SEVERIDADE DE HELMINTOSPORIOSE EM HÍBRIDOS DE MILHO PIPOCA EM DIFERENTES ÉPOCAS DE SEMEADURA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36725/agries.v12i1.11950

Palabras clave:

Exserohilum turcicum, Suscetibilidade de híbridos, Zea mays L, everta.

Resumen

A cultura do milho pipoca (Zea mays L, var, everta) apresenta maior suscetibilidade às doenças foliares quando comparado com o milho comum. Além disso, existe uma enorme escassez de híbridos com severidade à helmintosporiose (Exserohilum turcicum). Dentro do manejo integrado de doenças, a combinação de diferentes práticas é fundamental para o sucesso do seu controle. Nesse sentido, a época de semeadura e a utilização de genótipos que apresentem maior severidade à helmintosporiose, são algumas das estratégias a adotar. Assim, o objetivo do estudo foi avaliar a severidade de helmintosporiose para diferentes híbridos e épocas de semeadura do milho pipoca na região do Rio Grande do Sul. O delineamento experimental foi um ensaio em blocos casualizados em esquema fatorial (4 x 6), incluindo quatro épocas de semeadura (21/08, 11/09, 30/09 e 19/10/2019), e seis híbridos de milho pipoca importados dos Estados Unidos (H1, H2, H3, H4, H5 e H6), com quatro repetições. Para as semeaduras realizadas até 11/09. Observou-se baixa severidade da helmintosporiose em todos os híbridos avaliados. Esses resultados permitem concluir que, no ano agrícola avaliado, a melhor época de semeadura do milho-pipoca nessa região foi entre 20 de agosto e 10 de setembro, período associado à menor intensidade da doença. Além disso, em todas as épocas de semeadura, os híbridos H3 e H1 apresentaram maior severidade à helmintosporiose.

helmintosporiose.

Biografía del autor/a

  • Mateus Junior Rodrigues Sangiovo, Universidade Federal de Santa Maria/Mestrando

    Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Agricultura-Ambiente, Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS, Brasil.

  • Álex Theodoro Noll Drews, Universidad Federal de Santa María

    Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil.

  • Gabriel Pasinatto, Universidad Federal de Santa María

    Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil.

  • Rian Mello, Universidade Federal de Santa Maria/Estudante

    Graduando em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS, Brasil. 

  • Claudir José Basso, Universidade Federal de Santa Maria/Docente

    Professor pela Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Ciências Agronômicas e Ambientais, Frederico Westphalen, RS, Brasil. 

Publicado

2026-10-07

Cómo citar

SEVERIDADE DE HELMINTOSPORIOSE EM HÍBRIDOS DE MILHO PIPOCA EM DIFERENTES ÉPOCAS DE SEMEADURA. (2026). AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES, 12(1), 10. https://doi.org/10.36725/agries.v12i1.11950

Artículos más leídos del mismo autor/a