A INTERIORIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM ESTUDO NA SEDE (POLO CAMETÁ) DO CAMPUS DE CAMETÁ – UFPA

Resumen

O presente trabalho busca compreender a interiorização da universidade pública, por meio de um estudo na sede do Campus de Cametá da Universidade Federal do Pará (UFPA). Esta pesquisa tem como objetivos analisar as contribuições e os desafios da interiorização da sede (Polo Cametá), no período de 2018 e 2021. A metodologia pauta-se em uma pesquisa fundamentada na abordagem qualitativa, com viés do materialismo histórico-dialético, desenvolvida em três fases, que englobam a revisão de literatura, pesquisa de campo e a sistematização e análise dos dados. Os resultados nos possibilitam entender que nos últimos anos, tem sido difícil ampliar o número de vagas e melhorar a qualidade da oferta da educação superior na Região Amazônica, especificamente no estado do Pará. Conclui-se que a pesquisa demonstra as potencialidade e desafios da universidade pública em proporcionar ciência e tecnologia e desenvolvimento social em municípios do estado do Pará.

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Biografía del autor/a

Madson Jesus Farias Trindade, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduando em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA) - Campus Universitário do Tocantins, Cametá, Pará, Brasil.

João Batista do Carmo Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Pará - Campus Universitário do Tocantins, vinculado à Faculdade de Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC), Cametá, Pará, Brasil. 

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Publicado
2023-06-27
Cómo citar
Farias Trindade, M. J., & Batista do Carmo Silva, J. (2023). A INTERIORIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM ESTUDO NA SEDE (POLO CAMETÁ) DO CAMPUS DE CAMETÁ – UFPA . Revista Extensão, 7(1), 46-60. Recuperado a partir de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/7906