https://revista.unitins.br/index.php/extensao/issue/feedRevista Extensão2025-02-07T11:10:50-03:00Kyldes Batista Vicenterev.extensao@unitins.brOpen Journal Systems<p>A Revista Extensão, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), tem o objetivo de publicar artigos, entrevistas, resenhas e relatos de experiência de <strong>Extensão Universitária</strong> nas áreas temáticas de Extensão: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; Trabalho. Na avaliação qualis 2017-2020, ela foi avaliada como B1.</p> <p> </p>https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10280EXPEDIENTE2025-02-07T09:20:32-03:00Kyldes Batista Vicentekyldes.bv@unitins.br2025-02-06T10:08:30-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10281EDITORIAL2025-02-07T09:16:40-03:00Daiane Maria de Genaro Chirolidaianechiroli@utfpr.edu.brAloysio Gomesasouza@utfpr.edu.brPatrícia Mara Gomespatriciagomes@utfpr.edu.br<p>O tema "A Contribuição da Extensão Universitária para uma Sociedade Sustentável e Inclusiva" evidencia o papel fundamental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Apucarana, em estabelecer uma conexão entre o saber acadêmico e as demandas da sociedade. Por meio de ações que abrangem as esferas política, social, cultural e educacional, a UTFPR reafirma a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, transformando conhecimento em impacto social. Essa perspectiva coloca a extensão como um processo de interação dinâmica, onde universidade e sociedade se tornam protagonistas de uma relação mutuamente transformadora.</p>2025-02-06T10:10:53-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10221PROJETO DE EXTENSÃO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE TRAJES CÊNICOS: AS CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN DE MODA2025-02-06T14:58:52-03:00Giulia Minosso de Almeida Pirozigiuliaminosso@alunos.utfpr.edu.brRosimeiri Naomi Nagamatsunaomi@utfpr.edu.brPatrícia Helena Campestrini Hargeratriciaharger@utfpre.edu.brJoão Pedro Novaesjoaonovaes@alunos.utfpr.edu.brJosiany Oenning Favoreto josianyo@utfpr.edu.brSamanda Bertipalha Amianti samandabertipalha@hotmail.com<p>Este artigo compila dados estudados e referenciados durante a produção de trajes cênicos no âmbito artesanal do projeto de extensão "Desenvolvimento Sustentável de Trajes Cênicos: Contribuições do Design de Moda", do curso de Design de Moda da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Apucarana. O objetivo é compartilhar os processos e resultados obtidos na confecção de trajes para três espetáculos que retratam obras barrocas e renascentistas, uma área do vestuário pouco explorada no curso. A partir de pesquisas bibliográficas, iconográficas e técnicas realizadas pelos discentes e orientadas pelos docentes. A aplicação da interprofissionalidade fomentou a pesquisa técnica e histórico-cultural de maneira dinâmica, através da adoção de conceitos inovadores, como o zero waste, proporcionando um ambiente de aprendizado integrador, no qual a criatividade e o gerenciamento desempenharam papéis fundamentais para a autonomia dos estudantes ao longo do projeto.</p>2025-02-06T11:44:18-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10227PROJETO ESCOLA NA UNIVERSIDADE2025-02-06T14:58:52-03:00Ana Laura Lira Soaresanalaurasoares@alunos.utfpr.edu.brJanaina Pianajanainapiana@utfpr.edu.brMarcia Cristina Alvesmarciaalves@utfpr.edu.brHalison Correia Goliashalisongolias@utfpr.edu.brFranciely Velozo Aragãofranciely.aragao@ufsc.brDaiane Maria De Genaro Chirolidaianechiroli@utfpr.edu.brFernanda Cavicchioli Zolafzola@utfpr.edu.br<p>Esse trabalho apresenta um relato do projeto "Escola na Universidade", cujo objetivo é promover a interação escola-academia. A iniciativa busca aproximar a teoria acadêmica da prática pedagógica, oferecendo atividades que promovem o desenvolvimento educacional e social dos participantes. A metodologia abrange a descrição das ações realizadas, os resultados alcançados e as reflexões sobre o impacto do projeto. O projeto demonstrou significativa contribuição para a formação dos alunos e para o fortalecimento do vínculo entre a universidade e a comunidade.</p>2025-02-06T11:46:41-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10238EXTENSÃO EM AÇÃO: CONSTRUINDO UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM PARCERIA COM UMA EMPRESA DE SERIGRAFIA2025-02-06T15:04:56-03:00Emilly Karoline Tonini Silvaemilly.karoline.tonini@gmail.comNátaly Gabrielly Siqueira Alvesnatygabrielly29@gmail.comVinícius Bonifácio Volantevinicius_volante05@hotmail.comJanaina Pianajanainapiana@utfpr.edu.brFernanda Cavicchioli Zolafzola@utfpr.edu.brMárcia Cristina Alvesmarciaalves@utfpr.edu.brMarcelo Capre Diascapre@utfpr.edu.br<p>No contexto das pequenas empresas a inserção da gestão estratégica ainda é rara. E, um dos fatores que contribuem para a mortalidade das pequenas empresas é a falta de planejamento dos negócios e da capacitação em gestão empresarial. Diante disso, este relato tem como objetivo demonstrar a criação de um planejamento estratégico para uma pequena empresa de serigrafia por meio de um projeto de extensão da UTFPR Campus Apucarana. Utilizou-se ferramentas estratégicas, tais como: análise PESTEL, criação de cenários, análise das cinco forças de Porter, análise VRIO e análise SWOT para a elaboração do planejamento estratégico. A coleta de dados, para posterior análise, se deu por meio de entrevistas abertas realizadas com o proprietário da empresa e dados secundários. Ao final das análises construiu-se, juntamente com a assentimento da empresa, uma estratégia geral de crescimento para os próximos cinco anos da empresa e um plano de ação.</p>2025-02-06T11:48:21-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10240FUNDAMENTOS DE TECNOLOGIAS WEB: TRILHA DE PROGRAMAÇÃO PARA O NOVO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO DO PARANÁ2025-02-06T15:03:21-03:00Fernando Barretofbarreto@utfpr.edu.brDyana Grazielli Altomani Bragadyana.altomani@escola.pr.gov.brEstefane de Lima dos Santosestefane@alunos.utfpr.edu.brKauane dos Santos Vieirakauanevieira@alunos.utfpr.edu.br<p>A tecnologia computacional tem proporcionado grandes transformações na vida e relações do ser humano. No estado do Paraná, a difusão de disciplinas de programação no meio educacional implicou na necessidade de formação de professores para essas áreas tecnológicas. Este trabalho apresenta um relato de experiência de um projeto de extensão para capacitar os professores nos conceitos de linguagem de programação Web. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo exploratório, envolvendo os professores do Ensino Médio da rede pública de ensino. Os resultados obtidos mostraram que os professores desenvolveram a concentração na execução das atividades propostas e interação com as ferramentas de programação. A análise do corpus de pesquisa indicou que as atividades contribuíram para a aprendizagem e enriquecimento da prática pedagógica dos professores, desenvolvendo habilidades como identificação e seleção de estratégias para construção dos algoritmos, oferecendo-lhes oportunidade de pensar, discutir, reconhecer e desenvolver a lógica de programação, tornando assim o aprendizado mais significativo.</p>2025-02-06T11:50:09-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10242MODA SOLIDÁRIA: RELATO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA ENTRE O CURSO DE DESIGN DE MODA DA UTFPR E A REDE DE MULHERES SOLIDÁRIAS DE APUCARANA2025-02-06T12:29:00-03:00Lívia Laura Mattéliviamatte@utfpr.edu.brGabriela Martins de Camargo Gaiongabi@utfpr.edu.brRosimeiri Naomi Nagamatsunaomi@utfpr.edu.br<p>O projeto Moda Solidária, uma iniciativa de extensão curricular do curso de Design de Moda da Universidade Tecnológica Federal do Paraná em parceria com a Rede de Mulheres Solidárias de Apucarana, teve início em março de 2024. Surgindo em resposta a necessidades identificadas em 2023, o projeto visa promover a colaboração e apoiar a economia solidária, com foco na revitalização do setor de artesanato, principalmente o crochê. A proposta central é a criação conjunta de produtos entre artesãs locais e estudantes universitários, integrando conhecimento acadêmico e habilidades artesanais. Esta abordagem busca enriquecer a formação dos estudantes e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da comunidade. Em junho de 2024, um desfile de moda apresentou os primeiros produtos desenvolvidos, demonstrando os resultados iniciais desta colaboração entre universidade e comunidade local.<br><br></p>2025-02-06T11:53:08-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10243INICIAÇÃO A PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA PARA ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL 22025-02-06T15:03:19-03:00Felipe Venteu Raimundofelipe.dev22@gmail.comMauricio Eiji Nakaimauricionakai@utfpr.edu.brRubiane Ganascin Marquesrubianemarques@utfpr.edu.br<p>A robótica e a programação promovem o desenvolvimento de habilidades como resolução de problemas, pensamento crítico e criatividade. O presente trabalho traz um relato de experiência de um curso de introdução a programação e robótica utilizando a plataforma scratch, o kit Lego mindstorm EV3 e programação com kit arduino UNO 3. O curso foi aplicado para jovens com idades entre 11 e 14 anos. A experiência relatada destacou o aumento do interesse deles por áreas de STEM e a evolução na compreensão de robótica e programação. O curso mostrou-se adaptado às necessidades dos alunos e fomentou o interesse em carreiras tecnológicas. A abordagem prática e colaborativa promoveu habilidades sociais e de trabalho em equipe. Para os instrutores, o projeto ofereceu conceitos valiosos sobre práticas pedagógicas e adaptação às necessidades dos alunos. Embora surgissem desafios, como a diversidade do grupo e a complexidade dos projetos foram superadas essas dificuldades.</p>2025-02-06T11:56:14-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10245UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DE MATEMÁTICA COM UM COLÉGIO AGRÍCOLA NO PARANÁ2025-02-06T15:05:45-03:00Rodrigo dos Santos Veloso Martinsrodrigomartins@utfpr.edu.brJorge Felipe Wasichijorgewasichi.2023@alunos.utfpr.edu.brRicardo de Almeida Simonricardoalmeida@utfpr.edu.br<p>Neste trabalho é relatada a experiência de extensão do Campus Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná com o Colégio Agrícola Manoel Ribas, instituições que estabeleceram uma parceria por meio de um projeto de extensão cujo objetivo é contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de matemática por meio de atividades de Matemática conduzidas por discentes de engenharia do projeto, cuja formação social, comunicação e trabalho em equipe também esperava-se impactar positivamente. É relatado o desenho do projeto, que inclui monitorias tradicionais de resolução de exercícios e atividades de matemática baseadas em problemas relevantes da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), em particular problemas da área aǵricola, foco do curso técnico da escola parceira. São apresentados os sucessos e dificuldades na implementação do projeto, além de resultados quantitativos das atividades conduzidas. Conclui-se que o projeto foi bem-sucedido em sua fase inicial de implementação.</p>2025-02-06T11:58:18-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10248RELATO DE EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA: DIVULGAÇÃO POÉTICA PELA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ2025-02-06T15:05:45-03:00Ana Cristina Fernandes Pereira Wolffanafernandes@utfpr.edu.brMariana Pedroso Navesmari.pedrosov@gmail.comGustavo Avelino da Silvagustavoavelino123456789@gmail.comAdriano Serafim Clementeadrianoserafimclemente@gmail.comAmanda Santos Welteramandawelter@alunos.utfpr.edu.br<p>O projeto “Poesia Emoldurada”, vinculado ao Departamento Acadêmico de Humanidades da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, <em>campus</em> Apucarana, visa valorizar e divulgar o gênero poético, incluindo diferentes públicos. A ideia é tanto contribuir para a ampliação do público leitor de poesia quanto oferecer um espaço de visibilidade para novos poetas. Para tanto, o projeto recebe textos autorais, que são devidamente avaliados e encaminhados para composição artística e posterior publicação no <em>Facebook</em> e no <em>Instagram</em>. Os resultados têm sido exitosos e evidenciam a importância de iniciativas dessa natureza para democratizar o gênero poético e fazer circular arte e cultura no ciberespaço, contribuindo para a promoção da cidadania em sentido pleno. </p>2025-02-06T12:00:04-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8849A COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE TRABALHO E SEUS DESAFIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA UNIDADE DE SAÚDE BÁSICA NA CIDADE DE MANAUS2025-02-07T09:51:32-03:00Annelise Rodrigues do Nascimentoannelise.nasci@gmail.comClea de Andrade Costacleacosta208@gmail.comElizabete Amancio de Senna Silvaelizabetesennaa@gmail.comMaria Clara Lopes Nascimentomariaclara.manaus@gmail.comBreno de Oliveira Ferreirabreno@ufam.edu.brCaroline Pires Silva Limacarolpireslima369@gmail.comFabiana Mânica Martinsfabianamanica@ufam.edu.brKarla Ferreira de Limakflima33@gmail.com<p>O presente relato tem o objetivo de compartilhar a experiência na formação de um grupo de trabalhadores da saúde, com enfoque nos desafios da comunicação. O grupo foi desenvolvido pela colaboração entre participantes do PET-Saúde e trabalhadores de uma Unidade Básica de Saúde localizada na periferia de Manaus. Durante o desenvolvimento do projeto, foram conduzidos cinco encontros, nos quais a Comunicação Não-Violenta (CNV) foi utilizada como base teórico-reflexiva. Através dos encontros, buscou-se dar sentido às relações de comunicação entre os trabalhadores-usuários-gestores da unidade, construir estratégias de manejo em coletivo, potencializar a importância de um espaço de diálogo e gerar ressonâncias positivas na equipe. Os resultados obtidos indicaram a importância do diálogo e da aplicação da CNV na Atenção Primária, apontando possibilidades de repensar os modelos de comunicação no contexto da saúde e encontrar soluções para os desafios existentes.</p>2025-02-06T12:03:12-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9570PRÁTICAS EXTENSIONISTAS: VIVÊNCIAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS2025-02-07T09:57:33-03:00Jaqueline Biazusbiazusjaque@gmail.comMonique Dias Souzadiassouza.monique@gmail.comCarina Fior Postingher Balzancfpbalzan@gmail.comKleber Eckertkleber.eckert@bento.ifrs.edu.br<p>Este relato de experiência apresenta a realização de duas práticas ocorridas na disciplina Estágio Supervisionado - Projetos de Extensão do curso de Licenciatura em Letras, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - <em>Campus </em>Bento Gonçalves. Com este relato, objetiva-se evidenciar a relevância da extensão na formação acadêmica dos estudantes, bem como sua importância para a sociedade, destacando a atuação da instituição no atendimento às demandas verificadas junto à comunidade. Entre as atividades executadas, destacam-se o Curso de Língua Portuguesa para Imigrantes e Refugiados e a 7º Semana de Língua e Literatura no <em>Campus</em>. A realização das atividades compreendeu estudos teóricos, planejamento, produção de material didático e prática docente. Como resultados, os alunos-estagiários puderam vivenciar como ocorre a extensão na prática e como essas ações acrescentam à formação acadêmica, profissional e pessoal. Além disso, puderam empregar o conhecimento acadêmico adquirido no atendimento às demandas sociais.</p>2025-02-06T12:05:33-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8528MÃOS & PROSA: DISCUSSÕES SOBRE TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO EM/PARA LIBRAS COM A COMUNIDADE ACADÊMICA DA UFPE2025-02-07T10:03:13-03:00Adriana Moreira de Souza Corrêaadriana.moreira@professor.ufcg.edu.brEgle Katarinne Souza da Silvaeglehma@gmail.comJosé Arnor de Lima Júniorjosearnor.lima@ufpe.br<p>O trabalho do Tradutor Intérprete da Língua Brasileira de Sinais/Português tem especificidades que precisam ser de conhecimento do ouvinte para que haja a promoção deste serviço de acessibilidade ao surdo. Assim, este texto tem como objetivo relatar a experiência de promoção de uma ação de extensão no formato de evento que discutiu o papel e as especificidades deste profissional. Foram realizadas duas mesas redondas, três palestras, uma apresentação cultural e uma oficina que contribuíram para a reflexão sobre a tradução e interpretação nesta língua de sinais. A proposta proporcionou aos estudantes que participaram da organização a vivência de participar da equipe executora de um evento, aos profissionais das várias instituições parceiras a trabalharem juntos e socializarem as angústias e formas de superação das dificuldades e ao público a ampliação do conhecimento sobre a temática.</p>2025-02-06T12:08:31-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8205AÇÕES EDUCATIVAS EM AGROECOLOGIA NAS ESCOLAS DO CAMPO EM BRASIL NOVO, PARÁ2025-02-07T10:06:48-03:00Carla Giovana Souza Rochacrocha@ufpa.brAlanne Rainer Rosa Nascimentoalannejoaojose@gmail.comMaristela Marques da Silvastela@ufpa.br<p>O objetivo desse relato de experiência é discutir sobre as práticas pedagógicas utilizadas nas ações agroecológicas na Escola Cabanagem e Escola Olavo Bilac da Vicinal da Dez do município de Brasil Novo, Pará. As ações educativas do projeto “Agroecologia nas escolas do Campo na microrregião de Altamira” foram realizadas com base em práticas pedagógicas que envolvessem e sensibilizassem os alunos, através de questionamentos que despertassem novos conhecimentos e o senso crítico sobre suas próprias práticas. Para isso foi realizado o planejamento em coletividade, envolvendo os professores das escolas e a equipe do projeto, sendo utilizados materiais pedagógicos que buscavam despertar o interesse dos alunos, a partir das suas próprias experiências de vida na comunidade e no desenvolvimento das atividades agrícolas. As ações tiveram continuidade nas escolas com a retomada da horta e realização de documentário sobre a atividade.</p>2025-02-06T12:12:05-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8718PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR COM PACIENTE PORTADORA DE NEUROPATIA CRÔNICA E MÚLTIPLAS VULNERABILIDADES: POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES2025-02-07T10:15:38-03:00Daíse Moreira dos Reisgodinhogabriel75@hotmail.comDavid William Lima Marquesdavidwilliam@unitins.brGabriel Alves Godinhogodinhogabriel75@hotmail.comGabriela Moreira da Silvagabrielamoreira@unitins.brMariana Borges Sodré Lopesmariana.bs@unitins.br<p>O presente estudo relata a experiência de um Projeto Terapêutico Singular (PTS) para uma paciente portadora de múltiplas vulnerabilidades, elaborado a partir do resultado da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar, executado em um município no Bico do Papagaio, Tocantins, centrado em uma família atendida por uma Unidade Básica de Saúde (UBS), ao longo do primeiro semestre do ano de 2023. Durante o desenvolvimento desse PTS, seguiram-se as etapas de Diagnóstico Situacional, de Definição de Metas, de Divisão de Responsabilidades e, por fim, de Reavaliação. Com isso, foi possível aproximar o conhecimento teórico adquirido em sala de aula da realidade vivenciada no campo prático da APS. O PTS se mostrou uma ferramenta de extrema importância no tocante às concepções de cuidado em saúde, quando aplicado corretamente, pois, através dele, foi possível elaborar intervenções baseadas nas demandas em saúde de cada usuário.</p>2025-02-06T12:13:54-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8559ADEQUAÇÃO DO AÇÚCAR EM PREPARAÇÕES PARA CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR2025-02-07T10:15:37-03:00Maria Carla de Jesus Souzamariacarlasouza04@gmail.comThaiane Veiga Santosthaianeveiga1@gmail.comBeatriz Andrade Barretotriz.barreto.bb@gmail.com<p>É proibida a adição de açúcar em preparação ofertadas à crianças em idade pré-escolar que frequentam as creches públicas brasileiras. O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência vivenciada na execução de um plano de ação no âmbito da alimentação escolar. Se trata de um relato de experiência acerca de uma atividade desenvolvida em uma creche municipal, tendo como público-alvo as merendeiras. O plano de ação foi executado em três etapas: 1ª) roda de conversa, 2ª) análise sensorial e 3ª) execução de receita. Para embasar a discussão utilizou-se o Guia alimentar para brasileiros menores de dois anos e a Resolução número 6, de 08 de maio de 2020, do FNDE/PNAE. Foi uma experiência valiosa e significativa que agregou conhecimentos. As merendeiras reconheceram a importância da atividade, solicitando a expansão para todas as unidades escolares e para a responsável técnica do PNAE.</p>2025-02-06T12:18:18-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensãohttps://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9173CAMINHOS DA LEITURA: EDGAR ALLAN POE2025-02-07T11:10:50-03:00Daniel Serravalle de Sád.serravalle@ufsc.brAna Luiza Munizalcm1228@gmail.comMaria Fernanda Honórionandahonorio2205@gmail.comMarcelo E. V. F. Pedrozomarcelovieirapedrozo@gmail.com<p>A Rádio Ponto UFSC, webemissora do curso de Jornalismo da UFSC, que está no ar há 20 anos, funciona como projeto de extensão que se articula com o ensino e a pesquisa. Para o episódio piloto do programa Pontuando, entrevistamos o Prof. Dr. Daniel Serravalle de Sá, especialista em literaturas de língua inglesa, a respeito do grupo Caminhos da Leitura, dedicado ao estudo da obra de Edgar Allan Poe, uma ação de extensão vinculada às atividades de ensino e pesquisa do professor. Discute-se aqui o olhar extensionista como processo educativo, cultural e científico, as características centrais dos contos de Poe e os impactos do escritor estadunidense na literatura.</p>2025-02-06T12:24:58-03:00Copyright (c) 2025 Revista Extensão