TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS NA AGROPECUÁRIA BRASILEIRA: O USO DE BIOFERTILIZANTES EM PASTAGENS TROPICAIS
Resumo
O uso de biofertilizantes vem numa crescente nos últimos anos, pois proporcionam uma diminuição na
utilização de fertilizantes químicos, bem como promovem o crescimento da planta, a fixação biológica de
nitrogênio e a solubilização de fósforo, desencadeando em uma maior produtividade das culturas e impactando na saúde do solo. As bactérias simbióticas podem ser divididas em associativas (formando nódulos, por exemplo) ou de vida livre. Toda bactéria fixadora de nitrogênio é diazotrófica, podendo ser simbióticas ou não. Dentre as diversas bactérias, as do gênero Azospirillum, Pseudomonas e Bacillus, tem proporcionado diversos ganhos para as gramíneas forrageiras. Os benefícios provenientes do uso das bactérias promotoras de crescimento de plantas podem ser diversos, podendo contribuir com o crescimento da forrageira, possibilitando a melhoria na aquisição de nutrientes por meio da solubilização de fósforo, fixação biológica de nitrogênio, síntese de fitohormônios e produção de sideróforos. A utilização dessas bactérias promovem o crescimento das plantas, além de colaborar para um sistema agropecuário sustentável, melhorando a produtividade e eficiência produtiva. No entanto, é de extrema importância avançar em pesquisas relacionadas ao uso de biofertilizantes em pastagens tropicais.

Copyright (c) 2025 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.