RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO “EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A REUTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA CONFECÇÃO DE BRINQUEDOS PEDAGÓGICOS”

Palavras-chave: Brinquedos Pedagógicos. Educação Ambiental. Projeto. Resíduos Sólidos. Socioambiental.

Resumo

O presente relato é sobre o Projeto de Extensão “Educação Ambiental: a reutilização de resíduos sólidos na confecção de brinquedos pedagógicos” desenvolvido com alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental I, em escola pública no município de Araguatins – TO. Considerando a degradação do meio ambiente, é fundamental que se trabalhe a temática desde os anos iniciais. Para isso, estabeleceram-se como objetivos: apresentar o conceito de preservação do meio ambiente; conscientizar sobre o descarte correto dos resíduos sólidos; demonstrar que é possível reutilizar e reciclar; analisar o envolvimento e desenvolvimento do aluno; desenvolver competências e habilidades. A metodologia utilizada consistiu em rodas de conversa, apresentação em PowerPoint, mostra de modelos de brinquedos, confecção de brinquedos, momentos de socialização. Concluiu-se, que o projeto proporcionou significados importantes àqueles que participaram, estimulou hábitos essenciais na formação de cidadãos responsáveis que terão um olhar mais sensível às questões socioambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Meirelles Lopes da Silva, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Tocantins-Unitins - Campus Araguatins.

Francisca da Silva Feitosa, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Mestranda em Educação pela UFT, Especialista em Gestão de Recursos Humanos e Educação Infantil (FAIARA). Graduada em Pedagogia e em Administração (FAIARA), professora na Universidade Estadual do Tocantins, Campus Araguatins – TO e no Município de Palestina do Pará.

Referências

ALVES, Denise Alvino; SIMEÃO, EMS; RAMOS, Marcos Lupércio. Educação Ambiental na educação infantil: como e porque sua abordagem com crianças nessa faixa escolar. In: Colloquium Humanarum. p. 262-267. 2016.

ASNER, Gregory P. et al. Extração seletiva de madeira e sua relação com desmatamento. Amazonia and Global Change, Copyright by the American Geophysical Union, v. 186, 2009. Disponível em: https://daac.ornl.gov/LBA/lbaconferencia/amazonia_global_change/3_Extracao_Seletiva_Asner.pdf. Acesso em: 26 nov. 2022.

DESMATAMENTO na Amazônia cresce 29% em 2021 e é o maior dos últimos 10 anos. Imazon, Belém – PA, 17 de janeiro de 2022. Disponível em: https://imazon.org.br/imprensa/desmatamento-na-amazonia-cresce-29-em-2021-e-e-o-maior-dos-ultimos-10-anos/. Acesso em: 24 nov. 2022.

DE SOUSA, Gláucia Lourenço et al. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Eletrônica Faculdade Montes Belos, v. 4, n. 1, 2011. Disponível em: http://www.revista.fmb.edu.br/index.php/fmb/article/view/30. Acesso em: 26 nov. 2022.

PRADO, M. E. B. B. Pedagogia de projetos. Série “Pedagogia de Projetos e Integração de Mídias”-Programa Salto para o Futuro, Setembro, 2003. Disponível em: https://rems.org.br/wp-content/uploads/2016/04/Pedagogia-de-Projetos.pdf. Acesso em: 28 nov. 2022

TRISTÃO, Martha. A educação ambiental na formação de professores: redes de saberes. Annablume, 2004.

VERDERIO, Leonardo Álisson Pompermayer. O desenvolvimento da Educação Ambiental na Educação Infantil: importância e possibilidades. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 16, n. 1, p. 130-147, 2021. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/10617/8304. Acesso em: 28 nov. 2022.
Publicado
2023-06-27
Como Citar
Meirelles Lopes da Silva, P., & da Silva Feitosa, F. (2023). RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO “EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A REUTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA CONFECÇÃO DE BRINQUEDOS PEDAGÓGICOS”. Revista Extensão, 6(4), 46-51. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8243
Seção
Relatos de Experiência