https://revista.unitins.br/index.php/extensao/issue/feed Revista Extensão 2024-03-20T08:53:17-03:00 Kyldes Batista Vicente rev.extensao@unitins.br Open Journal Systems <p>A Revista Extensão, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), tem o objetivo de publicar artigos, entrevistas, resenhas e relatos de experiência de <strong>Extensão Universitária</strong> nas áreas temáticas de Extensão: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; Trabalho. Na avaliação qualis 2017-2020, ela foi avaliada como B1.</p> <p>&nbsp;</p> https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9443 EXPEDIENTE 2024-02-16T12:02:12-03:00 Leonardo Lamim Furtado leonardo.lf@unitins.br <p>.</p> 2024-02-16T11:34:28-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Extensão https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9442 EDITORIAL 2024-02-16T12:02:13-03:00 Kyldes Batista Vicente kyldes.bv@unitins.br Alessandra Ruita Santos Czapski alessandra.rs@unitins.br Andreia Luiza Dias andreia.ld@unitins.br <p>Começamos o ano de 2024 com um dossiê de Fluxo Contínuo da Revista Extensão! O periódico publicado pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Unitins (Proex-Unitins) conta com 15 manuscritos que discorrem sobre as práticas extensionistas na Unitins e em instituições de ensino superior brasileiras como a Universidade Federal de Viçosa (UFV); &nbsp;Faculdade de Balsas (Unibalsas);&nbsp; Centro Universitário do Maranhão (Ceuma);&nbsp; Universidade Federal de Roraima (UFRR);&nbsp; Universidade Federal do Tocantins (UFT);&nbsp; Universidade Santo Amaro ( Unisa);&nbsp; Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB);&nbsp; Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC); Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); &nbsp;&nbsp;&nbsp;Universidade do Estado de Mato Grosso ( Unemat); Universidade Federal de Goiás (UFG); Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB); e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).</p> 2024-02-16T11:35:45-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Extensão https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/7166 CUIDADO E MULHERES NEGRAS: UMA ANÁLISE SOBRE MATERNIDADE E AVOTERNIDADE NEGRA NA CIDADE DE VIÇOSA-MG 2024-02-16T12:02:15-03:00 Edilene de Cássia Jeronimo edilenejeronimo57@gmail.com <p align="justify">A maternidade, considerada plenitude, historicamente vincula a mulher à predestinação materna, impondo-lhe dedicação quase exclusiva à criança. Contudo, fatores de raça, classe e trabalho delineiam quem vivenciará a maternidade de maneira integral. Esta pesquisa focaliza a vivência da maternidade e avoternidade por mulheres negras, utilizando a escrevivência como metodologia. O estudo evidencia como construções históricas subalternizaram as mulheres negras, restringindo-as a papéis específicos, e destaca a interferência do trabalho nas esferas social, política e econômica. Mulheres negras enfrentam jornadas duplas e triplas, revelando desafios únicos à maternidade. O texto enfatiza a importância das funções sociais de mães e avós no desenvolvimento das crianças, ressaltando como a avoternidade pode representar um período de maior disponibilidade de tempo e afeto. Compreender as maternidades e avoternidades negras torna-se essencial para políticas mais inclusivas, destacando a necessidade contínua de pesquisas acadêmicas que valorizem e representem as experiências de mulheres negras, contribuindo para uma compreensão mais completa e empática desses papéis na sociedade brasileira.</p> 2024-02-16T11:37:25-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Extensão https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/7345 DE UMA EXPERIÊNCIA EMPÍRICA PARA UMA REFLEXÃO TEÓRICA 2024-03-20T08:53:17-03:00 Hedi Maria Luft hedi-mluft@educar.rs.gov.br Aires de Sousa Santos ayresousa700@gmail.com <p>Neste estudo o objetivo é compreender a relação teoria e prática a partir da problematização de experiências vivenciadas no Projeto Vida Feliz, as quais são analisadas com base em dois instrumentais: resiliência e filosofia clínica. Estes instrumentos contribuem para um percurso pedagógico integrativo desenvolvido nas seguintes etapas: anamnese, diagnóstico, plano de ação/plano terapêutico e intervenção interdisciplinar integrativa na prática pedagógica. A experiência é a base da reflexão para pensar e agir. O método é de abordagem qualitativa, baseado na sistematização de experiências, o que requer seguir um procedimento estratégico e planejado que preveja as variáveis do processo pedagógico. A relação teoria e prática exige, portanto, não só a integração de recursos, mas também de teorias e métodos para organizar, ordenar e sistematizar experiências de vida. Concluímos que a busca por novas ferramentas para o trabalho pedagógico permitiu o desenvolvimento de uma metodologia integrativa, uma melhor qualificação dos professores no projeto e, especialmente, o desenvolvimento positivo de habilidades de enfrentamento e melhoria do desempenho escolar das crianças e dos adolescentes.</p> 2024-02-16T11:38:48-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Extensão https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/7324 A TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL E A TERAPIA DE ACEITAÇÃO E COMPROMISSO NO TRATAMENTO DE ANSIEDADE, DEPRESSÃO E FOBIA SOCIAL: PRINCIPAIS TÉCNICAS 2024-02-16T12:02:20-03:00 Elida Kaline da Silva Alencar elidakaline33@gmail.com Dayse da Silva Chaves dayschaves@gmail.com <p>Nos últimos anos, é comum ouvir falar em transtornos de ordem psicológica, entre eles os que se apresenta com maior predominância são ansiedade, depressão, e a fobia social. Os transtornos de ansiedade englobam todos os transtornos que compartilham características de medo e ansiedade excessivos e perturbações comportamentais relacionadas. O objetivo principal deste trabalho é apresentar as principais técnicas de terapia cognitiva comportamental e terapia da aceitação e compromisso voltados aos transtornos de ansiedade, depressão e fobia social, comparando suas semelhanças e diferenças. Quanto ao método, trata-se de um estudo, metodológico de revisão integrativa da literatura, com proposta de apresentar as principais técnicas da terapia cognitiva da terceira geração utilizadas no tratamento de ansiedade depressão e fobia social. Quanto aos resultados, notou-se que mesmo com tantas informações a respeito do Terapia cognitiva comportamental e terapia de terceira geração, para o tratamento de ansiedade, depressão e fobia social ainda se tem poucos estudos. Todas essas técnicas são indispensáveis para a promoção da qualidade de vida as pessoas que estão em tratamentos psicológicos. Conclui-se que, o uso de tais técnicas, potencializam a qualidade de vida dos indivíduos que estão em tratamento psicológico, e conduz a serem protagonistas de suas próprias vidas.</p> 2024-02-16T11:40:18-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Extensão https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8334 A SENSIBILIZAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DAS DISCIPLINAS DE PRÁTICAS JURÍDICAS REAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA 2024-02-16T12:02:22-03:00 Douglas Verbicaro Soares douglas_verbicaro@yahoo.com.br <p>O presente artigo versa sobre a implementação de uma educação multidisciplinar direcionada para a formação em Direitos Humanos nas disciplinas de Práticas Jurídicas Reais, realizadas no Núcleo de Práticas Jurídicas e Defesa dos Direitos Humanos (NPJDH) em uma Universidade Pública no norte do país, em especial em Roraima. A proposta tem por objetivo aprimorar o ensino jurídico, complementado com práticas de extensão e pesquisa. Bases essas que representam pilares do tripé das universidades. Por esta razão, destaca-se que o NPJDH tem grande relevância para a formação humanizada dos discentes do curso de direito, que podem desenvolver suas técnicas profissionais para o exercício da carreira jurídica, contribuindo para a visibilização das ações realizadas no Núcleo e com o retorno à sociedade, por meio da atenção jurídica realizadas pelos discentes e, também, com a produção dos seus trabalhos científicos e ações de sensibilização em benefício de grupos vulneráveis, em especial em temas sensíveis de Direitos Humanos.</p> 2024-02-16T11:41:49-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Extensão https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8480 FATORES DE CONSUMO DE ALIMENTOS VERDES: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA 2024-02-16T12:02:24-03:00 Luana Quadros dos Santos luana.santos@ifto.edu.br Onésima Aguiar Campos Barreto onesima.aguiar@mail.uft.edu.br Magnny Maisy de Barros Carvalho Moreira magnnymaisy@mail.uft.edu.br Elineide Eugênio Marques emarques@mail.uft.edu.br <p>Identificar os fatores que influenciam nas decisões de consumo de alimentos verdes é questão importante para a promoção do consumo sustentável. Esta revisão, teve como objetivo principal identificar estes fatores a partir da análise de artigos acessados na base de dados Scopus. Dados demográficos como países, ano de publicação, palavras-chave e institucionais foram levantados. Os resultados identificaram 39 fatores agrupados em: fatores humanos, comerciais e ambientais que influenciam positiva ou negativamente o consumo de alimentos verdes. Dentre os fatores que possuem maior motivação estão: a preocupação com saúde e o ambiente, já entre os fatores que mais influenciam negativamente estão: o preço elevado e a indisponibilidade. Ressalta-se a necessidade de mais estudos com a finalidade de entender a correlação entre a conscientização ambiental e a escolha dos alimentos verdes, e assim contribuir para a disseminação do conhecimento acerca dos benefícios do consumo dos alimentos verdes para o ambiente.</p> 2024-02-16T11:43:08-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Extensão https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8742 POLÍTICAS PÚBLICAS, PROIBICIONISMO E REDUÇÃO DE DANOS: UM RESGATE DE LITERATURA 2024-02-16T12:02:27-03:00 Geovana Borges Soares geovanaborges@unitins.br Maria Tereza Ribas Sabará maria.ts@unitins.br <p><span style="font-weight: 400;">As políticas públicas são instrumentos que permitem a codificação de normas e valores sociais,&nbsp; reverberando diferentes interesses da população. Nesse sentido, as políticas acerca do combate e controle de álcool e outras drogas demonstram, bem como influenciam, a forma que se percebe o usuário de drogas. Assim, o presente trabalho propõe identificar os discursos a respeito das políticas públicas acerca de álcool e outras drogas, a partir da revisão de literatura. A partir do estudo empreendido, verificou-se que a política proibicionista é pautada na criação de um inimigo, o qual se confunde entre a substância caracterizada como droga e o indivíduo que a consome.&nbsp; Dessarte, havendo um perigo do qual deve a sociedade ser protegida, são criadas políticas de extermínio, agrupadas no que conhecemos como guerra às drogas. Doutra banda, as políticas que visam a redução de danos procuram minimizar os efeitos causados pelo uso de diferentes drogas, retomando o caráter de pessoa de direitos dos usuários de drogas e levando discussão ao campo da saúde pública. Por fim, nota-se que ainda são tímidas as produções no campo das ciências humanas e sociais aplicadas.&nbsp;</span></p> 2024-02-16T11:44:22-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Extensão https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/7579 PREVALÊNCIA DA GARDENERELLA V. , CANDIDA SP. E TRICHOMONAS V. NAS VULVOVAGINITES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA NO BRASILNO BRASIL: UMA REVISÃO DA LITERATURA 2024-02-16T12:02:29-03:00 Melca Bonini melca.bonini@gmail.com Gabriela Medina gabrielameddina@gmail.com Erica Nunes da silva ericanunes95@hotmail.com Carlos Tadeu Bichini Guardia tadeu_guardia@hotmail.com <p>Estudam-se as práticas para diagnóstico e tratamento das vulvovaginites na Atenção Básica no Brasil. O objetivo deste estudo é: identificar e descrever as práticas para diagnóstico e tratamento das vulvovaginites na Atenção Básica no Brasil por meio da revisão de literatura.Trata-se de uma revisão de literatura de realizada nas bases de dados Google Acadêmico, utilizando os seguintes descritores: atenção básica x vulvovaginite; atenção primária x vulvovaginite; primary health x vulvovaginitis. Os resultados demonstraram que a patologia mais frequente no trato genital inferior em mulheres em idade reprodutiva em diferentes regiões brasileiras, é a vaginose bacteriana, cujo agente etiológico mais comum é que é a infeção sexualmente transmissível não viral mais comum. As vulvovaginites estão presentes em um número expressivo em várias regiões do país. É possível que muito mais casos existam dada a dificuldade de se diagnosticar, uma vez que a queixa só aparece quando a patologia avança muito.</p> 2024-02-16T11:45:50-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Extensão https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/7486 SUPLEMENTAÇÃO DE PROTEÍNA ISOLADA DO SORO DO LEITE PARA IDOSOS COM SARCOPENIA, INTERNADOS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: UMA PROPOSTA DE PROTOCOLO 2024-02-16T12:02:32-03:00 Polyana Rocha Oliveira polyanarocha.oli@gmail.com Rebeca Marques Oliveira Bucker rmobucker@gmail.com Carlos Alberto Soares da Costa nutcarlos@hotmail.com <p>Sarcopenia é a perda progressiva de massa muscular no envelhecimento, aumentando o risco de mortalidade hospitalar. O objetivo deste estudo foi o desenvolvimento de um protocolo para identificação e intervenção precoce, utilizando proteína isolada do soro de leite, a fim de prevenir a depleção muscular em idosos hospitalizados na Unidade de Terapia Intensiva. A fundamentação teórica baseia-se em literatura científica de bases de dados além de consensos internacionais. Os critérios para diagnóstico incluem valores de corte de Índice de Massa Corporal, Circunferência do Braço e Adequação da Circunferência do Braço, Circunferência da Panturrilha associados a sinais de depleção muscular em exames físicos e bioquímicos. Os achados indicam efeitos positivos da proteína do soro de leite, sugerindo a suplementação oral ou enteral, com reavaliação após 7 dias de intervenção para melhorar o prognóstico e a sobrevida dos idosos.</p> 2024-02-16T11:47:15-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Extensão https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/7689 A ASSISTÊNCIA DO ENFERMEIRO FRENTE À FAMÍLIA DO PACIENTE ONCOLÓGICO SEM POSSIBILIDADES TERAPÊUTICAS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA 2024-02-16T12:02:35-03:00 Nurielly Monteiro Campos Pires nurielly.monteiro@gmail.com Thays Sandy Martins Borges de Oliveira thayssandy.borges@gmail.com Margarida do Socorro Silva Araújo margaujo@gmail.com <p>No câncer terminal, todos os profissionais estão voltados para as necessidades do paciente em prol de uma melhor qualidade de vida. Contudo, é comum que a família desse paciente fique à margem desse cuidado. Nesse sentido, este estudo possui como objetivo conhecer através de uma revisão integrativa da literatura a assistência prestada pelo enfermeiro à família do paciente oncológico sem possibilidades terapêuticas. Tendo como método a realização de uma revisão bibliográfica, embasada em obras de diversos autores, bem como estudos realizados sobre o tema, utilizando-se de periódicos científicos, teses e artigos encontrados em bases de dados eletrônicos como: Scielo, Lilacs, e Biblioteca virtual em saúde publicada entre os anos de 2011 e 2016. Este estudo foi realizado a partir de uma seleção de 10 artigos que consideraram os objetivos propostos. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, bibliográfica, e descritiva, com informações coletadas a partir de um fichamento criado pelas autoras. Como resultado, observou-se que as principais dificuldades encontradas pela família foram: a sobrecarga emocional, medo do futuro e dificuldades financeiras. Já as estratégias mais utilizadas pelo enfermeiro foram: a comunicação, a assistência individualizada e o suporte emocional. A atuação do enfermeiro ao familiar do paciente oncológico sem possibilidades terapêuticas, portanto é um desafio. Dessa forma, é crucial que se aprofunde mais no tema a fim de prestar uma assistência cada vez mais humanizada.</p> 2024-02-16T11:49:09-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Extensão https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9148 A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL (ATER) E SEU PAPEL TRANSFORMADOR NO APRIMORAMENTO DA QUALIDADE DE VIDA DAS COMUNIDADES ATENDIDAS 2024-02-16T12:02:38-03:00 Cíntia Klésia Batista de Sousa cintiaklesiab@gmail.com Thaysi Castro Coelho Andrade thaysi.cc@unitins.br <p>A pesquisa em questão realizou uma abrangente revisão de literatura sobre a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e sua relevância no desenvolvimento rural sustentável. Focando na disseminação de tecnologias agrícolas e práticas sustentáveis, o estudo destaca a contribuição da ATER para aumentar a produtividade agrícola, diversificar culturas e gerar renda nas comunidades rurais. A capacitação dos agricultores, através de educação e treinamento, é apontada como fundamental, fortalecendo sua participação nos processos de tomada de decisão. Embora os benefícios sejam evidentes, o estudo também aborda desafios na implementação da ATER, propondo a identificação de estratégias para superá-los. Em suma, a ATER emerge como peça fundamental na construção de comunidades rurais resilientes, produtivas e economicamente viáveis demandando abordagens estratégicas para enfrentar obstáculos e capitalizar oportunidades.</p> 2024-02-16T11:51:06-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Extensão https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9069 IMPACTO SOCIAL E NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE: O CASO DO ENCONTRO DE LÁ PRA CÁ 2024-02-16T12:02:40-03:00 Renato Sarti renatosarti.eefd@gmail.com <p>O objetivo deste trabalho é apresentar a trajetória histórica do “Encontro De Lá Pra Cá”, levantando as parcerias estabelecidas e quantitativos de sujeitos envolvidos nas suas vinte e quatro edições, dialogando diretamente com as diretrizes da extensão universitária. Articulado com o projeto de extensão EEFD Baixada, a ação consiste na aproximação entre os alunos da educação básica e o espaço universitário. Os estudantes têm participado de uma programação com oficinas temáticas relacionadas à Educação Física e à Cultura Corporal. Para o diálogo com os dados serão mobilizadas as cinco diretrizes para extensão universitária. A trajetória histórica do encontro tem sido marcada por uma curva crescente de licenciandos envolvidos nas ações pedagógicas das oficinas temáticas, assim como ficou assinalado o número crescente na participação de estudantes da educação básica, apontando para uma reflexão interessante sobre a relação entre o impacto institucional e o impacto social da referida ação de extensão</p> 2024-02-16T11:52:33-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Extensão https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9317 PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS DO PROJETO DE EXTENSÃO IMPACTOS DA COVID-19 NOS SERVIÇOS DE SAÚDE DE CÁCERES - MT: NARRATIVA DOS EXTENSIONISTAS 2024-02-16T12:02:42-03:00 Ana Raquel Florindo Mateus Rangel ana.raquel@unemat.br Helena Isaura Fernandes Pereira helena.isaura@unemat.br Jhany Kely Galindo Marques jhany.kely@unemat.br Paola Souza Santos paola.souza@unemat.br Cynthia Silva Santos cynthia.silva@unemat.br Shaiana Vilella Hartwig shaiana.hartwig@unemat.br Lenara Lima Fiuza lenara.fiuza@unemat.br Thays Andrade Apolinário thays_apolinario@hotmail.com João Victor de Almeida joao.victor.almeida@unemat.br Rosane Maria Andrade Vasconcelos rosane@unemat.br <p>Objetivo: Descrever as publicações científicas do projeto de extensão:&nbsp; Impactos da COVID-19 nos Serviços de Saúde de Cáceres-MT. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, elaborado pelos voluntários de um&nbsp; projeto de extensão, pertencentes aos cursos de ciências da saúde. Dentre as atividades desenvolvidas pelo presente projeto estão, escritas científicas publicadas em eventos, elaboradas pelos discentes, comunidade externa, e docentes voluntários, no período de 2020 a 2022. Resultados: Foram elaboradas doze publicações científicas, sendo quatro capítulos de livros, seis resumos expandidos publicados em anais de congressos e dois resumos simples apresentados em eventos. Conclusão: A extensão universitária proporcionou o aprendizado pelos membros do projeto a escrever e publicar os resultados encontrados no período da extensão, proporcionando assim o aprendizado coletivo e a participação dos membros em congressos de nível local, regional, nacional e internacional.</p> 2024-02-16T11:54:07-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Extensão https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8269 GEOTECNOLOGIAS NA ESCOLA: EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA O ENSINO 2024-02-16T12:02:45-03:00 Alex Mota dos Santos alex.geotecnologias@gmail.com Anna Claudia dos Santos anna.santos.ufrn@gmail.com Elaine Barbosa da Silva elaine_silva@ufg.br <p>O artigo revela uma experiência de extensão universitária como subsídio para o ensino escolar. A metodologia contemplou a realização de oficinas temáticas mediadas por geotecnologias e os resultados analisados através de estatística descritiva. Participaram das atividades estudantes do ensino fundamental e superior (estudantes do curso de Licenciatura em Geografia). De modo geral, os resultados revelaram que, por comparação das avaliações das atividades realizadas antes e depois, os conhecimentos mediados foram mais satisfatórios após a realização das oficinas. Apesar disso, para a turma do 6º ano a atividade se mostrou menos eficaz estatisticamente, pois o Test t observado (1,72), não foi significativo.</p> 2024-02-16T11:55:35-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Extensão https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8929 AÇÕES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE POR ESTUDANTES DE MEDICINA EM UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 2024-02-16T12:02:47-03:00 Nathália Teixeira Vitorino da Silva nathaliavitorino16@gmail.com Weverty Marciel de Medeiros wevertymm@gmail.com Luis Eduardo Rios do Nascimento luis.eduardorios@outlook.com João Vitor Soares Valadares joaovaladares1999@gmail.com Natally Duarte de Oliveira jarbas.geronimo@gmail.com Marcelo Torres Peixoto marcelotpeixoto@gmail.com Juliana Laranjeira Pereira jlpsantos@uefs.br <p>Este trabalho relata a execução de sete oficinas comunitárias de saúde realizadas na Unidade de Saúde da Família Campo Limpo IV, em Feira de Santana–BA, por estudantes de medicina da Universidade Estadual de Feira de Santana. As oficinas abordaram sobre Diabetes, Hipertensão Arterial e Arboviroses. O objetivo foi conscientizar a população acerca desses agravos, buscando a prevenção e adesão terapêutica dos usuários adscritos à unidade. A prática regular de atividade física, alimentação saudável, adesão e execução correta de tratamentos e o combate às arboviroses foram priorizados nas ações de saúde. Orientações sobre o manuseio de glicosímetro e o uso da insulina para diabéticos foram pontos relevantes para evitar a evolução da doença. O seguimento do Planejamento e Programação Local em Saúde foi fundamental para a concretização das ações. Constatou-se ganho significativo na promoção de saúde da comunidade e ressalta-se que a experiência foi positiva para a formação dos discentes.</p> 2024-02-16T11:58:21-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Extensão https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8828 CORRIDA DAS EQUAÇÕES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DO PIBID 2024-02-16T12:02:51-03:00 Djeane Bispo dos Santos anesantossantos04@gmail.com Fernanda de Jesus Neves fernandadejesusneve@gmail.com Guilherme dos Santos Silva guilherme.disciplina@gmail.com Patricia Santos Pereira Argolo patysp_88@hotmail.com Zulma Elizabete de Freitas Madruga betemadruga@ufrb.edu.br <p>O presente relato apresenta resultados de uma oficina envolvendo um jogo de tabuleiro, desenvolvido por três bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docências (PIBID) de Matemática entre os meses de março a maio de 2023, supervisionada pela professora, na escola, e pela coordenadora, na universidade. A oficina foi realizada com uma turma do 9° ano de uma escola pública estadual, localizada no município de Amargosa, BA. O objetivo da atividade foi abordar a introdução do assunto equação do segundo grau. A proposta principal foi que os estudantes aprendessem a identificar os termos da equação do segundo grau e encontrar as raízes, fazendo substituição da incógnita, e aprendendo de uma forma mais dinâmica, visando a importância do lúdico na aprendizagem dos estudantes. Os resultados mostraram que os estudantes se interessaram pela oficina, e mesmo apresentando algumas dificuldades, os mesmos demostraram aprendizagem do conteúdo, ao final da intervenção.</p> 2024-02-16T11:59:57-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Extensão