TREINAMENTO EM PRIMEIROS SOCORROS: PREPARANDO PROFISSIONAIS PARA SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Andreia Carneiro de Sousa Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Aline Franciane Teixeira de Lima Universidade Estadual do Pará (UEPA)
  • Aucilene Almeida de Sousa
  • Raiane Conceição de Lima Universidade Estadual do Pará (UEPA)
  • Lílian Natália Ferreira de Lima Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) https://orcid.org/0000-0002-0931-3105
  • Maria Adenilda as Silva Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) https://orcid.org/0000-0001-9553-0802
  • Maria Gabriela Queiroz dos Santos Sousa
  • Maikon Chaves de Oliveira Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
Palavras-chave: Saúde da Criança. Primeiros Socorros. Urgência e Emergência.

Resumo

O treinamento em primeiros socorros é essencial na preparação dos profissionais da educação infantil para lidar com situações de emergência. O relato compartilha a experiência de um curso dividido em dois dias, totalizando 8 horas de carga horária. Na primeira parte do treinamento, foram abordados os fundamentos teóricos dos primeiros socorros. Já a segunda parte foi focada em atividades práticas e simulações de situações de emergência. Durante o curso, os profissionais foram capacitados nos principais procedimentos de primeiros socorros, como ressuscitação cardiopulmonar (RCP), controle de hemorragias e imobilização de fraturas, entre outros. Medidas preventivas e de segurança também foram destacadas para evitar acidentes. Por meio desse treinamento, os profissionais adquiriram habilidades e conhecimentos essenciais para criar um ambiente seguro e preparado, assegurando o bem-estar das crianças na educação infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Carneiro de Sousa, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Enfermeira. Pós-Graduanda em Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (UNITINS)- Campus Universitário de Augustinópolis, Tocantins.

Aline Franciane Teixeira de Lima, Universidade Estadual do Pará (UEPA)

Graduanda de Pedagogia Universidade estadual do Pará (UEPA).

Aucilene Almeida de Sousa

Enfermeira. Pós-graduada em Saúde da Família pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Raiane Conceição de Lima, Universidade Estadual do Pará (UEPA)

Graduanda em Pedagogia, na Universidade Estadual do Pará

Lílian Natália Ferreira de Lima, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Professora do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Campus Augustinópolis, Estado do Tocantins, Brasil.

Maria Adenilda as Silva, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Docente na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS).

Maria Gabriela Queiroz dos Santos Sousa

Enfermeira. Hospital Regional de Augustinópolis, Estado do Tocantins, Brasil.

Maikon Chaves de Oliveira, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Professor da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)-Campus Universitário de Augustinópolis, Tocantins.

Publicado
2023-08-17
Como Citar
Carneiro de Sousa, A., Teixeira de Lima, A. F., Almeida de Sousa, A., Conceição de Lima, R., Ferreira de Lima, L. N., as Silva, M. A., Queiroz dos Santos Sousa, M. G., & Chaves de Oliveira, M. (2023). TREINAMENTO EM PRIMEIROS SOCORROS: PREPARANDO PROFISSIONAIS PARA SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Extensão, 7(2), 112-118. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8751
Seção
Relatos de Experiência