https://revista.unitins.br/index.php/extensao/issue/feedRevista Extensão2024-06-27T10:50:42-03:00Kyldes Batista Vicenterev.extensao@unitins.brOpen Journal Systems<p>A Revista Extensão, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), tem o objetivo de publicar artigos, entrevistas, resenhas e relatos de experiência de <strong>Extensão Universitária</strong> nas áreas temáticas de Extensão: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; Trabalho. Na avaliação qualis 2017-2020, ela foi avaliada como B1.</p> <p> </p>https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9759EXPEDIENTE2024-06-24T11:53:31-03:00Leonardo Lamim Furtadoleonardo.lf@unitins.br<p>.</p>2024-06-24T11:23:56-03:00Copyright (c) 2024 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9760EDITORIAL2024-06-24T11:53:34-03:00Kyldes Batista Vicentekyldes.bv@unitins.brAlessandra Ruita Santos Czapskialessandra.rs@unitins.brAndreia Luiza Diasandreia.ld@unitins.br<p>A Revista Extensão publica mais uma edição em Fluxo Contínuo, o dossiê é composto de 4(quatro) artigos e 11(onze) relatos de experiência que foram submetidos a plataforma da revista, sem identificação específica de dossiê. Lembrando que, a Revista Extensão é um periódico produzido pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Unitins (Proex-Unitins) e sua publicação é trimestral. Nesta edição os manuscritos discorrem sobre as práticas extensionistas em diversos âmbitos do ensino superior</p>2024-06-24T11:25:16-03:00Copyright (c) 2024 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9449PERSPECTIVAS DOS EDUCADORES SOBRE A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO PEDAGÓGICO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-192024-06-24T11:53:37-03:00Tályta Carine da Silva Saraivaproftalytacarine@gmail.comDanielle Marques da Silva Vieiradanny_vitor1@hotmail.com<p class="Corpodotexto" style="margin-left: 0cm; tab-stops: 0cm;"><span style="font-family: 'Times New Roman',serif;">Durante o período histórico marcado por uma pandemia de Coronavírus, mudanças foram provocadas, chegando à paralisação de instituições educacionais ao longo de todo o território nacional. Essa situação instigou professores, diretores e alunos a introduzirem de forma emergencial a utilização de Tecnologias Digitais de Informações e Comunicação (TDICs) para o seguimento do ano letivo. O propósito deste trabalho é verificar o entendimento de docentes da rede pública de ensino fundamental de três cidades do estado do Maranhão sobre o uso das TDICs, os aspectos que contribuem ou complexificam seu uso na qualidade de ferramenta pedagógica em tempos de pandemia do coronavírus (COVID-19). Nesse sentido, o artigo foi desenvolvido sob uma abordagem quantitativa, via metodologia exploratória, fundamentada em curtas amostras que permitem compreensões e entendimentos da situação do problema. Os resultados mostram que são diversas as dificuldades e deficiências que devem ser superadas para se alcançarem os resultados almejados.</span></p>2024-06-24T11:26:37-03:00Copyright (c) 2024 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9351A (RE)ESCRITA DA HISTÓRIA DE CECÍLIA EM AS DUAS VIDAS DE CECÍLIA: SILENCIAMENTO E PATRIARCADO2024-06-27T10:50:42-03:00Luciene de Sousa Ribeiroluciene.ribeiro@mail.uft.edu.brRubens Martins da Silvarubens.ms@unitins.br<p><span style="font-weight: 400;">O presente trabalho analisa a obra: </span><em><span style="font-weight: 400;">As duas vidas de Cecília</span></em><span style="font-weight: 400;">, de Raymundo Ayres Filho, publicada em 2021. Trata-se de uma narrativa histórica acerca dos 25 anos (</span><span style="font-weight: 400;">1926-1951) vividos por Cecília, que protagonizou uma história cerceada de incompreensões e silenciamentos impostos pelo patriarcado. Recorremos a conceitos de História e Memória, dentre outros, para melhor compreensão da referida obra. Entendemos que esta análise possibilita reflexões sobre o uso da Literatura Tocantinense como fonte histórica e também sugerimos que a obra seja utilizada de forma interdisciplinar entre as disciplinas de Português, História e Geografia do Tocantins na educação básica. Dessa forma, será uma aprendizagem significativa para o aluno, em virtude da articulação com outras áreas do conhecimento, chegando à escolarização da Literatura, preconizada por Cosson (2014). </span></p>2024-06-24T11:28:26-03:00Copyright (c) 2024 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9005ENSINO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA PARA ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS2024-06-24T11:53:46-03:00Caroline Cruvinel de Souzacruvinelcaroline@gmail.comMariana Moura Oliveira mariana.moura.2709@gmail.comÉrika Andressa Simões Meloerik4melo@gmail.comGuilherme Bezerril Dutraguilhermebezerrild@gmail.comRomero Henrique de Almeida Barbosaromero.henrique@univasf.edu.brMatheus Rodrigues Lopesmatheus.rlopes@univasf.edu.brCarlos Alberto de Lima Botelho Filhocarlos.botelhofilho@univasf.edu.br<p>Objetivou-se avaliar a percepção dos estudantes antes e depois de capacitação sobre atendimento inicial na parada cardiorrespiratória e desobstrução de vias aéreas. Trata-se de estudo transversal descritivo, realizado por meio de capacitação sobre suporte básico de vida (SBV). Participaram do estudo 198 indivíduos, com predomínio de estudantes (98,0%), do sexo masculino (52,5%), idade média 16,1 anos e ensino fundamental incompleto (71,2%). Verificou-se alto índice de erros no questionário de avaliação do conhecimento relacionado a situações em urgência e emergência, além de discrepância do conhecimento da população leiga em relação aos protocolos do SBV. No entanto, observou-se melhora significativa dos resultados em 85,7% das questões, após a ministração das aulas teórico-práticas (p<0,0001). Inferiu-se que a abordagem utilizada foi efetiva na aquisição de conhecimento acerca do SBV e a relevância da necessidade de intervenções sobre SBV para que este conhecimento seja difundido e propagado na população em geral.</p>2024-06-24T11:29:47-03:00Copyright (c) 2024 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8168RETRATO DO TRABALHO INFANTIL NO BRASIL E NO TOCANTINS 2024-06-24T11:54:04-03:00Mauri Antonio da Silvamauri.silva@uece.br<p>O artigo produzido realiza uma análise histórica e crítica da questão do trabalho infantil no Brasil e no Tocantins, por meio de estudo teórico e bibliográfico. O objetivo geral é analisar as causas da persistência do trabalho infantil no Brasil. A discussão teórica mostra o trabalho infantil como fenômeno atrelado ao desenvolvimento do capitalismo e às piores formas de exploração do trabalho. São destacadas as legislações conquistadas de proteção à criança e ao adolescente. Registra-se, ainda, os dados recentes do IBGE que confirmam a persistência do problema no Brasil e no Tocantins. Em conclusão o artigo reforça a necessidade de promoção de políticas públicas que garantam escola de qualidade para as crianças e trabalho digno para seus familiares, como forma de impedir a continuidade da violação dos direitos das crianças a uma vida digna.</p>2024-06-24T11:31:10-03:00Copyright (c) 2024 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8753SUPORTE TÉCNICO REMOTO DO PROGRAMA PÁTRIA AMADA MIRIM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA2024-06-24T11:54:08-03:00Nicole Araújo Munizmuniznicole@unitins.brAndré Barreira de Castroandrebarreira@unitins.brGustavo Mendes Xaviermendesxavier@unitins.br<p>Este relato de experiência descreve as atividades desenvolvidas pelo suporte técnico remoto do Programa Pátria Amada Mirim PAM Interativo, um projeto de extensão para educação socioambiental administrado pela Universidade Estadual do Tocantins. O suporte técnico remoto ocorreu durante o período de maio a novembro de 2022. Este relato descreve as atividades desempenhadas antes e durante a execução do programa, as estratégias adotadas para o suporte técnico remoto, os desafios enfrentados no atendimento aos usuários e os resultados obtidos.</p>2024-06-24T11:33:22-03:00Copyright (c) 2024 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9461DIREITOS HUMANOS, CINEMA E EDUCAÇÃO BÁSICA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO “CINE ESCOLA: LUZ, CÂMARA, EDUCAÇÃO”2024-06-24T11:54:12-03:00Gabriel Soares Messiasgabrielsoaresmessias2020@gmail.comLeila Dias Pereiraleila.dp@unitins.br<p>O projeto "Cine Escola: Luz, câmera, educação" vinculado ao Núcleo de Estudos em Direitos Humanos da Universidade Estadual do Tocantins – NEDIH/UNITINS, tem o propósito de promover reflexão e diálogo entre os estudantes sobre Direitos Humanos, utilizando a exibição de documentários e filmes. O foco principal é criar uma ligação entre estudantes do ensino fundamental e médio com o ambiente universitário, além de instigar reflexões, debates e conscientização por meio da interdisciplinaridade, especialmente entre alunos da rede pública e acadêmicos da Universidade Estadual do Tocantins. As sessões do Cine Escola contaram com a participação de escolas estaduais em Palmas, ocorrendo entre fevereiro e junho de 2023. Os filmes abordaram temas relacionados aos Direitos Humanos e questões atuais, envolvendo os estudantes em atividades que despertaram sua curiosidade. Após das exibições, os alunos foram apresentados às instalações da Unitins, quando realizadas em seu campus, e houve uma breve introdução oral nas sessões realizadas nas escolas. Posteriormente, debates sobre os temas dos filmes e documentários foram promovidos, visando contribuir para o aprendizado dos alunos, enriquecendo seu repertório e estimulando suas habilidades argumentativas.</p>2024-06-24T11:34:38-03:00Copyright (c) 2024 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9551FILMES, DEBATES E CIDADANIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PERMEADO DE REFLEXÃO TEÓRICA2024-06-24T11:54:16-03:00Lindomar Teixeira Luizlindomar@fai.com.brAladia Monike Toyama Nunes aladia.toyama@gmail.comPriscilla Elen Steche dos Santossteche_pk@hotmail.comLetícia Rocha Fonsecaleticiarochafonseca11@gmail.com<p>Os múltiplos problemas de natureza socioeconômica parecem que se confundem com a própria formação da sociedade brasileira. Por um lado, a pandemia de Covid-19 apenas acentuou o que já se sabia: infinitas mazelas sociais não resolvidas, por outro, acentuou muito o antagonismo político de grupos ideológicos diferentes, que nutrido pelas bolhas sociais, inúmeros deles se radicalizam, criando um espaço público com perfil antidemocrático. Nesse sentido, projeto <em>Filmes, Debates e Cidadania</em> contribuiu para a alteração desse desenho da opinião pública em âmbito regional: estimulou a discussão, a reflexão crítica e a prática dialógica entre estudantes e membros da comunidade. Nessa linha, realizou-se profícua discussão de 8 filmes de diversas temáticas com a participação de alunos do curso de Direito e da Psicologia, bem como com toda comunidade local da região da Nova Alta Paulista – S.P.</p>2024-06-24T11:37:46-03:00Copyright (c) 2024 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9474RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBIEX: "DESVENDANDO SILÊNCIOS-COMPREENDENDO AS FORMAS SUTIS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER"2024-06-24T11:54:20-03:00Jeany Castro dos Santosjeanycastros@gmail.comMaisy Alves Mouramaisynhaalves@gmail.com<p>O presente relato de experiências destaca as vivências no âmbito do projeto de extensão "Desvendando Silêncios: Compreendendo as Formas Sutis de Violência contra a Mulher", vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão (PIBIEX). Essas experiências emergiram a partir do diálogo estabelecido com estudantes do curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Tocantins, campus Palmas, Estado do Tocantins, por meio da aplicação de um questionário. O principal objetivo desse instrumento foi investigar a realidade da violação dos direitos humanos das mulheres. O questionário se revelou como um meio eficaz para desvelar nuances menos evidentes da violência contra a mulher, promovendo uma abordagem mais atenta e menos estigmatizada. A análise dos dados permitiu inferir que a violência sofrida por essas mulheres, embora não se manifeste apenas de forma física, é uma força subjacente que permeia todas as outras formas de violência. Esse fenômeno, com fases de tensão, violência e arrependimento, evidencia a necessidade de um olhar crítico das assistentes sociais na mediação das expressões da questão social.</p>2024-06-24T11:41:58-03:00Copyright (c) 2024 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9510RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO TRANSFORMAÇÃO SOCIAL EDUCAÇÃO COMO FATOR UNIVERSAL DE DESENVOLVIMENTO2024-06-24T11:54:24-03:00Liziane Ines Cantiniliziane.ic@unitins.brDiana Daik Mendes Rodriguesdianadaik@unitins.brAna Paula Santos Souzaanasantos@unitins.brHelen Nunes Tavareshelennunes@unitins.brJhovana Silva Bockjhovanabock@unitins.brMaria Aparecida Gonçalves dos Santosaparecidagoncalves@unitins.br<p>O espaço democrático existente nas Universidades pode ser o ponto de partida para uma transformação social e ambiental. A comunidade do Setor Santa Luzia, em Dianópolis-TO, poderia se projetar economicamente alcançando qualidade de vida a partir de treinamentos e cursos despertando empreendedorismo? A partir desse questionamento, o projeto objetivou despertar a reflexão aos acadêmicos, através de pesquisa ação e oportunizar transformação social das pessoas da comunidade pesquisada. A Relevância está em mostrar avanços a partir de discussões em projetos de extensão universitários. A Curricularização da Extensão, desenvolvida no curso de Direito da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), Câmpus Dianópolis-TO 2022/2, junto as disciplinas de Metodologia da Pesquisa Científica e Sociologia Geral e Jurídica discutiu questões socioeconômicas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O presente projeto mudou a mentalidade do acadêmico do curso de Direito e fez com que a comunidade percebesse a Instituição de Ensino Superior de modo diferente.</p>2024-06-24T11:43:19-03:00Copyright (c) 2024 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9214IST’S SEM ESTIGMA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA2024-06-24T11:54:30-03:00Victoria Régia Figueredo Carvalhovictoriaregia@unitins.brSylla Figueredo da Silvasylla.fs@unitins.br<p>A saúde sexual compreende o bem estar nas relações sexuais com o uso adequado das ferramentas de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Nesse sentido, a promoção de discussões relacionadas à saúde sexual se torna indispensável para desestigmatização das ISTs. Ao se negligenciar esse debate, dificulta-se, de maneira paralela, a quebra da cadeia de transmissão já que não viabiliza um rastreio eficiente das ISTs. Nesse sentido, esse relato de experiência, do tipo descritivo, tem por objetivo relatar as ações desenvolvidas e seu impacto na vida doa acadêmicos que participaram do projeto. A partir do projeto, se realizaram rodas de conversa e ações de testagem em massa. Por fim, concluiu-se que a população precisa ser devidamente assistida com informação de qualidade sobre às ISTs.</p>2024-06-24T11:44:38-03:00Copyright (c) 2024 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8272RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROJETO SAÚDE NA COMUNIDADE2024-06-24T11:54:34-03:00Bianca Kellen da Silva Pereirakellenbianca@icloud.comJuliana Fernandes Vieira juliana62667@gmail.comMariana Freitas Nascimento maryfreitas202122@gmail.comMaria do Socorro da Conceição maria_socorrosentynne@outlook.comDarlene Teixeira Castrodarlene.tc@unitins.brLílian Natália Ferreira de Limalilian.nf@unitins.br<p>O objetivo desta pesquisa é detalhar as atividades de promoção à saúde realizadas através de uma ação extensionista por acadêmicos de uma universidade pública para uma comunidade periférica no interior do município de Araguatins – TO, denominada “Saúde da comunidade”. Esta é uma pesquisa descritiva do tipo relato de experiência, que irá relatar a experiência de acadêmicos do curso de Enfermagem ofertado pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), na disciplina de extensão Saúde Ambiental. As ações aconteceram no segundo semestre de 2022, e teve como público-alvo a comunidade invasão, localizada na parte periférica da cidade, próximo ao cemitério em Araguatins - TO. Abordando temáticas de promoção à saúde, como a importância do saneamento básico como água filtrada, eliminação de vetores, vacinação, entre outros. Também se ofertou na data da ação serviços à saúde como: aferição da pressão arterial, vacinação, consultas e testagem rápida. A ação possibilitou a reflexão dos acadêmicos sobre quanto às comunidades periféricas são negligenciadas. A realização da ação contribui para a comunidade, e para os acadêmicos quanto a experiência com a comunidade social.</p>2024-06-24T11:46:05-03:00Copyright (c) 2024 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8704OFICINAS EDUCATIVAS E DE AUTOCUIDADO PARA INDIVÍDUOS IDOSOS PARTICIPANTES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO NO MUNICÍPIO DE AUGUSTINÓPOLIS – TO2024-06-24T11:54:40-03:00Luciana Andréia Paixão Santosluciana-oliveiras@hotmail.comClaudia Lorena Carvalho Alvesclaudialorena@unitins.brVitor de Melo Ataídevitorataides@unitins.brEduardo Guilherme Barros Pereiraeduardoguilherme@unitins.brIsabela Beatriz Paz Sousaisabela.bps@ufma.discente.brAcza Gabrielly Silva Jalesaczagabrielly@gmail.comAndressa Rodrigues Bezerraandressarodrigues@unitins.brDâmarys Vitória Ribeiro Oliveiradamarysvitoria12@gmail.comCaio Felipe de Sousa Mirandacaiofelipe@unitins.brLuciana Oliveira dos Santosluciana.santos@uemasul.edu.br<p>Dentre os aspectos da saúde atreladas ao envelhecimento, a saúde bucal merece atenção importante, pois, historicamente, ela não é vista como prioridade na saúde dos indivíduos. Isso resultou em uma geração com alta incidência e prevalência do uso de próteses dentárias. O presente relato de experiência foi realizado a partir da atuação em oficinas educativas em um projeto de extensão de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com os indivíduos idosos que frequentam a UBS da cidade de Augustinópolis - TO. Nas oficinas educativas e de autocuidado foram abordados o conhecimento sobre higiene e saúde bucal. Foram conduzidos dois encontros onde por meio de uma roda de conversa e dinâmicas com metodologias ativas que estimulassem a participação das pessoas idosas. Essa metodologia foi empregada com a finalidade de possibilitar uma maior fixação das informações compartilhadas. Além disso, a liguagem utilizada foi de forma acessível para melhor entendimento, bem como, para proporcionar posteriormente, a disseminação dos conhecimentos adquiridos para a comunidade local. Os resultados alcançados com a realização da ação foram a disseminação de informações sobre os cuidados com saúde e higiene oral, bem como, um melhor preparo dos indivíduos idosos para a higiene correta bucal e da prótese dentária.</p>2024-06-24T11:47:30-03:00Copyright (c) 2024 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9153IMPORTÂNCIA DE ESPAÇOS DE CONSTRUÇÃO DA PRECEPTORIA PARA AS RESIDÊNCIAS MULTIPROFISSIONAIS EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA2024-06-24T11:54:48-03:00Luana Cecília Farache Lemos Lealluana.farache@isd.org.brNatália Maria Barbosa Bezerranatalia.barbosa@isd.org.brClea Emanuela Barreto de Medeirosclea.medeiros@isd.org.br<p>A preceptoria em saúde é uma prática pedagógica que tem como objetivo construir e transmitir conhecimentos pertinentes a cada área de atuação na saúde. O preceptor auxilia na formação ética e profissional do residente, despertando o profissional nos diversos níveis de atenção à saúde. A preceptoria requer não apenas competências técnicas da área profissional, mas também sobre aspectos pedagógicos que favorecem o ensino e aprendizagem. Trata-se de um relato de experiência sobre a vivência dos autores em “Oficinas de formação em Preceptoria”. Foi realizada a descrição dos eventos formativos experienciados durante o período de junho de 2022 e junho de 2023, além de referenciais teóricos relevantes para embasamento dos fatos apresentados.</p>2024-06-24T11:49:06-03:00Copyright (c) 2024 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9311BOLSA DE EXTENSÃO: PROJETO DE EXTENSÃO ENTARDECER CIENTÍFICO2024-06-24T11:54:53-03:00Helena Isaura Fernandes Pereirahelena.isaura@unemat.brBianca Teshima de Alencarbianca.teshima@unemat.brStefany Caroliny de Souzastefany.caroliny@unemat.brJanainna Valéria Duarte Freitasjanainna.valeria@unemat.brAline Dias Almeida aline.dias@unemat.brPaola Souza Santos paola.souza@unemat.brVitória Carolina Alves Pereiravitoria.pereira11@unioeste.brVittoria Hellen Pereira Fernandesvittoria.fernandes@unemat.brRosane Maria Andrade Vasconcelosrosane@unemat.br<p>O objetivo é relatar a experiência vivenciada pelas bolsistas no projeto de extensão Entardecer Científico. Trata-se de um relato de experiência, sobre a vivência das bolsistas do Projeto de Extensão Entardecer Científico de uma Universidade pública da região Mato-grossense, no desenvolvimento de atividades, como o exercício da liderança, organização e criação de eventos, comissões, escritas científicas e relacionamento acadêmico e profissional. O projeto é composto por duas bolsistas graduandas de enfermagem, 17 discentes voluntários e 3 membros externos como profissionais de saúde. Estes formam grupos de comissões para a criação e planejamento dos eventos propostos pelos projetos. Em 2022 foram realizados 07 eventos entre os meses de maio a novembro, totalizando 560 participantes. É de extrema importância a presença de projetos de extensão nas universidades públicas, ao qual colabora para o desenvolvimento de habilidades e competências dos discentes de graduação que procuram participar dessas atividades de creditação da extensão universitária.</p>2024-06-24T11:50:58-03:00Copyright (c) 2024 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9724DOENÇA PULMONAR INTERSTICIAL FIBROSANTE EM PACIENTE COM ESCLERODERMIA SISTÊMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA2024-06-24T11:54:58-03:00Luís Arthur Fonseca Batistaluis.batista@mail.uft.edu.brGabriel Lima da Rochagabriel.rocha@mail.uft.edu.brDanilla Assad Fernandesassadfernandesdanilla@gmail.com<p>Este relato de experiência descreve o caso de um paciente com diagnóstico de Esclerodermia Sistêmica (ES), e que apresentava, concomitantemente, a Doença Pulmonar Intersticial Fibrosante (DPIF), uma das complicações relacionada a ES. Vale ressaltar que os pulmões estão entre os órgãos mais frequentemente afetados por essa doença rara, que acomete o tecido conjuntivo. Foram observados os prontuários médicos de um paciente, sexo masculino, de 41 anos de idade, com recorrentes internações hospitalares devido a quadros de infecções respiratórias de repetição. Os resultados obtidos por meio de análises dos prontuários do paciente demonstraram uma significativa melhora do quadro clínico, na última internação, após a utilização de corticoterapia, antibioticoterapia, antifúngico e medidas de suporte. Assim, ficou demonstrada a importância do conhecimento acerca dos conceitos diagnósticos, etiológicos, de manejo e tratamento adequado voltados a pacientes com as condições em supra abordadas.</p>2024-06-24T11:52:17-03:00Copyright (c) 2024 Revista Extensão