AVALIAÇÃO DA SOLUBILIDADE DE UM REMINERALIZADOR E SEUS EFEITOS SOBRE A FERTILIDADE DO SOLO

Palavras-chave: remineralizador de solos,, solubilidade, potássio, fertilidade

Resumo

O trabalho avalia a solubilidade de um remineralizador de solos a partir dos teores de K extraídos em H2O, Mehlich-1 e Ácido Cítrico 2%, e seus efeitos sobre os parâmetros de fertilidade de um Neossolo Quartzarênico. O remineralizador de solos avaliado é proveniente de uma empresa de mineração de pedras preciosas localizada no município de Pindorama, Estado do Tocantins, cuja composição apresenta 4,5% de K2O, além de outros elementos de nutrição de plantas, e granulometria 100% < 0,8 mm. Na avaliação dos efeitos sobre a fertilidade do solo foram utilizadas doses crescentes de K correspondentes às recomendadas para as mais diversas culturas agrícolas (100 a 400 kg ha-1 de K), enquanto que a avaliação da solubilidade considerou o remineralizador exclusivamente (100%) e sua mistura com o solo em diferentes proporções (0%, 50% e 75%). Os resultados mostram que a solução de ácido cítrico 2% é mais eficiente na extração de K, constituindo um método rápido para determinação dos teores de K prontamente disponível para plantas cultivadas. O remineralizador apresentou efeito significativo sobre vários parâmetros físico-químicos do solo, inclusive sobre o teor de K, com importante significado para o manejo agrícola.

Biografia do Autor

Fred Newton da Silva Souza, Unitins

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade do Tocantins, mestrado em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina, e doutorado em Geologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é professor Adjunto da Fundação Universidade do Tocantins - UNITINS, e pesquisador do Núcleo de Desenvolvimento e Avaliação de Desempenho Ambiental - NUDAM. Com experiência multidisciplinar, seus trabalhos abordam os seguintes temas: agricultura familiar e extensão rural; manejo e conservação de solo e água; agrominerais, remineralizadores e condicionadores de solo; e avaliação do desempenho ambiental de processos produtivos, e de programas e políticas governamentais.

Publicado
2023-10-19
Como Citar
Souza, F. N. da S., Aguiar Neto, C., & Mariano Alves, J. (2023). AVALIAÇÃO DA SOLUBILIDADE DE UM REMINERALIZADOR E SEUS EFEITOS SOBRE A FERTILIDADE DO SOLO. AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES, 9(2), 8. https://doi.org/10.36725/agries.v9i2.8670