DESENVOLVIMENTO INICIAL DE VARIEDADES DE MAMÃO COM INSUMOS BIOLÓGICOS
Resumo
O mamão (Carica papaya L.) é uma frutífera cultivada em regiões tropicais e subtropicais de rápido crescimento, e com produção durante o ano todo. A utilização de microrganismos como promotores de crescimento em frutíferas é uma estratégia promissora para incrementar a produtividade da cultura. Avaliar o desenvolvimento inicial de variedades de mamão com insumos biológicos. Utilizou-se delineamento inteiramente casualizado no esquema fatorial 2 x 6, sendo duas variedades de mamão (Formosa e Papaya), seis tratamentos e cinco repetições. Os tratamentos foram: testemunha, Nemax Ultra ® (substâncias húmicas e Trichoderma sp.); Biomaphos® (Bacillus subtilis e B. megaterium); 0,5% Nemax Ultra®+ Biomaphos®; 1% Nemax Ultra®+ Biomaphos®; 2% Nemax Ultra®+ Biomaphos®. As variáveis analisadas foram número total de folha, diâmetro do caule, comprimento do caule e da raiz e altura da parte aérea. Avaliou-se também a massa fresca total da parte aérea e da raiz, massa seca da parte aérea e da raiz. Os resultados obtidos demonstram que, na interação entre as variedades e os tratamentos com insumos biológicos, as variedades dentro das possibilidades de uso dos insumos biológicos influenciaram, significativamente, as variáveis altura de planta, comprimento do caule e comprimento da raiz. As variações observadas nos resultados das variáveis massa fresca da parte aérea e da raiz, bem como massa seca da parte aérea e da raiz, foram notavelmente elevadas, o que inviabilizou a apresentação dos dados obtidos. A utilização de insumos biológicos, de forma combinada, na produção de mudas de mamão contribui para o incremento das características morfológicas da fruteira.
Copyright (c) 2023 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.