APLICAÇÕES DE HERBICIDAS EM PRÉ-EMERGÊNCIA PARA O CONTROLE DE Mucuna spp.
Resumo
Na reforma do canavial, uma prática utilizada no setor é a adubação verde com leguminosas para incrementar
a produção canavieira. Dentre as espécies utilizadas a mucuna tem destaque, porém se o manejo da leguminosa for inadequado pode facilitar o seu estabelecimento e consequentemente causar perdas e interrupções na colheita mecanizada da cana-de-açúcar. Desta forma, esta pesquisa objetivou avaliar o controle em préemergência de mucuna-preta e mucuna-cinza com diferentes herbicidas. O ensaio foi conduzido em uma estufa com vasos de cinco litros, utilizando o delineamento de blocos casualizados, em esquema fatorial 2x8, sendo o primeiro fator a mucuna-preta e mucuna-cinza, e o segundo fator oito tratamentos de herbicidas (testemunha, amicarbazone, amicarbazone, sulfentrazone + tebutiurom, 2,4D + picloram, tebutiurom, sulfentrazone, diuron + sulfentrazone), com quatro repetições. A condição de aplicação foi em pré-emergência das plantas. Os efeitos dos tratamentos foram avaliados aos 7, 14, 21, 28, 60 e 90 dias após a aplicação (DAA) pela porcentagem de controle e determinação da massa fresca e seca das partes aéreas e raízes das plantas aos 90 DAA, além de caracterização dos lotes de sementes. Os tratamentos de sulfentrazone + tebutiurom, sulfentrazone e diuron + sulfentrazone apresentaram adequado controle de nível desde as primeiras avaliações. Devido ao controle de 100% de todos os tratamentos, as plantas, aos 90 DAA, não apresentaram valor de massa fresca nem massa seca para ambas espécies, somente na testemunha. Conclui-se que todos os tratamentos aplicados em pré-emergência controlaram a mucuna-preta e a mucuna-cinza, porém a mistura de sulfentrazone + tebuthiuron já apresentou controle a partir dos 7 dias, enquanto que o sulfentrazone e diuron + sulfentrazone aos 14 dias, e os amicarbazone, ambas as doses, e tebutiurom aos 21 dias e 2,4D + picloram para mucuna-cinza aos 28 dias, e somente após 28 dias que mucuna-preta obteve controle efetivo.

Copyright (c) 2025 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.