BIOPRODUTO À BASE DE EXTRATOS VEGETAIS PARA O CONTROLE DA CIGARRINHA DO MILHO Dalbulus maidis
Resumo
O milho (Zea mays) é um cereal de grande importância econômica e relevância na balança comercial, o mesmo serve de base tanto na alimentação humana quanto na alimentação animal por possuir altos teores de amido. Já a cigarrinha é uma espécie responsável por perdas expressivas na produção do milho, por transmitir para as plantas os agentes causais do enfezamento e raiado fino. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o potencial de uso de extratos vegetais no controle da Dalbulus maidis. O experimento foi desenvolvido utilizando o delineamento em faixas. Os tratamentos constaram de extratos de eucalipto (Eucalyptus citriodora), hortelã (Mentha spicata), Malva santa (Plectranthus barbatus), pimenta de macaco (Piper aduncum) e um mix de todos os extratos vegetais, além da testemunha. Os extratos foram aplicados e após sete dias realizou-se a avaliação contando o número de cigarrinhas/plantas. Previamente à aplicação todos os tratamentos possuíam a mesma densidade de cigarrinhas/planta, porém após a primeira aplicação o extrato de pimenta de macaco e o mix reduziram a incidência e diferiram estatisticamente da testemunha. Após a segunda aplicação, além do mix e o extrato de pimenta de macaco, o extrato de eucalipto também se diferenciou da testemunha em relação a incidência da cigarrinha. Notou-se que os extratos de eucalipto, pimenta de macaco e o mix apresentam propriedade inseticida ou repelente a Dalbulus maidis.
Copyright (c) 2023 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.