CRESCIMENTO INICIAL DE ALFACE (Lactuca sativa L.) E RÚCULA (Eruca sativa L.) EM SUBSTRATO ENRIQUECIDO COM NÍQUEL

Palavras-chave: germinação, hortaliças, micronutrientes

Resumo

A alface (Lactuca sativa L.) e a rúcula (Eruca sativa L.) são vegetais bastante consumidos devido as suas propriedades nutricionais. Os nutrientes são importantes para o metabolismo dos vegetais, assim, visando maior produtividade e qualidade do produto, vem-se investindo na aplicação de micronutrientes, via sementes. O níquel (Ni) detém função determinante na germinação das plantas. Contudo, os estudos relativos à sua utilização, em programas de adubação ainda são restritos, principalmente em culturas olerícolas. Neste sentido, em virtude das vantagens que essas hortaliças trazem à saúde humana e com o intuito de constatar a essencialidade deste micronutriente em sua germinação, é que se desenvolveu esta pesquisa, com o objetivo de avaliar o crescimento inicial das plântulas de alface e rúcula, sob diferentes dosagens de sulfato de níquel no substrato. O experimento foi conduzido no delineamento inteiramente casualizado (DIC), utilizando duas espécies de hortícolas (alface e rúcula). Foram realizados 8 tratamentos com 4 repetições para cada cultura, servindo-se dos seguintes tratamentos: testemunha (0,0); 2,5; 5; 10; 20; 40; 80 e 160 mg de Ni kg-1. A velocidade de emergência foi avaliada com contagem diária das plântulas emergidas por tratamento. Após um mês da emergência das plântulas fez-se o levantamento da altura da parte aérea e comprimento da radícula. As amostras foram pesadas e colocadas em estufa com circulação forçada de ar a 105ºC por 72 horas. Na sequência realizou-se outra pesagem para obtenção dos valores de massa seca. A adição de Níquel na dose de 70,95 mg de Ni kg-1 de substrato é a mais indicada para a produção de mudas de alface (maior massa seca total). As doses de Ni não influenciaram no crescimento das mudas de rúcula.

Biografia do Autor

Danilo Marcelo Aires dos Santos, UNITINS

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2004), mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2006), doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2011) e pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2014). Atualmente é Revisor de periódico da Cultura Agronomica (UNESP. Ilha Solteira) e Professor Doutor IV nível I da Universidade Estadual do Tocantins. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Adubação, Café, Niveis de Clorofila.

Publicado
2023-10-19
Como Citar
MARTINS DE CARVALHO, D., Aires dos Santos, D. M., Ribeiro Ramos, M., & Pereira, A. J. (2023). CRESCIMENTO INICIAL DE ALFACE (Lactuca sativa L.) E RÚCULA (Eruca sativa L.) EM SUBSTRATO ENRIQUECIDO COM NÍQUEL. AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES, 9(2), 10. https://doi.org/10.36725/agries.v9i2.8672