A TUTORIA FRENTE À EVASÃO EM EAD

  • Maria da Piedade Costa Azevedo Gomes Facel Faculdades
  • Sheila Possamai Facel Faculdades
Palavras-chave: EAD.Tutor. Evasão.

Resumo

A evasão nos cursos de EaD tem causado perdas que vão desde a ociosidade de recursos pessoais e materiais das instituições até o fechamento de cursos com muitos alunos evadidos. O problema é agravado devido aos poucos trabalhos de combate à evasão de alunos em cursos desta modalidade de ensino. Não existe uma política efetiva de combate à evasão nos cursos de EaD, que vêm aumentando significativamente nos últimos anos. Este estudo mostra um dos fatores principais  no combate a evasão. O que se pode perceber é que o principal agente do processo para o combate a evasão é o TUTOR, face ao seu contato direto e diário com o aluno, cabendo diagnosticar quando o mesmo não está acessando o ambiente virtual (sem justificativa) a partir dai iniciar o processo de resgate.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheila Possamai, Facel Faculdades

Professora e Orientadora. 

 

 

Referências

ABBAD, Gardênia da Silva; ZERBINI, Thaís; SOUZA, Daniela Borges Lima de. Panorama das pesquisas em educação a distância no Brasil. In: Estudos de Psicologia, 15(3), setembro-dezembro/2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/epsic >.Acesso em: 22 jul. 2016.

http://www.abed.org.br/site/pt/midiateca/textos_ead/1099/2013/04/http//www.abed.org.br/media/textoevasao.pdf>. Acesso em: 14 jun. 2016.

BRUNO, G. Jorge (et all). Evasão na educação a distância: um estudo sobre a evasão em uma instituição de ensino superior. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2010/cd/252010220450.pdf>. 2016. Acesso em: 22 jul.

COELHO, Maria de Lourdes. A evasão nos cursos de formação continuada de

professores universitários na modalidade de educação a distância via internet.

Disponível em:

<http://www2.abed.org.br/visualizaDocumento.asp?Documento_ID=10>. Acesso em: 30 jun. 2016

CORTELAZZO, Iolanda Bueno de Camargo. Prática pedagógica, aprendizagem e avaliação em Educação a Distância. 1. ed. Curitiba: Ibpex, 2009.

FAVERO, Rute Vera Maria. Dialogar ou evadir: Eis a questão! Um estudo sobre a permanência e a evasão na educação a distância. Dissertação de Mestrado da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2006.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2003.

LITWIN, E. (Org.). Educação a distância: temas para debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artmed, 2001.

MASUDA, M. O. Educação a distância na universidade do século XXI: orientação acadêmica e tutoria nos cursos de graduação a distância. In: Salto para o Futuro. Boletim 2003. Disponível em:

<http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2003/edu/tetxt3_3.htm>. Acesso em: 06 jun. 2016.

MILL, D. et al. O desafio de uma interação de qualidade na educação a distância: o tutor e sua importância nesses processo. Texto impresso, 2007.

MORAN, J. M. Os modelos educacionais na aprendizagem on-line. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2016.

SOUZA, C. A. Tutoria como espaço de interação em educação a distância. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n. 13, set./dez. 2004.

Publicado
2019-10-02
Seção
Artigos