O ARQUÉTIPO DA SOMBRA

  • Silvana Lovera Silva Universidade Estadual do Tocantins
Palavras-chave: Arquétipos. Sombra. Dona Mística.

Resumo

Este artigo traz um enfoque analítico baseado na Crítica Psicanalítica e Mítica, com ênfase nos estudos de psicologia e literatura baseados nas teorias dos Arquétipos de Carl Gustav Jung. A partir da obra, Dona Mística, do simbolista Alphonsus de Guimaraens, perfaz-se o caminho da análise junguiana com referência ao Arquétipo da Sombra e o que este Arquétipo representa enquanto imagem e manifestação dela nos versos de Dona Mística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Lovera Silva, Universidade Estadual do Tocantins

Possui Graduação em Letras, Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas (1993) (Fecivel/Cascavel/PR-Unioeste). Mestrado em Letras /Teoria Literária e Literatura Comparada (2000) (Unesp/Assis/SP). Especialista em Docência no Ensino Superior (2007) (Univel/Cascavel/PR). Professora da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) no Curso de Letras (UAB), Curso de Direito.

Referências

CHEVALIER. Jean. Gheerbrant. Alain. Dicionário de Símbolos. Rio de Janeiro. José Olympio Editora. 8ª ed. 1994.

FORDHAM.,Frieda. Introdução à psicologia de Jung. Editora Verbo, 1994.

GUIMARAENS . Alphonsus de , Obra Completa . Rio de Janeiro . Organização e preparo do texto por Alphonsus de Guimaraens Filho. Editora José Aguilar L.T.D.A.,1960.

JAFFÉ. Aniela. O Mito do Significado na Obra de Carl Gustav Jung. São Paulo. trad. Daniel Camarinha da Silva e Dulce Helena P. da Silva. 1989.

JUNG. Carl Gustav. AION: Estudo sobre o Simbolismo do si-mesmo. vol. XV . Petrópolis . 4ª ed. Editora Vozes. 1994.

JUNG. Carl Gustav. Tipos Psicológicos. trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro. Zahar. Editores, 1981.

JUNG. Carl Gustav , O Homem e seus Símbolos. Rio de Janeiro . Edição Especial Brasileira. 13ª ed. Editora Nova Fronteira. 1995.

SAMUELS. Andrew. Dicionário Crítico de Análise Junguiana. trad. de Pedro Ratis e Silva. Rio de Janeiro : Imago Editora L.T.D.A. , 1988.
Publicado
2019-10-01
Seção
Artigos