A PARTICIPAÇÃO DO PIBID POR MEIO DA LUDICIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Palavras-chave: PIBID. Gincana. Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa. Lúdico.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo mostrar a participação do PIBID – (núcleo de língua inglesa) ao realizar uma gincana com jogos e atividades interativas de Língua Inglesa. A gincana foi um ótimo recurso para o ensino de língua inglesa durante nossa participação no PIBID.  Apreendemos que ensinar com ludicidade é uma forma significativa de promover motivação, pois pode possibilitar aprendizagem da língua e diversão ao mesmo tempo. Buscamos mostrar através de atividades diferenciadas e lúdicas como os discentes conseguiram desenvolver a capacidade de aprendizagem e desenvolvimento de novos conteúdos. Por meio desse trabalho, mostramos o desenvolvimento das atividades e como elas foram proveitosas para os alunos e para os bolsistas do PIBID. A gincana foi realizada em uma escola pública da cidade de Araguaína - TO, tendo a nossa participação sob a orientação da coordenadora de área do projeto (Universidade Federal do Tocantins) e a professora supervisora da escola. A gincana foi realizada com as turmas de Ensino Fundamental II.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Karolliny A. Freitas, Universidade Federal do Tocantins

Acadêmica do curso de LETRAS/Português, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), câmpus universitário de Araguaína. 

Elisa Borges de Alcântara Alencar, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Professora adjunta do curso de língua Inglesa e suas respectivas literaturas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), câmpus universitário de Araguaína e coordenadora do PIBID – Língua Inglesa. 

Layssa Lhorrany de M. Silva, Universidade Federal do Tocantins

Acadêmica do curso de LETRAS/Português, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), câmpus universitário de Araguaína. 

Wanessa Mickelly M. de Novais, Universidade Federal do Tocantins

Acadêmica do curso de LETRAS/Português, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), câmpus universitário de Araguaína. 

Referências

FIALHO, N. N. Jogos no ensino de química e biologia. Curitiba: InterSaberes, 2013.
MOURA, M. O. A séria busca no jogo: do lúdico na matemática. In:
KISHIMOTO, T. M. (Org.). Jogos, brinquedo, brincadeira e a educação. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
LEFFA, V. J. Metodologia do ensino de línguas. in BOHN, HI; VANDRESEN, P. Tópicos em lingüística aplicada: O ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: Ed. da UFSC, p. 211-236, 1988.
Montano, V. R. R.. "A LUDICIDADE E A ESTRUTURAÇÃO DO SUJEITO: UM PERCURSO NAS OBRAS DE FREUD, WINNICOTT E BETTELHEIM." Revista Ciência (In) Cena 1.6 (2018) p. 22-37.
LUIZ, J. M., SANTOS, A. C., ROCHA, F. F., ANDRADE, S. C., & REIS, Y. G. As concepções de jogos para Piaget, Wallon e Vygotski. Lecturas Educación Física y Deportes, Buenos Aires, 2014. 19, 1-1.
Publicado
2020-12-15
Seção
Artigos