AS RELAÇÕES ENTRE LITERATURA, INTERATIVIDADE E CIDADANIA NO PROJETO DE EXTENSÃO “CÍRCULO LITERÁRIO DE CIBERLEITURA”

Palavras-chave: Leitura literária. Literatura e cidadania. Recepção literária. Literatura e conhecimento. Prática de leitura.

Resumo

O Círculo Literário de CiberLeitura é um projeto que tem o objetivo principal de fomento à prática da leitura literária utilizando as potencialidades de interatividade das plataformas cibernéticas e a disponibilidade das obras através de meios digitais com objetivos específicos de realizar um programa de leitura mensal associado a debates e trocas de informações; estimular a ampliação do repertório cultural dos participantes através da leitura de obras literárias consideradas importantes pela crítica especializada e contribuir para a formação do leitor competente. Sob a perspectiva de construção do conhecimento através da recepção do texto literário, o projeto proporciona aos participantes o contato com a emergência de vários temas coletivos e culturais relevantes, contribuindo para a formação do leitor cidadão. As ações demonstram que a falta de acessibilidade a livros físicos não é motivo para não ler, pois há meios alternativos na era da cibercultura, para que a leitura seja realizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Léo Daniel da Conceição Silva, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Acadêmico do Curso de Graduação em Letras da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Luama Socio, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Professora Doutora, docente do Curso de Graduação em Letras da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Publicado
2023-06-27
Como Citar
da Conceição Silva, L. D., & Socio, L. (2023). AS RELAÇÕES ENTRE LITERATURA, INTERATIVIDADE E CIDADANIA NO PROJETO DE EXTENSÃO “CÍRCULO LITERÁRIO DE CIBERLEITURA” . Revista Extensão, 6(4), 20-26. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8376
Seção
Relatos de Experiência