https://revista.unitins.br/index.php/extensao/issue/feedRevista Extensão2025-08-11T15:04:46-03:00Kyldes Batista Vicenterev.extensao@unitins.brOpen Journal Systems<p>A Revista Extensão, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), tem o objetivo de publicar artigos, entrevistas, resenhas e relatos de experiência de <strong>Extensão Universitária</strong> nas áreas temáticas de Extensão: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; Trabalho. Na avaliação qualis 2017-2020, ela foi avaliada como B1.</p> <p> </p>https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10907EXPEDIENTE2025-08-11T15:02:55-03:00Leonardo Lamim Furtadoleonardo.lf@unitins.br<p>.</p>2025-08-11T12:35:54-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10908EDITORIAL2025-08-11T15:02:57-03:00Kyldes Batista Vicentekyldes.bv@unitins.brSoely Kunz Cericattosoely.kc@unitins.brAndreia Luiza Diasandreia.ld@unitins.brFredson Vieira Costafredson.vc@unitins.brLáisa Giseli Neiva Leitelaisa.gn@unitins.brAna Clara Alves Fariasana.af@unitins.br<p>O volume 3 da Revista de Extensão da Proex/Unitins, referente ao ciclo 2023/2024 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão (PIBIEX), da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex/Unitins). reúne relatos de experiências que reafirmam o compromisso da universidade pública com a transformação social, a promoção dos direitos e o desenvolvimento sustentável. As ações apresentadas são expressões vivas da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, em consonância com os princípios constitucionais da educação superior brasileira e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.</p>2025-08-11T12:37:32-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10331MANUAL TÉCNICO DE IDENTIFICAÇÃO DE PERCEVEJOS E LEPIDÓPTEROS PRAGA DO CERRADO2025-08-11T15:02:59-03:00Karin Jacoby Rivakarinjacoby@unitins.brEfrain de Santana Souzaefrain.ss@unitins.br<p><span style="font-weight: 400;">A correta identificação de pragas agrícolas desempenha papel fundamental no manejo eficaz. Este Manual tem como objetivo atender um público específico de produtores, profissionais e estudantes da área agrícola, que possuem em sua vivência o contato direto com insetos-praga na agricultura e por meio deste, podem realizar uma identificação assertiva, a qual se mostra um importante passo para o manejo de pragas agrícolas. Esta ação consiste na coleta de pragas com maior incidência na região do cerrado, sua correta identificação por meio da morfologia e a apresentação das principais características das mesmas com inventário fotográfico ressaltando características descritas, sendo reunidos em um documento de simples acesso. A explanação deste foi realizada durante o período da AGROTINS 2024, onde foram recebidos grupos de alunos e profissionais da área da agronomia e produtores que receberam o Manual de forma digital. Em suma, o presente projeto apresenta grande relevância na comunidade agrícola local.</span></p>2025-08-11T12:39:04-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10308PROJETO SOLOS NA ESCOLA: AMPLIANDO A COMPREENSÃO DO SOLO E ESTABELECENDO CONEXÕES ENTRE A REDE ACADÊMICA E A COMUNIDADE2025-08-11T15:03:02-03:00Anne Caroline Alves Claro annecaroline@unitins.brMichele Ribeiro Ramosmichele.rr@unitins.br<p>O relato aborda a contribuição do projeto "Solos na Escola" para a conscientização ambiental e o incentivo à adoção de práticas sustentáveis de manejo do solo, fortalecendo a relação entre ciência, educação e sociedade. Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2023, em Palmas-TO, foram realizadas atividades interativas e exposições didáticas, com a participação de diferentes públicos, incluindo estudantes, indígenas e produtores rurais. A metodologia utilizou abordagem qualiquantitativa, com aplicação de questionários para avaliar impacto e satisfação dos participantes. Os resultados evidenciaram alto nível de aprendizado e engajamento, destacando práticas como proteção do solo contra erosão e uso sustentável de seus recursos. Conclui-se que o projeto reforça a importância de integrar teoria e prática na educação sobre solos, contribuindo para a preservação ambiental e a disseminação de conhecimentos que geram impacto positivo em comunidades vulneráveis.</p>2025-08-11T12:40:24-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10451HORTICULTURA COMO ATIVIDADE OCUPACIONAL PARA MEMBROS DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO2025-08-11T15:03:13-03:00Sara Caroline de Souzasarasouza@unitins.brDanilo Marcelo Aires dos Santosdanilo.ma@unitins.brMichele Ribeiro Ramosmichele.rr@unitins.brJoão Lucas Ribeiro Alvino Lustosa de Sousajoaolucas@unitins.br<p>Trabalhos em lares de idosos mostram que o cultivo de hortas os torna mais úteis, prazerosos e comunicativos com visitantes. Além disso, demonstram conhecimento sobre práticas de cultivo, o que melhora a autopercepção da saúde e o humor após as aulas de horticultura. Esse projeto foi realizado em parceria com o Centro de Convivência do Idoso (CCI) da quadra 1002 Sul, em Palmas-TO. Nos encontros semanais (2 a 3 vezes), foram desenvolvidas atividades com acompanhamento de bolsistas e voluntários do curso de Engenharia Agronômica da Unitins, além de professores e coordenadores.Canteiros foram confeccionados, e os idosos demonstraram grande entusiasmo, pois a horta agregava ao cronograma do centro. No entanto, devido à dificuldade de estabelecer um local fixo para os canteiros, causada por obras no CCI, as atividades precisaram ser encerradas. Apesar disso, o projeto proporcionou aprendizado, interação e bem-estar aos idosos.</p>2025-08-11T12:41:42-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10297DESENVOLVIMENTO DE UM MECANISMO WEB PARA GESTÃO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL NA UNITINS2025-08-11T15:03:16-03:00João Victor Póvoa Françajoaovictorpfr@gmail.comJeferson Morais da Costajeferson.mc@unitins.br<p>Este trabalho desenvolve um software de gestão de propriedade intelectual voltado para programas de computador na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). O objetivo é suprir as necessidades da instituição na administração de ativos intelectuais, facilitando o registro, acompanhamento e proteção desses bens, além de fortalecer o ecossistema de inovação regional. A metodologia baseia-se em estudos realizados no curso de Sistemas de Informação, visando a criação de uma ferramenta que integre processos de registro e comercialização de tecnologia, promovendo maior eficiência e segurança jurídica. A plataforma beneficiará tanto a comunidade acadêmica quanto externa, incentivando a inovação na região.</p>2025-08-11T12:42:59-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9381A “DISFUNCIONALIDADE” DO ENSINO SUPERIOR E A RECONSTRUÇÃO DIALÓGICA COM A COMUNIDADE POR MEIO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO TALIAN2025-08-11T15:03:21-03:00Luis Marcello Bessa Marettimarettiluis@gmail.comMelissa Bertolini Rodriguesmelissabertolini@hotmail.comFrancis Kanashiro Meneghettifkmeneghetti@gmail.com<p>Em tempos em que as críticas ao ensino superior se tornam cada vez mais frequentes, fruto da mimetização de países de capitalismo avançado que fazem parte do norte global, em um contexto de disciplinarização do objeto de estudo, orientado de modo exógeno, autorreferenciado, não dialógico e cientificista, o papel de um de seus pilares – a extensão universitária – demanda uma análise crítica-reflexiva. Como processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político, decorrente de uma ciência não neutra, integrada ao ensino e à pesquisa, a extensão universitária deve promover a interação entre a universidade e outros setores da comunidade através de uma relação de sujeitos, colaborando com a formação cidadã e profissional estudantil, bem como gerando benefícios à comunidade que dela participa. Nesse contexto, como forma de superação da “disfuncionalidade” universitária e recuperação da legitimidade do ensino superior, o presente artigo, através de uma abordagem qualitativa e com base no projeto de extensão denominado TALIAN LÍNGUA DE HERANÇA DA COMUNIDADE ITALIANA NA GRANDE CURITIBA, registrado junto a Universidade Federal do Paraná – UFPR, tem como objetivo, demonstrar como possível resultado a aptidão da extensão universitária como instrumento digno de reconstrução dialógica entre a universidade e a comunidade, contribuindo no desenvolvimento do campo em estudo.</p>2025-08-11T12:44:23-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9412TRÊS GOTAS POÉTICAS DE LITERATURA TOCANTINENSE2025-08-11T15:04:00-03:00Rubens Martins da Silvarubensliteratura@gmail.com<p>Este artigo apresenta a análise de obras literárias que fizeram parte dos estudos realizados no curso de extensão Diálogos Epistemológicos sobre Literatura Tocantinense e Escrita Científica (DELTEC). O curso cumpriu diretrizes da Pró-Reitoria de Extensão da Unitins e do Edital Proex nº 06/2023. Sob o enfoque da metodologia de base qualitativa, as três gotas poéticas analisadas corresponderam às seguintes obras literárias tocantinenses: a) <em>Banca exposta: a vida o trabalho dos feirantes de Palmas</em>, de Lauane dos Santos (2021); b) <em>A vida em quatro verbos: uma conversa sobre o essencial na vida</em>, de Marizan Di Carvalho (2021); c) <em>O que vi (e registrei) no caminho das águas</em>, de Súsie Fernandes Santos Silva (2023). Substancialmente, obras analisadas abordam o denso percurso poético organizado em contos, crônicas, narrativas de vida, poesia e fotografia e meio ambiente. À guisa reflexiva, as obras analisadas contemplam os elementos que caracterizam a literatura tocantinense porque correspondem a abordagens que tratam de aspectos regionais, bem como de autores residentes no estado do Tocantins.</p>2025-08-11T12:46:28-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9943ENFERMAGEM EM AÇÃO: PROMOVENDO SAÚDE ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR2025-08-11T15:04:11-03:00Anna Luiza Nunesannaluizanunes78@icloud.comLuiz Fernando Mendonça Aguiar luiz.aguiar@ufu.brMaria Thereza Assis Matosannaluizanunes78@gmail.comStefany Santos Silvastefany.silva1@ufu.brMarcos Vinícius Rodrigues de Souzamarcos.souza3@ufu.brLarissa de Avila Souzalarissa.avila@ufu.brEster Cristiny Silverio de Oliveiraestercristiny@ufu.brWilliam Zito de SousaWilliam.sousa@ufu.brPatrícia Costa dos Santos da Silvapatriciacosta@ufu.br<p>A redução do consumo de alimentos frescos e o grande aumento no consumo de alimentos processados e ultraprocessados gera uma grande preocupação com a saúde pública atual. Com base na Política Nacional de Alimentação e Nutrição foi desenvolvida uma ação educativa intitulada “Saudavelmente”, realizada por estudantes de enfermagem em um ambulatório de atenção secundária, utilizando a metodologia de aprendizagem baseada em projetos. Assim, o presente estudo teve como objetivo relatar a experiência dos autores com o uso da metodologia aprendizagem baseada em projetos na elaboração de uma ação educativa em uma disciplina do curso de graduação em Enfermagem. Foram realizadas etapas como análise reflexiva, visita técnica, seleção de artigos científicos, elaboração do projeto educativo e implementação da ação educativa. Além disso, utilizou-se dinâmicas como "Você Sabia?" e "Mito ou Verdade" para interagir com os pacientes. Ao final do semestre letivo, a metodologia aprendizagem baseada em projetos mostrou contribuir para o crescimento acadêmico dos estudantes, por ampliar os conhecimentos, desenvolver habilidades de pesquisa e promover o contato com o público.</p>2025-08-11T13:21:22-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8279RODAS DE CONVERSA: ESTRATÉGIA DA TERAPIA OCUPACIONAL NA AMPLIAÇÃO DE CONHECIMENTOS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL EM PACIENTES COM TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR2025-08-11T15:04:15-03:00Marciel Dantas Carvalholeicram.pa@hotmail.comAriana Campana Rodriguesarianacampanarodrigues@gmail.com<p>A Terapia Ocupacional utiliza diversos recursos em suas práticas de cuidado a pessoas com transtornos mentais. Entre eles, está a estratégia da Roda de Conversa (RC), que é uma metodologia participativa e uma prática de Educação em Saúde. Ela possibilita troca de experiências e diálogo horizontal entre cuidador e pacientes, promovendo novos conhecimentos e favorecendo o prognóstico. O presente artigo é fruto de uma pesquisa qualitativa interventiva, apresentando Rodas de Conversa como instrumento metodológico, através de uma intervenção no CAPS II de Palmas-TO. Partimos da hipótese de que o desconhecimento sobre o Transtorno Afetivo Bipolar causa grandes prejuízos na vida dos pacientes e compromete o processo da reabilitação psicossocial. O objetivo do estudo é compartilhar informações específicas sobre o TAB, ampliar o autoconhecimento e melhorar o prognóstico dos sujeitos participantes. Concluiu-se que os encontros proporcionaram interação entre os participantes, compartilhamento de experiências e que houve ampliação de conhecimentos sobre o TAB e a reabilitação psicossocial.</p>2025-08-11T13:24:38-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9782PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA ESTUDANTES ATENDIDOS PELO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - CAMPUS PARACATU2025-08-11T15:04:17-03:00Flávia Corrêa da Costaflaviacosta@iftm.edu.brAna Carolina Melo dos Santosmeloanacarolina15@gmail.comLarissa Nunes da Silvanunessilvalarissa36@gmail.comÁlvaro Xavier Ribeiroalvaro.ribeiro@estudante.iftm.edu.brHigor Elias Lopes de Andradehigor.andrade@estudante.iftm.edu.brMaria Clara Galvão Gomes de Matosmaria.matos@estudante.iftm.edu.brNatália Dias Queiroznatalia.queiroz@estudante.iftm.edu.brAdriano Eliasadriano@iftm.edu.brEmerson de Andrade Câmaraemerson@iftm.edu.brRosa Maria Rodrigues Paes Vasconcelosrosapaes@iftm.edu.brRui André da Silva Ribeiroruiandre@iftm.edu.brVanusa de Assis Silva Mouravanusa@iftm.edu.br<p>O projeto de extensão "Práticas de Educação Alimentar e Nutricional para Estudantes atendidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar - Campus Paracatu" ocorreu ao longo de 8 meses, iniciando em abril e encerrando em novembro de 2023. Foi desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) para cumprir as exigências da Lei nº 11.947 e da Resolução FNDE nº 06, visando promover a educação alimentar e nutricional (EAN). Utilizou-se de estratégias como murais temáticos, concursos de paródias nutricionais, atividades práticas e o uso das redes sociais, principalmente o Instagram, para disseminar informações nutricionais entre docentes e estudantes. As ações implementadas resultaram em uma maior conscientização sobre alimentação equilibrada, influenciando positivamente os hábitos alimentares da comunidade escolar e contribuindo para a construção de uma cultura alimentar mais saudável no ambiente do IFTM - campus Paracatu.</p>2025-08-11T13:27:02-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10604ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMARIA AO PACIENTE COM HANSENIASE: RELATO DE EXPERIENCIA2025-08-11T15:04:21-03:00Andressa Borges de Castroandressadecastroborges@gmail.comEstéfane Nunes de Castroestefanenunesdecastro@gmail.com<p>Este trabalho trata-se de um relato de experiência realizado por duas discentes do Instituto Educacional de Santa Catarina- IESC em Guaraí- TO, a partir do caso clínico de uma paciente residente na região norte do Tocantins (Cerrado Tocantins Araguaia). Neste interim, foi desenvolvido esse relato com intuito de apresentar os efeitos da Hanseníase e a importância da investigação na atenção primária, além disso, foi elaborado um plano de cuidados e orientações para aliar com tratamento e providenciar uma melhor comodidade e saúde para o indivíduo, evidenciando a importância do caso clínico para a graduação. O estudo foi conduzido por meio da coleta de informações e avaliação física, com o objetivo de esclarecer e propor ações a serem implementadas pela equipe de enfermagem em relação às orientações definidas para o paciente com base nos diagnósticos identificados.</p> <p> </p>2025-08-11T13:28:26-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9516PRODUÇÃO E CONTROLE DE QUALIDADE DE ÁLCOOL 70º INPM PARA ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DE COVID-192025-08-11T15:04:24-03:00Natasha Diniznatashamelodiniz@hotmail.comAna Bragaanabraga.ufpb@gmail.comNataly dos Santosnatalyjp@gmail.comPablo Moreirapablo_ntm@ctdr.ufpb.brAndré Reisandre_queiroga@yahoo.com.brAna Almeidaanapatriciab52@gmail.comSamara Britosamara.santos99@hotmail.comJosé Pereirazemarcelo.audio@gmail.com<p>O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência vivenciada durante o processo de produção, distribuição e controle de qualidade de álcool 70 ºINPM para abastecimento do setor público de serviço de alimentação de João Pessoa – PB, garantindo a manutenção de suas atividades com segurança em meio à pandemia da COVID-19. Foram avaliadas a qualidade do álcool gel comercializado em João Pessoa e a utilização dos produtos nas suas diversas formas de apresentação. Os extensionistas, com ajuda de doações de diversas entidades, conseguiram produzir aproximadamente 2000L de álcool líquido 70°INPM, envasados e rotulados de acordo com as normas da ANVISA. Este álcool foi destinado para os equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional. Na avaliação da qualidade dos álcoois em gel, observou-se que mais da metade dos produtos analisados estão com graduação alcóolica adequada. Com relação à utilização do álcool gel no comércio local, relatos apontam que o álcool em gel causava problema de entupimento nos <em>dispensers</em>, que inclusive era misturado com álcool líquido para evitar a situação.</p>2025-08-11T13:45:31-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10224PROJETO DE EXTENSÃO MELODIA MATERNA: RELATO DE EXPERIÊNCIA2025-08-11T15:04:32-03:00Francisco Dimitre Rodrigo Pereira Santosfranciscodimitre@hotmail.comAna Luísa Matos da Silvaanamatos@unitins.brAnna Luyza de Azevedo Coelholuyzaazevedo@unitins.brDaniele dos Santos Feitosadanielefeitosa@unitins.brKamilly Luz Douradokamillylds@gmail.comLídia Helena César dos Santos Ferreiralidiahelena@unitins.brMaria Júlia Martins Mendes Ribeirojuliamartins@unitins.brMaria Luiza Alencar Limaluizaalencar@unitins.brNaara Rayane Moura Cutrimrayanenaara@gmail.com<p>As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde são métodos tradicionais que buscam promover harmonia e equilíbrio no organismo, aliviando o estresse e aumentando o bem-estar geral. Como a gestação é um período repleto de transformações físicas, emocionais e sociais, que impõem novas demandas à mulher, as práticas como a meditação e a musicoterapia têm se mostrado eficazes no alívio do estresse gestacional, promovendo uma gravidez mais tranquila e saudável. Este estudo, teve como objetivo relatar a experiência tida na execução de um projeto de extensão sobre musicoterapia e meditação direcionadas especialmente às gestantes do município de Augustinópolis-TO. Os encontros ocorreram na Unidade Básica de Saúde IV, localizada no bairro São Pedro do município de Augustinópolis-TO. No primeiro encontro, utilizou-se a meditação como estratégia de conexão da mãe com o bebê e no segundo encontro, utilizou-se a musicoterapia. Em ambos, as gestantes inicialmente apresentaram uma resistência a participar, mas após o início da ação mostraram-se participativas. Os resultados observados evidenciaram o impacto positivo dessas práticas, com relatos de sentirem-se mais calmas e com uma com uma maior sensação de tranquilidade por parte das gestantes.</p>2025-08-11T13:48:28-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9558EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA GESTANTES: VIVÊNCIAS DE DISCENTES DE NUTRIÇÃO E PSICOLOGIA DO PET-SAÚDE EM UM MUNICÍPIO DO RECÔNCAVO DA BAHIA2025-08-11T15:04:35-03:00Ana Paula Costa Araújopaulacosaraana@gmail.comAdriane Café Barbosaadrianecafe1998@hotmail.comCarolina Nascimento Ribeirocarolinaribeiro18@aluno.ufrb.edu.brMarcos Venicius Gomes de Sámarcosvenicius@aluno.ufrb.edu.brPaula Hayasi Pinhophpinho@ufrb.edu.brJerusa da Mota Santanajerusanutri@ufrb.edu.br<p><span style="font-weight: 400;">Este Relato de experiência traduz as vivências dos discentes de nutrição e psicologia do Programa de Educação pelo Trabalho (PET-Saúde Gestão e Assistência) no planejamento e execução de grupos de Educação em Saúde para gestantes. Foram realizados 5 encontros com gestantes em formato de rodas de conversa, com frequência quinzenal e duração de 2h, no período de abril a maio de 2023 em uma Unidade de Saúde da Família (USF) do município de Santo Antônio de Jesus. Observou-se que o grupo promoveu ambiente acolhedor para as gestantes o que tornou possível elucidar dúvidas sobre gestação e trabalhar de forma interprofissional os temas relacionados à saúde, psicologia e nutrição. O grupo de Educação em Saúde (ES) com gestantes motivou a participação das usuárias, ratificando a importância da realização de grupos de gestantes nas USF, devido ao potencial de qualificar o cuidado, fortalecer o vínculo entre gestantes e a equipe de saúde e ampliação do conhecimento.</span></p> <p> </p>2025-08-11T13:51:03-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10223RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO: BEM-ESTAR EM FOCO, YOGA E MEDITAÇÃO NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE2025-08-11T15:04:38-03:00Francisco Dimitre Rodrigo Pereira Santosfranciscodimitre@hotmail.comBruna Queiroz Mello Aboimannavictoria.unitins@gmail.comBruna Queiroz Mello Aboimbrunaqueiroz357@gmail.comEduardo Gabriel Dantas Silvaeduardogabriel@unitins.brHeloisa Araujo Lira Carvalhoheloisalira@unitins.brJosé Fernando Santos Sousa Guajajarajosefernando@unitins.brLuiz Miguel Dias Queirozluizmiguel@unitins.brLuiza Souto Alvesluizasouto@unitins.brSarah Regina Leandro Nogueira da Silvasarahrlns23@gmail.comTalícia Maria Alves Beníciotalicia.ma@unitins.br<p>O yoga é uma prática de exercícios (ásanas), meditações e respirações (pranayamas) que visam bem-estar nos níveis físico, mental, emocional e espiritual. A disciplina curricular de Extensão abraçou a ideia da oferta de práticas de yoga para os funcionários e funcionárias de Unidade Básica de Saúde Boa Vista. O objetivo deste estudo é relatar as ações desenvolvidas no projeto bem-estar em foco, yoga e meditação na unidade básica de saúde. Trata-se de um relato de experiência cuja realização visou oportunizar qualidade de vida e bem-estar em todas as instâncias aos funcionários e funcionárias. Nesse sentido, a modalidade ministrada foi a Hatha yoga cuja as sessões foram realizadas em outubro de 2024 sendo realizada a primeira aula com a participação de 08 funcionárias e a segunda com a participação de 6 funcionários e funcionárias. As sessões foram realizadas em duas quintas-feiras seguidas cuja duração foi de uma hora cada. Ao final da segunda sessão foi aplicado um questionário aos participantes com perguntas objetivas acerca do projeto, melhoria da qualidade de vida antes e depois da ação. Afirmam que as intervenções contribuem ótimo para a comunidade interna da Unidade Básica de Saúde 83%; afirmam que as intervenções contribuem para seu bem-estar e qualidade de vida no trabalho 100%; afirmam que seria ideal que houvesse a continuidade do projeto 100%. Conclui-se que a prática de yoga se revela fundamental para a promoção do bem-estar e que ela é cada vez mais reconhecida pela busca de qualidade de vida, em especial no ambiente de trabalho.</p>2025-08-11T13:52:41-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10449FLIPA AL ESPAÑOL: DIVULGAÇÃO DO CURSO DE LETRAS ESPANHOL E IMPLEMENTAÇÃO DA LEI DE OFERTA DA LÍNGUA ESPANHOLA NAS ESCOLAS DO PARANÁ2025-08-11T15:04:42-03:00Marcela Freitas Ribeiro Lopesmarcela@unicentro.brAdriana Binati Martinezabmartinez08@gmail.com<p>Este relato de experiência visa apresentar um projeto de extensão que tem como objetivo divulgar o curso de Letras Espanhol da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – UNICENTRO no ensino básico da cidade de Irati e auxiliar no processo de implementação da Lei de oferta do espanhol nestas escolas, naquilo que é de competência da universidade pública, na condição de parceira para entender essa política educacional. Para atingir tal objetivo, desenvolveu-se oficinas de língua espanhola nas escolas e buscou-se espaço de diálogo com o Núcleo Regional de Educação (NRE) da cidade de Irati e com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR). O trabalho realizado contribuiu para a implementação da Lei e, ao envolver os futuros professores de espanhol nas ações de divulgação do curso de Letras Espanhol, contribuiu para uma formação crítica em relação à sua profissão.</p>2025-08-11T13:54:24-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensão