira Bezerrayanirapuru50@gmail.com.br<p>A divulgação científica nas redes sociais tem papel fundamental na promoção e divulgação de conhecimentos. O objetivo deste trabalho foi divulgar a educação em redes sociais através de linguagem informal com foco na popularização da Ciência. Trata-se de uma pesquisa descritiva sobre o impacto de conteúdo divulgado em áreas temáticas de Ciências pela plataforma do Instagram. As publicações dos textos ocorreram com periodicidade de 30 dias ao longo de 7 meses e foram direcionadas a todas as faixas etárias, utilizando linguagem informal e humor. Este estudo favoreceu a divulgação da Ciência na comunidade aberta, favorecendo o combate à desinformação e interpretações enviesadas. Adicionalmente, contribuiu para despertar a reflexão sobre a importância das fontes seguras de informação, bem como a criticidade dos estudantes do projeto de extensão e ainda contribuiu para a divulgação da Ciência nas redes sociais. Esperamos com isso, trazer novos olhares para a divulgação do conhecimento científico.</p>2025-05-16T14:39:54-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10468EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E O PROTAGONISMO ESTUDANTIL: VIVÊNCIAS NO PROJETO “VARAL ZOOLÓGICO”2025-05-16T14:51:44-03:00Deise Emanuelly da Silva Diasdeise.d3387@ufob.edu.brAnna Edwarda da Silva Costaanna.c8953@ufob.edu.brBeatriz Dias de Carvalho Machadobeatriz.d.carvalho@hotmail.comDeborah Nogueira Limadeborah.l1799@ufob.edu.brJulia Silva de AraujoJulia.a0388@ufob.edu.brMaria Luiza Barros Abade Santosmaria.s0360@ufob.edu.brTiago Cesar Souza dos Santostiago.s5625@ufob.edu.brVinicius Trindade BandeiraVinicius.b0379@ufob.edu.brDaniéla Cristina Caladodanielacalado@ufob.edu.br<p>Neste relato, são descritas as atividades realizadas em projeto de extensão idealizado por uma estudante de graduação em Ciências Biológicas, além das percepções sobre como um projeto pode servir como espaço para o desenvolvimento acadêmico e para participação ativa dos estudantes, desde sua concepção. A ação extensionista foi idealizada com objetivo de promover a interação entre a universidade e escolas públicas, por meio do diálogo sobre diversidade e importância dos insetos. O material biológico foi utilizado como argumento para o diálogo, sendo composto por invertebrados em resina, caixas entomológicas e materiais impressos. O contato direto com a comunidade foi visto pelos estudantes extensionistas como uma forma de fortalecer o interesse pela carreira docente e pela divulgação científica. Além disso, foi possível perceber que a proposição de uma ação extensionista pela pessoa estudante representa uma abordagem exitosa, que amplia as possibilidades de protagonismo discente e evidencia a capacidade dos estudantes em desenvolver iniciativas.</p>2025-05-16T14:43:28-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9195RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CURSO DE EXTENSÃO INTERGERACIONALIDADE: UMA EDUCAÇÃO PARA O ENVELHECIMENTO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS2025-06-05T11:13:01-03:00Geovana Borges da Silva geovanaborges0890@gmail.comSilvanis dos Reis Borges Pereira silvanisborges@hotmail.com<p>O relato de experiências vivenciadas durante o curso de extensão intitulado "Intergeracionalidade: uma Educação para o Envelhecimento na Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS teve como objetivo aprofundar a compreensão da intergeracionalidade, explorando a relação entre envelhecimento humano, maturidade pessoal e respeito à pessoa idosa. Utilizou-se pesquisa bibliográfica, foram consultados livros e artigos sobre intergeracionalidade e envelhecimento humano. As atividades iniciaram-se no primeiro semestre de 2022/02, por meio de palestras virtuais conduzidas por especialistas em envelhecimento humano e intergeracionalidade. No segundo semestre de 2023/01, o curso foi ministrado presencialmente envolvendo idosos, adolescentes e crianças. Abordagens incluíram contação de histórias, rodas de conversa, atividades culinárias, e oficinas de arte e brincadeiras antigas, fortalecendo vínculos e afetividade entre as diferentes gerações. A iniciativa contribuiu para o compartilhamento de conhecimento, reforçando o papel da Universidade no tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. A interação entre acadêmicos, idosos e demais participantes proporcionou reflexões sobre um novo conceito de educação.</p>2025-05-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10407PRÁTICAS CORPORAIS BRINCANTES: CONTRIBUIÇÕES AO PROGRAMA DE EXTENSÃO “AGITA UNIFIMES” DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA2025-06-05T11:14:24-03:00Luzia Benício dos Santos luzia.benicifio@academico.unifimes.edu.brPhilipe Carrijo Moreira philipecm21@gmail.comRegiana Aparecida Bernardo regianabernardo1@gmail.comIsadora Souza Pereira souzapereiraisadora@academico.unifimes.edu.brEvandro Salvador Oliveiraevandro@unifimes.edu.br<p>O presente artigo apresenta as várias contribuições de um dos projetos de extensão executado pelo Curso de Educação Física do Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES), intitulado "Práticas Corporais Brincantes". Trata-se de uma ação desenvolvida como estratégia para o fomento da inserção curricular da extensão no projeto pedagógico do curso de bacharel em Educação Física. Como protagonistas desse processo, estudantes, bolsistas e voluntários, trabalham movimentos corporais lúdicos com crianças de 07 a 12 anos. Refere-se a uma ação sistemática de extensão, que integra o Programa “Agita UNIFIMES”, onde aconteciam aulas duas vezes na semana, às terças e quintas. As atividades ocorreram no espaço da sala de dança do curso de Educação Física. Dentre as atividades oferecidas, destacam-se o "Treinamento Funcional Kids" e a "Psicomotricidade", que foram trabalhadas no primeiro semestre de 2024. Já no semestre 2024/2, o foco foi a “Iniciação à ginástica artística". O projeto buscou oferecer às crianças de Mineiros-GO práticas corporais brincantes que contribuíssem para o desenvolvimento infantil. Desta forma, a ação colaborou para a formação de futuros profissionais de Educação Física que integrou o projeto como bolsistas e voluntários. O projeto apresentou resultados qualitativos conforme demostram as narrativas dos pais e estudantes que participaram das atividades, como este artigo mostrará.</p>2025-06-05T10:37:13-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensão