PRODUTIVIDADE DO CAPIM MOMBAÇA SOB DIFERENTES DOSES DE FÓSFORO

Palavras-chave: Acúmulo de forragem, Adubação fosfatada, Megathyrsus maximus

Resumo

A adubação fosfatada favorece o estabelecimento adequado de forragem, resultando em elevadas produções
de massa seca com alto valor nutritivo. O objetivo foi avaliar o desenvolvimento do capim Mombaça adubado
no plantio com quatro doses de fósforo. O experimento foi conduzido no Centro Agrotecnológico de Palmas
– TO. Após análise de solo, as parcelas receberam doses de nitrogênio e potássio (K2O) seguindo
recomendação e receberam 0, 50, 100 e 150% da dose de fósforo recomendada (120 kg P2O5). As fontes
utilizadas foram superfosfato simples, ureia, cloreto de potássio e fosfato monoamônico – MAP. As coletas
para obtenção do acúmulo de forragem foram realizadas em março, abril e junho de 2020 a fim de compreender a influência da adubação fosfatada no plantio no decorrer do tempo. As análises estatísticas foram realizadas por meio do Statistycal Analysis System - SAS (2015), efetuando inicialmente as análises da pressuposição de normalidade (Shapiro-Wilk) e de homocedasticidade (Levene) e análise de variância. As médias foram submetidas ao teste de Tukey (P<0,05). A produção de matéria seca acumulada diminuiu gradativamente nos meses de coletas em março, abril e junho, exceto no tratamento que não recebeu adubação fosfatada, que não apresentou acúmulo de massa no mês de março e teve o mesmo acúmulo nos meses seguintes. De forma geral, no mês de junho houve consideravelmente um menor ritmo de desenvolvimento, devido a menor disponibilidade de umidade. Nos meses de março e abril, os tratamentos que receberam adubação fosfatada em qualquer quantidade, apresentaram maior acúmulo de forragem em relação ao tratamento controle. Sendo que no mês de março, obteve-se maiores produções acumuladas com as doses de 180 e 120 kg de P2O5 ha-1, sendo que a dose de 120 e 60 kg de P2O5 ha-1 foram semelhantes. No mês de abril, os tratamentos com 180, 120 e 60 kg de P2O5 ha-1 não diferiram estatisticamente, já no mês de junho, mês de menor acúmulo, todos os tratamentos foram semelhantes para esta variável. A adição de fósforo, mesmo na dose com 50% ao recomendado, tem efeito direto e benéfico no acúmulo de forragem.

Biografia do Autor

Dra Rebeca Rocha Cardoso, Doutora em Ciência Animal Tropical/ NITRO

Engenheira Agrônoma pela Universidade Estadual de Montes Claros/MG (2011). Mestra em Agronomia - Melhoramento Genético de Plantas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco/PE (2013). Doutora em Ciência Animal Tropical - Relação solo x planta x animal pela Universidade Federal do Tocantins/TO (2018). Assistente Técnica na FMC Corporation.

Publicado
2024-10-31
Como Citar
Soares Araújo, G., Dayce da Silva Araujo, V., Rocha Cardoso, D. R., Gouveia de Faria, A. F., & Simões de Barros Moreno, L. (2024). PRODUTIVIDADE DO CAPIM MOMBAÇA SOB DIFERENTES DOSES DE FÓSFORO. AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES, 10(1), 7. https://doi.org/10.36725/agries.v10i1.8664