RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO “SABERES INDÍGENAS KRAHÔ NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ESCOLAS DE ARAGUATINS-TO”

Palavras-chave: Povo krahô. Gêneros discursivos. Sequência didática. Ensino médio.

Resumo

Considerando o contexto escolar no Ensino Médio e o apagamento da cultura indígena, foi necessário contemplar as narrativas do povo krahô. Este trabalho associou a cultura indígena para a sala de aula com ações que contemplem as narrativas, através de propostas de sequências didáticas evidenciando a temática "História e Cultura Indígena e Afro-Brasileira", como consta na lei 11.645/08. Trata-se de uma pesquisa descritiva abordagem qualitativa. A seleção dos textos foi por meio dos livros do Laboratório de Línguas Indígenas (UFT). A revisão bibliográfica teve por base Mikhail Bakhtin (1997); Dolz e Schneuwly (2011) para contribuir com a lei o campo “Artístico Literário” da BNCC de (2008) se configura como ideal. O material didático foi ofertado para as escolas de Araguatins-TO, pois a inserção da temática desmistifica muitos preceitos em torno dos povos indígenas Krahô. Conclui-se que, as narrativas krahô, e o estudo discursivo são fundamentais para o fortalecimento, desse povo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Silva dos Santos, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Acadêmica de Letras (Unitins/Câmpus Araguatins). Bolsista PIBIEX. 

Rosana Quadros Santos Leite, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Mestra em Letras pela UFT - Câmpus Porto Nacional. Especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Instituição (FAAP). Graduada em Letras – Português e Inglês e Respectivas Literaturas, na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente do curso de Letras e Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). 

 

Publicado
2023-06-27
Como Citar
Silva dos Santos, T., & Quadros Santos Leite, R. (2023). RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO “SABERES INDÍGENAS KRAHÔ NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ESCOLAS DE ARAGUATINS-TO”. Revista Extensão, 6(4), 33-39. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8369
Seção
Relatos de Experiência