https://revista.unitins.br/index.php/extensao/issue/feed Revista Extensão 2025-11-07T09:10:00-03:00 Kyldes Batista Vicente rev.extensao@unitins.br Open Journal Systems <p>A Revista Extensão, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), tem o objetivo de publicar artigos, entrevistas, resenhas e relatos de experiência de <strong>Extensão Universitária</strong> nas áreas temáticas de Extensão: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; Trabalho. Na avaliação qualis 2017-2020, ela foi avaliada como B1.</p> <p>&nbsp;</p> https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/11088 EXPEDIENTE 2025-11-05T15:51:55-03:00 Leonardo Lamim Furtado leonardo.lf@unitins.br 2025-11-05T14:59:57-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Extensão https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/11089 EDITORIAL 2025-11-05T15:52:05-03:00 Maria Tereza Ribas Sabará maria.sabara@afya.com.br <p>A extensão universitária em saúde, desenvolvida no âmbito da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Palmas (Afya Palmas), constitui-se como dimensão fundante da vida acadêmica, indissociável do ensino e da pesquisa, e deve ser compreendida não apenas como prática de intervenção, mas como campo de reflexão crítica sobre o lugar da universidade na sociedade contemporânea. Ao reunir neste dossiê experiências diversas, envolvendo públicos e metodologias igualmente heterogêneos, abre-se não apenas um espaço de sistematização, mas também de interrogação: o que, afinal, significa produzir conhecimento em diálogo direto com territórios atravessados por desigualdades históricas?</p> 2025-11-05T15:01:44-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Extensão https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/11045 EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM SAÚDE INDÍGENA: EXPERIÊNCIAS DO PROJETO CONEXÃO SAÚDE – XERENTE EM TOCANTÍNIA (TO) 2025-11-07T09:06:02-03:00 Maria Tereza Ribas Sabará maria.sabara@afya.com.br Gustavo Goulart Oliveira gustavo.goulartoliveira22@gmail.com Marjorie Victoria Santos Maione marjoomaione@gmail.com Ana Caroline Machado Costa Castro anacarolinem.to@hotmail.com Vitória Dothling Linhares vitdoth@gmail.com Jéssica Fernandes Nominato jessica.nominato@afya.com.br <p>O presente relato descreve o Projeto de Extensão Conexão Saúde – Xerente, realizado na Aldeia Nova Mrãiwahâ, em Tocantínia-TO, com o objetivo de integrar práticas biomédicas e saberes tradicionais no cuidado à saúde indígena. A metodologia foi construída de forma interdisciplinar e interinstitucional, envolvendo estudantes, professores, lideranças locais e órgãos públicos. Foram ofertados atendimentos médicos e odontológicos, ações educativas e serviços sociais. No total, realizaram-se 276 cortes de cabelo, 250 distribuições de kits de higiene bucal, 60 atendimentos odontológicos, 25 consultas clínicas, 65 consultas oftalmológicas, 30 consultas ginecológicas e 126 triagens de hipertensão, diabetes e desnutrição infantil. Os resultados evidenciam impactos tanto quantitativos, com a ampliação do acesso a cuidados e serviços, quanto qualitativos, com fortalecimento de vínculos interculturais e formação humanizada dos estudantes. Conclui-se que a ação extensionista contribuiu para a redução de desigualdades em saúde, demonstrando a relevância da extensão universitária como prática transformadora e promotora de cidadania.</p> 2025-11-05T15:03:34-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Extensão https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/11061 PROMOÇÃO DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM TEA POR MEIO DE UMA PLATAFORMA DIGITAL 2025-11-05T15:52:29-03:00 Anna Lívia Carreiro Rocha annaliviacarreirorocha@gmail.com Maria Tereza Ribas Sabará maria.sabara@afya.com.br Franciele Pires Justo Leão francielepires86@gmail.com Walter Cardoso de Brito waltercardosodebritomed@gmail.com <p>A vulnerabilidade informacional de famílias de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) compromete o acesso a direitos garantidos por lei, especialmente em contextos de baixa acessibilidade jurídica, como no Tocantins. O projeto de extensão “Divergentes, mas Iguais” propôs o desenvolvimento de uma plataforma digital com linguagem acessível, reunindo legislações federais, estaduais e municipais sobre o tema. Utilizou-se metodologia mista, com revisão normativa, visitas a instituições públicas e validação participativa com familiares de pessoas com TEA. A plataforma, organizada em eixos temáticos (educação, saúde, benefícios assistenciais e transporte/lazer), foi avaliada por meio de roda de conversa com usuários, que confirmaram sua relevância, aplicabilidade e clareza. Os resultados evidenciam o potencial das tecnologias digitais como ferramentas de democratização da informação e fortalecimento da cidadania. A experiência reafirma o papel da extensão universitária na promoção de inclusão social e redução das desigualdades informacionais no campo da saúde.</p> 2025-11-05T15:05:35-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Extensão https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/11062 PROMOÇÃO DA SAÚDE RESPIRATÓRIA E CARDIOVASCULAR EM EVENTOS ESPORTIVOS: RELATO DE AÇÃO EXTENSIONISTA COM CORREDORES DE RUA 2025-11-07T09:10:00-03:00 Milena Rabelo Siqueira Santana milenarabelosiqueira@gmail.com Yasmin Leão Tormin Borges Yasmintormin@gmail.com Gabriella Ferreira Debiazzi gabrielladebiazzi@gmail.com Jéssica Fernandes Nominato jessica.nominato@afya.com.br <p>Em Palmas‑TO, a estiagem e a baixa umidade elevam riscos cardiorrespiratórios em atividades ao ar livre. Descrever a implementação e os aprendizados de uma ação extensionista de triagem fisiológica e aconselhamento em corrida de rua. Relato descritivo realizado na Meia Maratona das Praias (17/09/2023) com amostragem por conveniência de corredores ≥18 anos. Pré‑largada, aferiram‑se pressão arterial (PA), frequência cardíaca (FC), saturação periférica de oxigênio (SpO₂) e pico de fluxo expiratório (PFE), seguidas de devolutiva e orientação breve. Resultados: Foram avaliados 22 corredores (22–59 anos; 5, 10 e 21 km). A operação mostrou‑se factível no tempo disponível e identificou casos com valores fora de pontos de corte operacionais, motivando orientações e encaminhamentos. Interações favoreceram consciência sobre clima seco e qualidade do ar. A iniciativa é replicável e contribui para prática mais segura e formação discente; recomenda‑se padronizar registros ambientais e indicadores educativos.</p> 2025-11-05T15:07:39-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Extensão https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/11063 CUIDANDO DE QUEM CUIDA: EXPERIÊNCIA EM SAÚDE MENTAL COM MÃES DE CRIANÇAS AUTISTAS 2025-11-05T15:52:38-03:00 Gabriela Zago Garcia garielazagogarcia@gmail.com Dandara Rayane da Silva de Melos dandamelos@gmail.com Izadora Tavares Farias izadorafarias1234@gmail.com Yasmim Mendes Cronemberger yasmim_mc@icloud.com Maria Rita Pimentel Valente Lima mariaritapvl@gmail.com Bruna Gomes de Castro brunagomes15021@gmail.com Mateus Miranda de Souza mateus.juliana41@gmail.com Luciana Pereira Colares Leitão colaresluciana@gmail.com <p>Este relato de experiência apresenta a implementação de um projeto de extensão curricular voltado para mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), desenvolvido por acadêmicos do curso de Medicina de Palmas/TO. O objetivo foi oferecer um espaço de acolhimento, promovendo bem-estar, descontração e troca de experiências, ressaltando a importância do autocuidado para essas mães. A metodologia envolveu revisão teórica, visitas à instituição e validação participativa por meio de rodas de conversa e oficinas recreativas com as mães atendidas. Os resultados evidenciaram a sobrecarga emocional, física e social vivenciada por essas mulheres, destacando lacunas no autocuidado e no acesso a apoio psicológico. As rodas de conversa revelaram a relevância da escuta e do suporte social como fatores de proteção frente ao sofrimento. O projeto demonstra a necessidade de políticas públicas inclusivas e reafirma o papel transformador da extensão universitária na promoção da saúde mental e da cidadania.</p> 2025-11-05T15:10:29-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Extensão https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/11064 SABOR DE SAUDADE: AFETIVIDADE NA TERCEIRA IDADE E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 2025-11-05T15:52:43-03:00 Lázaro Batista de Castro Neto lazaronetoo@gmail.com Melissa Aguiar dos Reis melissareisaguiar@gmail.com Isabella Lara Rodrigues Araújo bella.s.a.r.b@gmail.com Antônio Jackson da Silva Agra jacksonagra04@gmail.com Heloísa Fernandes de Andrade heloisaandrade450@gmail.com Luciana Pereira Colares Leitão colaresluciana@gmail.com <p>O sabor pode atravessar o tempo e resgatar memórias esquecidas. Uma refeição simples pode evocar lembranças da infância, de encontros familiares ou de entes queridos já falecidos. A alimentação, portanto, transcende a nutrição, configurando-se como um ato carregado de significados afetivos, culturais e sociais. Com base nessa perspectiva, acadêmicos de Medicina de Palmas/TO desenvolveram um projeto de extensão curricular com idosos frequentadores do Parque da Pessoa Idosa. A atividade iniciou-se com um momento de escuta, mediado por uma psicóloga, sobre a relação entre afeto e comida e as memórias que dela emergem. Em seguida, os idosos participaram de uma roda de trocas, degustando pratos preparados pelos estudantes e suas famílias. Por fim, os participantes compartilharam receitas, reunidas em um livro intitulado <em>Sabor de Saudade</em>. Assim, a extensão universitária mostrou-se capaz de fortalecer laços, cultivar memórias e expandir o conhecimento para além dos muros acadêmicos.</p> 2025-11-05T15:13:40-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Extensão https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/11072 SAÚDE MENTAL E HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO EM HEMODIÁLISE: RELATO DE EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA 2025-11-05T15:52:47-03:00 Herik Soares Farias heriksoaresf@gmail.com Camila Araújo Coelho camilaaraujo07@gmail.com Hiago Sebastião de Souza hiagosouzas@gmail.com Luana de Paula Martins luanapaulamartins15@gmail.com Lucas Nathan Evangelista de Oliveira natthanssilvaa@gmail.com Maria Clara Honório Silveira clarinhahonorio@hotmail.com Rhuan Kalebe Sales rhuan.kalebe@gmail.com Luciana Pereira Colares Leitão colaresluciana@gmail.com <p>A experiência extensionista realizada com pacientes renais crônicos em hemodiálise na Fundação Pró-Rim teve como propósito promover a saúde mental e o bem-estar por meio de atividades humanizadas, lúdicas e interativas. A metodologia incluiu o uso de figuras (emojis) para expressão simbólica de emoções e a implementação de uma biblioteca com mais de 100 livros, favorecendo momentos de lazer e estímulo cognitivo. Participaram 42 pacientes, sendo 33 efetivamente engajados; destes, 21 relataram humor feliz, 10 humor indiferente e 2 tristezas. Os resultados demonstraram impacto positivo na valorização subjetiva dos pacientes, fortalecendo vínculos interpessoais e a humanização do cuidado em hemodiálise. Além disso, a prática contribuiu para a formação acadêmica dos estudantes envolvidos, reforçando o papel da extensão universitária como promotora de cidadania, transformação social e integração de saberes.</p> 2025-11-05T15:16:23-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Extensão https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/11074 ARTE, CUIDADO E ENVELHECIMENTO ATIVO: EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO EM SAÚDE COM IDOSOS EM PALMAS-TO 2025-11-05T15:52:52-03:00 Rafaella de Melo Campos Martins rafaellademelocampos@gmail.com Lara de Melo Campos larameloc@hotmail.com Poliana Zaine de Souza polizainesouza@gmail.com Milena Rabelo Siqueira Santana milenarabelosiqueira@gmail.com Maria Eduarda Fugivara Kozerski mariaeduardafugivarakozerski@gmail.com Viviane Barbosa Lessa viviane.lessa@afya.com.br Maria Tereza Ribas Sabará maria.sabara@afya.com.br <p>O envelhecimento populacional impõe desafios à saúde integral da pessoa idosa. Este relato apresenta experiência de extensão em Palmas-TO que utilizou a arteterapia como dispositivo de promoção de saúde e sociabilidade. Entre março e setembro de 2025, 28 encontros semanais reuniram cerca de 30 idosos (presença média: 15–20) em oficinas de pintura, artesanato, música, dança e rodas de conversa. A coleta qualitativa baseou-se em observação participante e registros em diário de campo. Observou-se aumento de autoestima, pertencimento e integração social; redução referida de ansiedade/solidão; ganhos de atenção, memória e coordenação motora fina; e valorização de memórias, espiritualidade e saberes culturais. Houve predominância feminina e adesão variável, enfrentada com flexibilidade metodológica. Para os discentes de Medicina, a experiência fortaleceu competências de comunicação empática, escuta ativa e cuidado humanizado. Conclui-se que a arte é potente mediadora de cuidado coletivo, cidadania e envelhecimento ativo.</p> 2025-11-05T15:18:13-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Extensão https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/11075 ENTRE MÚSICA, AFETO E PERTENCIMENTO: PROMOVENDO O ENVELHECIMENTO ATIVO NO PROJETO DE EXTENSÃO MELODIDADE 2025-11-05T15:52:57-03:00 Suyane de Castro Vilas-Bôas suyanecastrovilasboas@gmail.com Gustavo Goulart Oliveira gustavo.goulartoliveira22@gmail.com Daniela Gutierrez Rodrigues danielagtzrds@gmail.com Luis Feitosa Florestan Fernandes lfflorestafeitosa@gmail.com Jéssica Fernandes Nominato jessica.nominato@afya.com.br <p>O projeto de extensão Melodidade foi desenvolvido no Parque da Pessoa Idosa, em Palmas – TO, com o objetivo de promover envelhecimento ativo e inclusão social por meio de atividades musicais, recreativas e intergeracionais. Entre fevereiro e novembro de 2024, foram realizados encontros quinzenais com média de 30 idosos participantes, conduzidos por estudantes de Medicina sob supervisão docente. As atividades incluíram oficinas de música e dança, gincanas, karaokê e eventos temáticos. Os resultados demonstraram impactos positivos na autoestima, no bem-estar e na socialização dos idosos, além de favorecerem a empatia, a escuta sensível e a formação cidadã dos discentes. O projeto revelou potencial transformador tanto para a comunidade quanto para a universidade, ao mesmo tempo em que destacou a necessidade de políticas públicas que ampliem o acesso e a continuidade de práticas culturais voltadas ao envelhecimento ativo.</p> 2025-11-05T15:20:42-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Extensão https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/11076 ENTRE CLÍNICA E COMUNIDADE: VIVÊNCIAS EXTENSIONISTAS EM SAÚDE BUCAL NO CONTEXTO RURAL 2025-11-05T15:53:02-03:00 Kézia Ferreira Ramos keziaramos726@gmail.com Vitória Dothling Linhares vitdoth@gmail.com Ana Aurora Severino Nunes anaauroranunes23@gmail.com Maria Tereza Ribas Sabará maria.sabara@afya.com.br <p>Este relato de experiência apresenta uma ação de extensão universitária em saúde bucal realizada no município de Monte do Carmo – TO, com foco no atendimento de populações rurais em situação de vulnerabilidade. A iniciativa envolveu professores, estudantes e um egresso do curso de Odontologia, articulados em parceria com instituições locais. As atividades contemplaram triagem, atendimentos clínicos, procedimentos básicos e educativos, além da distribuição de kits de higiene bucal. Ao todo, foram assistidos mais de 60 pacientes e entregues cerca de 80 kits. A experiência evidenciou limitações estruturais e a necessidade de insumos como desafios característicos das ações extensionistas de prestação de serviços, mas mostrou que o trabalho em rede e a cooperação institucional são estratégias fundamentais para sua viabilidade. Do ponto de vista formativo, a ação contribuiu para o desenvolvimento de competências técnicas, sociais e éticas, aproximando os acadêmicos da realidade do SUS e reafirmando a extensão como espaço de integração entre universidade e comunidade.</p> 2025-11-05T15:22:26-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Extensão https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/11077 CONSULTÓRIO NA RUA EM PALMAS-TO: APRENDIZAGEM E DESAFIOS NA ATENÇÃO À POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA 2025-11-05T15:53:07-03:00 Walter Cardoso de Brito waltercardosodebritomed@gmail.com Júlia Pereira da Silva juliamindset@gmail.com Anna Clara Santos Carneiro Dourado anna.clara27.carneiro@gmail.com Vitória Dothling Linhares vitdoth@gmail.com Maria Tereza Ribas Sabará maria.sabara@afya.com.br Pollyanna de Ulhôa Santos pollyannaulhoa@hotmail.com <p>A população em situação de rua enfrenta barreiras históricas de acesso à saúde, o que torna necessária a criação de estratégias específicas na Atenção Primária. Este relato descreve e analisa criticamente a experiência de um projeto de extensão desenvolvido por acadêmicos de Medicina em parceria com a equipe municipal do Consultório na Rua (CnR) de Palmas-TO, realizado entre agosto de 2023 e junho de 2024. As atividades foram conduzidas de forma itinerante em diferentes territórios, incluindo ruas, praças, abrigos improvisados, Unidades Básicas de Saúde e Centros de Atenção Psicossocial, envolvendo atendimentos clínicos, ações de educação em saúde e a distribuição de alimentos, roupas e kits de higiene. Ao todo, foram realizados 20 atendimentos diretos, com impacto indireto em cerca de 500 pessoas, além da distribuição de 300 kg de alimentos e 100 kg de roupas. As narrativas dos usuários revelaram sofrimento, invisibilidade e resistência, ao mesmo tempo em que evidenciaram demandas de cuidado em saúde sexual, mental e de condições crônicas. Para os estudantes, a vivência extensionista possibilitou aprendizagens formativas que extrapolaram a prática clínica, desenvolvendo competências em empatia, comunicação e interprofissionalidade, bem como a compreensão crítica dos determinantes sociais da saúde. Entre os desafios, destacaram-se a insuficiência de recursos, a dependência do voluntariado estudantil, a mobilidade dos usuários e fragilidades institucionais. Conclui-se que a articulação entre universidade e serviço ampliou o acesso e favoreceu a formação cidadã e crítica, embora a efetividade da estratégia dependa de financiamento estável, valorização das equipes multiprofissionais e fortalecimento da gestão intersetorial.</p> 2025-11-05T15:24:22-03:00 Copyright (c) https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9747 AVALIAÇÃO DE PROJETO DE EXTENSÃO COMO AGENTE MOTIVACIONAL PARA O INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SEROPÉDICA -RJ 2025-11-05T15:53:12-03:00 Manuela Rodrigues Lopes manuelalopes268@gmail.com Matheus Jardim dos Santos jardimsmatheus@gmail.com Vanessa Maria Basso vanessabasso@ufrrj.br <p>O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a principal forma de ingresso para estudantes no ensino superior no Brasil. Originalmente voltado à avaliação do ensino médio, o ENEM passou a ser usado no Sistema de Seleção Unificada (SISU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e convênios com instituições internacionais. Entretanto, nos últimos anos a adesão a prova e ao ensino superior diminuiu, em partes como reflexo da pandemia do Covid-19. O Projeto Semeando o Futuro, implementado em Seropédica - RJ, buscou entender e fortalecer o interesse dos alunos das escolas públicas para o ENEM. &nbsp;Para avaliação foram utilizados dados de questionários sobre familiaridade com o exame, intenções de vestibular e efeito da pandemia nos estudos. Os resultados indicaram que o projeto obteve impacto positivo, com o grupo PET Floresta exercendo papel motivador. Recomenda-se expandir e intensificar projetos semelhantes no município, de forma a ampliar a motivação dos alunos em buscar o ensino superior.</p> 2025-11-05T15:26:41-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Extensão https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8548 ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA AO PACIENTE COM HANSENIASE: RELATO DE EXPERIÊNCIA 2025-11-05T15:53:17-03:00 Andressa Borges de Castro andressadecastroborges@gmail.com Estéfane Nunes de Castro estefanenunesdecastro@gmail.com Klênnyo Aguiar Pereira klennyoaguiar1@gmail.com Reobbe Aguiar Pereira enfreobbe@gmail.com Adriana Keila Dias adrianakeiladias@hotmail.com <p>Este trabalho trata-se de um relato de experiência realizado por duas discentes do Instituto Educacional de Santa Catarina- IESC em Guaraí- TO, a partir do caso clínico de uma paciente residente na região norte do Tocantins (Cerrado Tocantins Araguaia). Neste interim, foi desenvolvido esse relato com intuito de apresentar os efeitos da Hanseníase e a importância da investigação na atenção primária, além disso, foi elaborado um plano de cuidados e orientações para aliar com tratamento e providenciar uma melhor comodidade e saúde para o indivíduo, evidenciando a importância do caso clínico para a graduação. O estudo foi conduzido por meio da coleta de informações e avaliação física, com o objetivo de esclarecer e propor ações a serem implementadas pela equipe de enfermagem em relação às orientações definidas para o paciente com base nos diagnósticos identificados.</p> 2025-11-05T15:29:15-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Extensão https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9840 REFLEXÕES E APRENDIZADOS DIANTE DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE DURANTE A GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM 2025-11-05T15:53:38-03:00 Daiane Felipe de Brito daianefellype16@gmail.com Juvan da Cunha Ferreira juvanferreira.adv@gmail.com <p>No Brasil, o modelo de assistência à saúde tem passado por mudanças, os órgãos e profissionais de saúde, tem buscado meios de atender a população de forma holística buscando satisfazer suas necessidades, sendo as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) comumente utilizadas como método terapêutico. O objetivo deste relato de experiência é descrever as práticas de extensão realizadas com as PICS fora da instituição de ensino, onde o discente utilizou o conhecimento adquirido em sala de aula para realizar ações de assistência, promoção à saúde e prevenção de agravos, contribuindo no processo de saúde e qualidade de vida para a comunidade. Tendo como campo de extensão o Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e o Hospital Regional de Augustinópolis. As práticas desenvolvidas pelos acadêmicos tiveram grande aceitação pela comunidade, trazendo a reflexão da importância que a extensão tem durante o processo de formação na Universidade.</p> 2025-11-05T15:32:24-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Extensão https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10799 ENSINO EM SAÚDE PARA IDOSO DA COMUNIDADE: AÇÕES RECREATIVAS PARA MOTRICIDADE E FUNÇÕES COGNITIVAS 2025-11-05T15:54:24-03:00 Leticia Falchi leticia_falchi@icloud.com Marcia Regina Martins Alvarenga Mrmalvarenga@gmail.com <p>A Universidade Aberta da Melhor Idade é um projeto de extensão, desde 2014 que promove ações educativas voltadas para o envelhecimento saudável, qualidade de vida, cidadania, cultura e lazer de pessoas com mais de 55 anos. Objetivo: descrever as atividades lúdicas realizadas para desenvolver o potencial cognitivo e motor fino de pessoas idosas. Metodologia: as atividades lúdicas ocorreram uma vez por mês, no ano de 2024, no âmbito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e foram denominadas como o “Dia do Desafio”. As ações educativas seguem os princípios da Educação Gerontológica. Neste ano, foram realizados oito dias de desafio, sendo quatro por semestre. Resultados: 15 idosos participaram, maioria mulheres, com diferentes níveis de escolaridade e idades entre 62 e 88 anos. Seis atividades realizadas: desafio matemático com tabuleiro hexagonal; encaixe de recortes coloridos em matriz quadriculada; percorrer arcos numerados seguindo sequências; encaixe de peças geométricas; reorganização de tampas coloridas; e jogo da velha adaptado. Considerações finais: a diversidade metodológica permitiu abordagem interdisciplinar, contemplando aspectos pedagógicos, psicológicos e sociais. O uso de atividades lúdicas é essencial para um envelhecimento ativo e saudável.</p> 2025-11-05T15:34:11-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Extensão https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9428 LEITURA LITERÁRIA COMO AÇÃO NÃO OBRIGATÓRIA E O PROJETO DE EXTENSÃO CÍRCULO LITERÁRIO DE CIBERLEITURA 2025-11-05T15:54:30-03:00 Luama Socio luamasocio@yahoo.com.br Michelle Rafaela Rodrigues Duarte Milhomem michellerafaela282@gmail.com <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="pt-PT">O Círculo Literário de CiberLeitura é um projeto de extensão do curso de Letras da Unitins, câmpus Araguatins, de fomento à prática da leitura através de meios digitais, que responde à necessidade, levantada por trabalhos acadêmicos do próprio câmpus, de difundir o hábito da leitura de forma prazerosa, não obrigatória, entre os cidadãos em geral.</span></span></span> <span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: small;">C</span></span><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="pt-PT">om base em vivência, observações e estudos ao longo do ano de 2023, em que foram lidas 8 obras literárias temos, aqui, o objetivo de apresentar reflexões e resultados sobre aspectos importantes do fomento à prática da leitura literária não obrigatória. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: small;">O Círculo utiliza as potencialidades de interatividade das plataformas cibernéticas e a disponibilidade das obras clássicas através de meios digitais, realizando um programa de leitura mensal, associado a debates e trocas de informações pelo </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: small;"><em>Instagram</em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: small;">, </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: small;"><em>Tik Tok</em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: small;">, </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: small;"><em>Facebook</em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: small;">, </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: small;"><em>Whatsapp</em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: small;"> e </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: small;"><em>Google Meet</em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: small;">.</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="pt-PT">Rompe-se assim com a imagem elitista, tanto da literatura, quanto do leitor</span></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="pt-PT">.</span></span></span></span></p> 2025-11-05T15:35:54-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Extensão