ESTIMATIVA DE DEGRADAÇÃO DE PASTAGENS UTILIZANDO O “MÉTODO DA CORDA” EM TORNO DE PALMAS – TO
Resumo
A degradação de pastagens é um fenômeno que prejudica a capacidade produtiva das gramíneas forrageiras, sendo necessário medir a degradação do solo em áreas de pastagens. Frente a isso, o objetivo do trabalho foi avaliar a cobertura do solo em duas áreas próximas ao Centro de Ciências Agrárias da Universidade Estadual do Tocantins - Unitins, através do “método da corda”. Foi realizado quarenta pontos amostrais, avaliando as características de presença de Brachiaria (B), solo coberto com palha (SP), solo sem cobertura (SSN), plantas espontâneas (PE), cupins (C) e formigueiros (F). Os dados foram analisados no Excel de forma de “Estatística Descritiva”, verificando média dos pontos, desvio padrão e o coeficiente de variação. Na primeira área, registrou-se menor ocorrência de plantas espontâneas, solo sem cobertura, cupinzeiros e formigueiros, pois esta pastagem foi implantada recentemente. Na segunda área foi verificado um maior nível de degradação devido à falta de manutenção e manejo inadequado, o que está de acordo, visto que esta foi implantada há mais de dez anos, indicando que há uma redução na fertilidade do solo. Enquanto o mesmo não ocorre na Área 1, onde há uma melhor cobertura do solo pela formação da pastagem.
Copyright (c) 2023 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.