NOÇÕES DE PROBABILIDADES EM UM JOGO DE PALITOS

Palavras-chave: Oficina. Aprendizagem Significativa. PIBID.

Resumo

A temática que permeia este artigo é a formação inicial de educadores matemáticos. O questionamento direcionador do estudo é este: como introduzir noções de probabilidades aos alunos por meio de uma abordagem diferenciada? Leituras, fichamentos de textos, reuniões de planejamento e estudos para a elaboração de uma proposta didática foram os passos responsáveis por estabelecer os fundamentos teórico-metodológicos. Dentre os resultados, destacam-se, primeiro, a produção de uma oficina didática para introduzir noções de probabilidades para alunos do ensino médio, tendo como suporte um jogo de palitos, e, segundo, o fato de que a Teoria da Aprendizagem Significativa pode contribuir para a formação inicial de bolsistas de iniciação à docência.

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Biografia do Autor

Lucas Pereira de Araújo, Universidade Federal do Tocantins

Graduando em Matemática. Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

Fernando Araújo de França, Universidade Federal do Tocantins

Graduando em Matemática. Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

Maycon Brendo Rodrigues Moura, Universidade Federal do Tocantins

Graduando em Matemática. Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

Sinval de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação Matemática. Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

Referências

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Publicado
2021-03-31
Seção
Artigos