CRESCIMENTO INICIAL DE ALFACE (Lactuca sativa L.) E RÚCULA (Eruca sativa L.) EM SUBSTRATO ENRIQUECIDO COM NÍQUEL
Resumo
A alface (Lactuca sativa L.) e a rúcula (Eruca sativa L.) são vegetais bastante consumidos devido as suas propriedades nutricionais. Os nutrientes são importantes para o metabolismo dos vegetais, assim, visando maior produtividade e qualidade do produto, vem-se investindo na aplicação de micronutrientes, via sementes. O níquel (Ni) detém função determinante na germinação das plantas. Contudo, os estudos relativos à sua utilização, em programas de adubação ainda são restritos, principalmente em culturas olerícolas. Neste sentido, em virtude das vantagens que essas hortaliças trazem à saúde humana e com o intuito de constatar a essencialidade deste micronutriente em sua germinação, é que se desenvolveu esta pesquisa, com o objetivo de avaliar o crescimento inicial das plântulas de alface e rúcula, sob diferentes dosagens de sulfato de níquel no substrato. O experimento foi conduzido no delineamento inteiramente casualizado (DIC), utilizando duas espécies de hortícolas (alface e rúcula). Foram realizados 8 tratamentos com 4 repetições para cada cultura, servindo-se dos seguintes tratamentos: testemunha (0,0); 2,5; 5; 10; 20; 40; 80 e 160 mg de Ni kg-1. A velocidade de emergência foi avaliada com contagem diária das plântulas emergidas por tratamento. Após um mês da emergência das plântulas fez-se o levantamento da altura da parte aérea e comprimento da radícula. As amostras foram pesadas e colocadas em estufa com circulação forçada de ar a 105ºC por 72 horas. Na sequência realizou-se outra pesagem para obtenção dos valores de massa seca. A adição de Níquel na dose de 70,95 mg de Ni kg-1 de substrato é a mais indicada para a produção de mudas de alface (maior massa seca total). As doses de Ni não influenciaram no crescimento das mudas de rúcula.
Copyright (c) 2023 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.