QUALIDADE DA ÁGUA E DESEMPENHO DE TAMBAQUI EM PRODUÇÃO INTEGRADO AO CULTIVO DE CAPIM FLORALTA E AMENDOIM FORRAGEIRO
Resumo
Objetivou-se avaliar a qualidade da água e o desempenho de tambaqui (Colossoma macropomum) produzidos em sistema de recirculação de água, integrado a produção de capim Floralta (Hemarthria altíssima) e amendoim forrageiro (Arachis pintoi). O estudo foi conduzido de julho a outubro de 2017, em delineamento inteiramente casualizado com quatro tratamentos e quatro repetições para cada tratamento, somados 16 unidades experimentais, constituídas por viveiros de 1 m3 interligados a um sistema hidropônico de 0,2 m2. Os tratamentos foram constituídos por unidades cujo sistema hidropônico foi utilizado no cultivo do capim Floralta, amendoim forrageiro, consórcio de Floralta e amendoim forrageiro, e sem vegetal, apenas sistema de recirculação de água. Juvenis de tambaqui foram distribuídos a uma taxa de lotação de 25 peixes m-3 que correspondeu a biomassa de 0,1 kg m-3. Avaliou-se parâmetros de desempenho de tambaqui (peso médio, ganho de peso, consumo de ração e conversão alimentar) e variáveis físico-químicas da água (pH, temperatura, condutividade, alcalinidade, oxigênio dissolvido e amônia total). Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de significância. Não houve diferença significativa para os dados de desempenho animal avaliados (p > 0,05). Verificou-se variações nos parâmetros de qualidade da água em função do período matutino e vespertino, e estes ao longo dos meses de cultivo, mas não se observou diferença entre tratamentos (p > 0,05). Conclui-se o desempenho de tambaqui estocados a uma taxa de lotação de 25 peixes m-3 e a qualidade da água de viveiros integrado ao cultivo hidropônico com área de 0,2 m2 na produção das forrageiras Floralta, amendoim forrageiro e consórcio de Floralta e amendoim forrageiro possuem o mesmo desempenho e valores médios quando comparados com sistema fechado de recirculação de água.
Copyright (c) 2024 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.