https://revista.unitins.br/index.php/extensao/issue/feed Revista Extensão 2025-08-11T15:04:46-03:00 Kyldes Batista Vicente rev.extensao@unitins.br Open Journal Systems <p>A Revista Extensão, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), tem o objetivo de publicar artigos, entrevistas, resenhas e relatos de experiência de <strong>Extensão Universitária</strong> nas áreas temáticas de Extensão: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; Trabalho. Na avaliação qualis 2017-2020, ela foi avaliada como B1.</p> <p>&nbsp;</p> https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10907 EXPEDIENTE 2025-08-11T15:02:55-03:00 Leonardo Lamim Furtado leonardo.lf@unitins.br <p>.</p> 2025-08-11T12:35:54-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Extensão https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10908 EDITORIAL 2025-08-11T15:02:57-03:00 Kyldes Batista Vicente kyldes.bv@unitins.br Soely Kunz Cericatto soely.kc@unitins.br Andreia Luiza Dias andreia.ld@unitins.br Fredson Vieira Costa fredson.vc@unitins.br Láisa Giseli Neiva Leite laisa.gn@unitins.br Ana Clara Alves Farias ana.af@unitins.br <p>O volume 3 da Revista de Extensão da Proex/Unitins, referente ao ciclo 2023/2024 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão (PIBIEX), da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex/Unitins). reúne relatos de experiências que reafirmam o compromisso da universidade pública com a transformação social, a promoção dos direitos e o desenvolvimento sustentável. As ações apresentadas são expressões vivas da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, em consonância com os princípios constitucionais da educação superior brasileira e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.</p> 2025-08-11T12:37:32-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Extensão https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10331 MANUAL TÉCNICO DE IDENTIFICAÇÃO DE PERCEVEJOS E LEPIDÓPTEROS PRAGA DO CERRADO 2025-08-11T15:02:59-03:00 Karin Jacoby Riva karinjacoby@unitins.br Efrain de Santana Souza efrain.ss@unitins.br <p><span style="font-weight: 400;">A correta identificação de pragas agrícolas desempenha papel fundamental no manejo eficaz. Este Manual tem como objetivo atender um público específico de produtores, profissionais e estudantes da área agrícola, que possuem em sua vivência o contato direto com insetos-praga na agricultura e por meio deste, podem realizar uma identificação assertiva, a qual se mostra um importante passo para o manejo de pragas agrícolas. Esta ação consiste na coleta de pragas com maior incidência na região do cerrado, sua correta identificação por meio da morfologia e a apresentação das principais características das mesmas com inventário fotográfico ressaltando características descritas, sendo reunidos em um documento de simples acesso. A explanação deste foi realizada durante o período da AGROTINS 2024, onde foram recebidos grupos de alunos e profissionais da área da agronomia e produtores que receberam o Manual de forma digital. Em suma, o presente projeto apresenta grande relevância na comunidade agrícola local.</span></p> 2025-08-11T12:39:04-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Extensão https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10308 PROJETO SOLOS NA ESCOLA: AMPLIANDO A COMPREENSÃO DO SOLO E ESTABELECENDO CONEXÕES ENTRE A REDE ACADÊMICA E A COMUNIDADE 2025-08-11T15:03:02-03:00 Anne Caroline Alves Claro annecaroline@unitins.br Michele Ribeiro Ramos michele.rr@unitins.br <p>O relato aborda a contribuição do projeto "Solos na Escola" para a conscientização ambiental e o incentivo à adoção de práticas sustentáveis de manejo do solo, fortalecendo a relação entre ciência, educação e sociedade. Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2023, em Palmas-TO, foram realizadas atividades interativas e exposições didáticas, com a participação de diferentes públicos, incluindo estudantes, indígenas e produtores rurais. A metodologia utilizou abordagem qualiquantitativa, com aplicação de questionários para avaliar impacto e satisfação dos participantes. Os resultados evidenciaram alto nível de aprendizado e engajamento, destacando práticas como proteção do solo contra erosão e uso sustentável de seus recursos. Conclui-se que o projeto reforça a importância de integrar teoria e prática na educação sobre solos, contribuindo para a preservação ambiental e a disseminação de conhecimentos que geram impacto positivo em comunidades vulneráveis.</p> 2025-08-11T12:40:24-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Extensão https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10451 HORTICULTURA COMO ATIVIDADE OCUPACIONAL PARA MEMBROS DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO 2025-08-11T15:03:13-03:00 Sara Caroline de Souza sarasouza@unitins.br Danilo Marcelo Aires dos Santos danilo.ma@unitins.br Michele Ribeiro Ramos michele.rr@unitins.br João Lucas Ribeiro Alvino Lustosa de Sousa joaolucas@unitins.br <p>Trabalhos em lares de idosos mostram que o cultivo de hortas os torna mais úteis, prazerosos e comunicativos com visitantes. Além disso, demonstram conhecimento sobre práticas de cultivo, o que melhora a autopercepção da saúde e o humor após as aulas de horticultura. Esse projeto foi realizado em parceria com o Centro de Convivência do Idoso (CCI) da quadra 1002 Sul, em Palmas-TO. Nos encontros semanais (2 a 3 vezes), foram desenvolvidas atividades com acompanhamento de bolsistas e voluntários do curso de Engenharia Agronômica da Unitins, além de professores e coordenadores.Canteiros foram confeccionados, e os idosos demonstraram grande entusiasmo, pois a horta agregava ao cronograma do centro. No entanto, devido à dificuldade de estabelecer um local fixo para os canteiros, causada por obras no CCI, as atividades precisaram ser encerradas. Apesar disso, o projeto proporcionou aprendizado, interação e bem-estar aos idosos.</p> 2025-08-11T12:41:42-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Extensão https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10297 DESENVOLVIMENTO DE UM MECANISMO WEB PARA GESTÃO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL NA UNITINS 2025-08-11T15:03:16-03:00 João Victor Póvoa França joaovictorpfr@gmail.com Jeferson Morais da Costa jeferson.mc@unitins.br <p>Este trabalho desenvolve um software de gestão de propriedade intelectual voltado para programas de computador na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). O objetivo é suprir as necessidades da instituição na administração de ativos intelectuais, facilitando o registro, acompanhamento e proteção desses bens, além de fortalecer o ecossistema de inovação regional. A metodologia baseia-se em estudos realizados no curso de Sistemas de Informação, visando a criação de uma ferramenta que integre processos de registro e comercialização de tecnologia, promovendo maior eficiência e segurança jurídica. A plataforma beneficiará tanto a comunidade acadêmica quanto externa, incentivando a inovação na região.</p> 2025-08-11T12:42:59-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Extensão https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9381 A “DISFUNCIONALIDADE” DO ENSINO SUPERIOR E A RECONSTRUÇÃO DIALÓGICA COM A COMUNIDADE POR MEIO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO TALIAN 2025-08-11T15:03:21-03:00 Luis Marcello Bessa Maretti marettiluis@gmail.com Melissa Bertolini Rodrigues melissabertolini@hotmail.com Francis Kanashiro Meneghetti fkmeneghetti@gmail.com <p>Em tempos em que as críticas ao ensino superior se tornam cada vez mais frequentes, fruto da mimetização de países de capitalismo avançado que fazem parte do norte global, em um contexto de disciplinarização do objeto de estudo, orientado de modo exógeno, autorreferenciado, não dialógico e cientificista, o papel de um de seus pilares – a extensão universitária – demanda uma análise crítica-reflexiva. Como processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político, decorrente de uma ciência não neutra, integrada ao ensino e à pesquisa, a extensão universitária deve promover a interação entre a universidade e outros setores da comunidade através de uma relação de sujeitos, colaborando com a formação cidadã e profissional estudantil, bem como gerando benefícios à comunidade que dela participa. Nesse contexto, como forma de superação da “disfuncionalidade” universitária e recuperação da legitimidade do ensino superior, o presente artigo, através de uma abordagem qualitativa e com base no projeto de extensão denominado TALIAN LÍNGUA DE HERANÇA DA COMUNIDADE ITALIANA NA GRANDE CURITIBA, registrado junto a Universidade Federal do Paraná – UFPR, tem como objetivo, demonstrar como possível resultado a aptidão da extensão universitária como instrumento digno de reconstrução dialógica entre a universidade e a comunidade, contribuindo no desenvolvimento do campo em estudo.</p> 2025-08-11T12:44:23-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Extensão https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9412 TRÊS GOTAS POÉTICAS DE LITERATURA TOCANTINENSE 2025-08-11T15:04:00-03:00 Rubens Martins da Silva rubensliteratura@gmail.com <p>Este artigo apresenta a análise de obras literárias que fizeram parte dos estudos realizados no curso de extensão Diálogos Epistemológicos sobre Literatura Tocantinense e Escrita Científica (DELTEC). O curso cumpriu diretrizes da Pró-Reitoria de Extensão da Unitins e do Edital Proex nº 06/2023. Sob o enfoque da metodologia de base qualitativa, as três gotas poéticas analisadas corresponderam às seguintes obras literárias tocantinenses: a) <em>Banca exposta: a vida o trabalho dos feirantes de Palmas</em>, de Lauane dos Santos (2021); b) <em>A vida em quatro verbos: uma conversa sobre o essencial na vida</em>, de Marizan Di Carvalho (2021); c) <em>O que vi (e registrei) no caminho das águas</em>, de Súsie Fernandes Santos Silva (2023). Substancialmente, obras analisadas abordam o denso percurso poético organizado em contos, crônicas, narrativas de vida, poesia e fotografia e meio ambiente. À guisa reflexiva, as obras analisadas contemplam os elementos que caracterizam a literatura tocantinense porque correspondem a abordagens que tratam de aspectos regionais, bem como de autores residentes no estado do Tocantins.</p> 2025-08-11T12:46:28-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Extensão https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9943 ENFERMAGEM EM AÇÃO: PROMOVENDO SAÚDE ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR 2025-08-11T15:04:11-03:00 Anna Luiza Nunes annaluizanunes78@icloud.com Luiz Fernando Mendonça Aguiar luiz.aguiar@ufu.br Maria Thereza Assis Matos annaluizanunes78@gmail.com Stefany Santos Silva stefany.silva1@ufu.br Marcos Vinícius Rodrigues de Souza marcos.souza3@ufu.br Larissa de Avila Souza larissa.avila@ufu.br Ester Cristiny Silverio de Oliveira estercristiny@ufu.br William Zito de Sousa William.sousa@ufu.br Patrícia Costa dos Santos da Silva patriciacosta@ufu.br <p>A redução do consumo de alimentos frescos e o grande aumento no consumo de alimentos processados e ultraprocessados gera uma grande preocupação com a saúde pública atual. Com base na Política Nacional de Alimentação e Nutrição foi desenvolvida uma ação educativa intitulada “Saudavelmente”, realizada por estudantes de enfermagem em um ambulatório de atenção secundária, utilizando a metodologia de aprendizagem baseada em projetos. Assim, o presente estudo teve como objetivo relatar a experiência dos autores com o uso da metodologia aprendizagem baseada em projetos na elaboração de uma ação educativa em uma disciplina do curso de graduação em Enfermagem. Foram realizadas etapas como análise reflexiva, visita técnica, seleção de artigos científicos, elaboração do projeto educativo e implementação da ação educativa. Além disso, utilizou-se dinâmicas como "Você Sabia?" e "Mito ou Verdade" para interagir com os pacientes. Ao final do semestre letivo, a metodologia aprendizagem baseada em projetos mostrou contribuir para o crescimento acadêmico dos estudantes, por ampliar os conhecimentos, desenvolver habilidades de pesquisa e promover o contato com o público.</p> 2025-08-11T13:21:22-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Extensão https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8279 RODAS DE CONVERSA: ESTRATÉGIA DA TERAPIA OCUPACIONAL NA AMPLIAÇÃO DE CONHECIMENTOS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL EM PACIENTES COM TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR 2025-08-11T15:04:15-03:00 Marciel Dantas Carvalho leicram.pa@hotmail.com Ariana Campana Rodrigues arianacampanarodrigues@gmail.com <p>A Terapia Ocupacional utiliza diversos recursos em suas práticas de cuidado a pessoas com transtornos mentais. Entre eles, está a estratégia da Roda de Conversa (RC), que é uma metodologia participativa e uma prática de Educação em Saúde. Ela possibilita troca de experiências e diálogo horizontal entre cuidador e pacientes, promovendo novos conhecimentos e favorecendo o prognóstico. O presente artigo é fruto de uma pesquisa qualitativa interventiva, apresentando Rodas de Conversa como instrumento metodológico, através de uma intervenção no CAPS II de Palmas-TO. Partimos da hipótese de que o desconhecimento sobre o Transtorno Afetivo Bipolar causa grandes prejuízos na vida dos pacientes e compromete o processo da reabilitação psicossocial. O objetivo do estudo é compartilhar informações específicas sobre o TAB, ampliar o autoconhecimento e melhorar o prognóstico dos sujeitos participantes. Concluiu-se que os encontros proporcionaram interação entre os participantes, compartilhamento de experiências e que houve ampliação de conhecimentos sobre o TAB e a reabilitação psicossocial.</p> 2025-08-11T13:24:38-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Extensão https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9782 PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA ESTUDANTES ATENDIDOS PELO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - CAMPUS PARACATU 2025-08-11T15:04:17-03:00 Flávia Corrêa da Costa flaviacosta@iftm.edu.br Ana Carolina Melo dos Santos meloanacarolina15@gmail.com Larissa Nunes da Silva nunessilvalarissa36@gmail.com Álvaro Xavier Ribeiro alvaro.ribeiro@estudante.iftm.edu.br Higor Elias Lopes de Andrade higor.andrade@estudante.iftm.edu.br Maria Clara Galvão Gomes de Matos maria.matos@estudante.iftm.edu.br Natália Dias Queiroz natalia.queiroz@estudante.iftm.edu.br Adriano Elias adriano@iftm.edu.br Emerson de Andrade Câmara emerson@iftm.edu.br Rosa Maria Rodrigues Paes Vasconcelos rosapaes@iftm.edu.br Rui André da Silva Ribeiro ruiandre@iftm.edu.br Vanusa de Assis Silva Moura vanusa@iftm.edu.br <p>O projeto de extensão "Práticas de Educação Alimentar e Nutricional para Estudantes atendidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar - Campus Paracatu" ocorreu ao longo de 8 meses, iniciando em abril e encerrando em novembro de 2023. Foi desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) para cumprir as exigências da Lei nº 11.947 e da Resolução FNDE nº 06, visando promover a educação alimentar e nutricional (EAN). Utilizou-se de estratégias como murais temáticos, concursos de paródias nutricionais, atividades práticas e o uso das redes sociais, principalmente o Instagram, para disseminar informações nutricionais entre docentes e estudantes. As ações implementadas resultaram em uma maior conscientização sobre alimentação equilibrada, influenciando positivamente os hábitos alimentares da comunidade escolar e contribuindo para a construção de uma cultura alimentar mais saudável no ambiente do IFTM - campus Paracatu.</p> 2025-08-11T13:27:02-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Extensão https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10604 ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMARIA AO PACIENTE COM HANSENIASE: RELATO DE EXPERIENCIA 2025-08-11T15:04:21-03:00 Andressa Borges de Castro andressadecastroborges@gmail.com Estéfane Nunes de Castro estefanenunesdecastro@gmail.com <p>Este trabalho trata-se de um relato de experiência realizado por duas discentes do Instituto Educacional de Santa Catarina- IESC em Guaraí- TO, a partir do caso clínico de uma paciente residente na região norte do Tocantins (Cerrado Tocantins Araguaia). Neste interim, foi desenvolvido esse relato com intuito de apresentar os efeitos da Hanseníase e a importância da investigação na atenção primária, além disso, foi elaborado um plano de cuidados e orientações para aliar com tratamento e providenciar uma melhor comodidade e saúde para o indivíduo, evidenciando a importância do caso clínico para a graduação. O estudo foi conduzido por meio da coleta de informações e avaliação física, com o objetivo de esclarecer e propor ações a serem implementadas pela equipe de enfermagem em relação às orientações definidas para o paciente com base nos diagnósticos identificados.</p> <p>&nbsp;</p> 2025-08-11T13:28:26-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Extensão https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9516 PRODUÇÃO E CONTROLE DE QUALIDADE DE ÁLCOOL 70º INPM PARA ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DE COVID-19 2025-08-11T15:04:24-03:00 Natasha Diniz natashamelodiniz@hotmail.com Ana Braga anabraga.ufpb@gmail.com Nataly dos Santos natalyjp@gmail.com Pablo Moreira pablo_ntm@ctdr.ufpb.br André Reis andre_queiroga@yahoo.com.br Ana Almeida anapatriciab52@gmail.com Samara Brito samara.santos99@hotmail.com José Pereira zemarcelo.audio@gmail.com <p>O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência vivenciada durante o processo de produção, distribuição e controle de qualidade de álcool 70 ºINPM para abastecimento do setor público de serviço de alimentação de João Pessoa – PB, garantindo a manutenção de suas atividades com segurança em meio à pandemia da COVID-19. Foram avaliadas a qualidade do álcool gel comercializado em João Pessoa e a utilização dos produtos nas suas diversas formas de apresentação. Os extensionistas, com ajuda de doações de diversas entidades, conseguiram produzir aproximadamente 2000L de álcool líquido 70°INPM, envasados e rotulados de acordo com as normas da ANVISA. Este álcool foi destinado para os equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional. Na avaliação da qualidade dos álcoois em gel, observou-se que mais da metade dos produtos analisados estão com graduação alcóolica adequada. Com relação à utilização do álcool gel no comércio local, relatos apontam que o álcool em gel causava problema de entupimento nos <em>dispensers</em>, que inclusive era misturado com álcool líquido para evitar a situação.</p> 2025-08-11T13:45:31-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Extensão https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10224 PROJETO DE EXTENSÃO MELODIA MATERNA: RELATO DE EXPERIÊNCIA 2025-08-11T15:04:32-03:00 Francisco Dimitre Rodrigo Pereira Santos franciscodimitre@hotmail.com Ana Luísa Matos da Silva anamatos@unitins.br Anna Luyza de Azevedo Coelho luyzaazevedo@unitins.br Daniele dos Santos Feitosa danielefeitosa@unitins.br Kamilly Luz Dourado kamillylds@gmail.com Lídia Helena César dos Santos Ferreira lidiahelena@unitins.br Maria Júlia Martins Mendes Ribeiro juliamartins@unitins.br Maria Luiza Alencar Lima luizaalencar@unitins.br Naara Rayane Moura Cutrim rayanenaara@gmail.com <p>As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde são métodos tradicionais que buscam promover harmonia e equilíbrio no organismo, aliviando o estresse e aumentando o bem-estar geral. Como a gestação é um período repleto de transformações físicas, emocionais e sociais, que impõem novas demandas à mulher, as práticas como a meditação e a musicoterapia têm se mostrado eficazes no alívio do estresse gestacional, promovendo uma gravidez mais tranquila e saudável. Este estudo, teve como objetivo relatar a experiência tida na execução de um projeto de extensão sobre musicoterapia e meditação direcionadas especialmente às gestantes do município de Augustinópolis-TO. Os encontros ocorreram na Unidade Básica de Saúde IV, localizada no bairro São Pedro do município de Augustinópolis-TO. No primeiro encontro, utilizou-se a meditação como estratégia de conexão da mãe com o bebê e no segundo encontro, utilizou-se a musicoterapia. Em ambos, as gestantes inicialmente apresentaram uma resistência a participar, mas após o início da ação mostraram-se participativas. Os resultados observados evidenciaram o impacto positivo dessas práticas, com relatos de sentirem-se mais calmas e com uma com uma maior sensação de tranquilidade por parte das gestantes.</p> 2025-08-11T13:48:28-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Extensão https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9558 EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA GESTANTES: VIVÊNCIAS DE DISCENTES DE NUTRIÇÃO E PSICOLOGIA DO PET-SAÚDE EM UM MUNICÍPIO DO RECÔNCAVO DA BAHIA 2025-08-11T15:04:35-03:00 Ana Paula Costa Araújo paulacosaraana@gmail.com Adriane Café Barbosa adrianecafe1998@hotmail.com Carolina Nascimento Ribeiro carolinaribeiro18@aluno.ufrb.edu.br Marcos Venicius Gomes de Sá marcosvenicius@aluno.ufrb.edu.br Paula Hayasi Pinho phpinho@ufrb.edu.br Jerusa da Mota Santana jerusanutri@ufrb.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">Este Relato de experiência traduz as vivências dos discentes de nutrição e psicologia do Programa de Educação pelo Trabalho (PET-Saúde Gestão e Assistência) no planejamento e execução de grupos de Educação em Saúde para gestantes. Foram realizados 5 encontros com gestantes em formato de rodas de conversa, com frequência quinzenal e duração de 2h, no período de abril a maio de 2023 em uma Unidade de Saúde da Família (USF) do município de Santo Antônio de Jesus. Observou-se que o grupo promoveu ambiente acolhedor para as gestantes o que tornou possível elucidar dúvidas sobre gestação e trabalhar de forma interprofissional os temas relacionados à saúde, psicologia e nutrição. O grupo de Educação em Saúde (ES) com gestantes motivou a participação das usuárias, ratificando a importância da realização de grupos de gestantes nas USF, devido ao potencial de qualificar o cuidado, fortalecer o vínculo entre gestantes e a equipe de saúde e ampliação do conhecimento.</span></p> <p>&nbsp;</p> 2025-08-11T13:51:03-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Extensão https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10223 RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO: BEM-ESTAR EM FOCO, YOGA E MEDITAÇÃO NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE 2025-08-11T15:04:38-03:00 Francisco Dimitre Rodrigo Pereira Santos franciscodimitre@hotmail.com Bruna Queiroz Mello Aboim annavictoria.unitins@gmail.com Bruna Queiroz Mello Aboim brunaqueiroz357@gmail.com Eduardo Gabriel Dantas Silva eduardogabriel@unitins.br Heloisa Araujo Lira Carvalho heloisalira@unitins.br José Fernando Santos Sousa Guajajara josefernando@unitins.br Luiz Miguel Dias Queiroz luizmiguel@unitins.br Luiza Souto Alves luizasouto@unitins.br Sarah Regina Leandro Nogueira da Silva sarahrlns23@gmail.com Talícia Maria Alves Benício talicia.ma@unitins.br <p>O yoga é uma prática de exercícios (ásanas), meditações e respirações (pranayamas) que visam bem-estar nos níveis físico, mental, emocional e espiritual. A disciplina curricular de Extensão abraçou a ideia da oferta de práticas de yoga para os funcionários e funcionárias de Unidade Básica de Saúde Boa Vista. O objetivo deste estudo é relatar as ações desenvolvidas no projeto bem-estar em foco, yoga e meditação na unidade básica de saúde. Trata-se de um relato de experiência cuja realização visou oportunizar qualidade de vida e bem-estar em todas as instâncias aos funcionários e funcionárias. Nesse sentido, a modalidade ministrada foi a Hatha yoga cuja as sessões foram realizadas em outubro de 2024 sendo realizada a primeira aula com a participação de 08 funcionárias e a segunda com a participação de 6 funcionários e funcionárias. As sessões foram realizadas em duas quintas-feiras seguidas cuja duração foi de uma hora cada. Ao final da segunda sessão foi aplicado um questionário aos participantes com perguntas objetivas acerca do projeto, melhoria da qualidade de vida antes e depois da ação. Afirmam que as intervenções contribuem ótimo para a comunidade interna da Unidade Básica de Saúde 83%; afirmam que as intervenções contribuem para seu bem-estar e qualidade de vida no trabalho 100%; afirmam que seria ideal que houvesse a continuidade do projeto 100%. Conclui-se que a prática de yoga se revela fundamental para a promoção do bem-estar e que ela é cada vez mais reconhecida pela busca de qualidade de vida, em especial no ambiente de trabalho.</p> 2025-08-11T13:52:41-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Extensão https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10449 FLIPA AL ESPAÑOL: DIVULGAÇÃO DO CURSO DE LETRAS ESPANHOL E IMPLEMENTAÇÃO DA LEI DE OFERTA DA LÍNGUA ESPANHOLA NAS ESCOLAS DO PARANÁ 2025-08-11T15:04:42-03:00 Marcela Freitas Ribeiro Lopes marcela@unicentro.br Adriana Binati Martinez abmartinez08@gmail.com <p>Este relato de experiência visa apresentar um projeto de extensão que tem como objetivo divulgar o curso de Letras Espanhol da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – UNICENTRO no ensino básico da cidade de Irati e auxiliar no processo de implementação da Lei de oferta do espanhol nestas escolas, naquilo que é de competência da universidade pública, na condição de parceira para entender essa política educacional. Para atingir tal objetivo, desenvolveu-se oficinas de língua espanhola nas escolas e buscou-se espaço de diálogo com o Núcleo Regional de Educação (NRE) da cidade de Irati e com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR). O trabalho realizado contribuiu para a implementação da Lei e, ao envolver os futuros professores de espanhol nas ações de divulgação do curso de Letras Espanhol, contribuiu para uma formação crítica em relação à sua profissão.</p> 2025-08-11T13:54:24-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Extensão