DESENVOLVIMENTO INICIAL DE VARIEDADES DE MAMÃO COM INSUMOS BIOLÓGICOS

Palavras-chave: Carica papaya, Bioinsumos, Microrganimos, Promoção de crescimento

Resumo

O mamão (Carica papaya L.) é uma frutífera cultivada em regiões tropicais e subtropicais de rápido crescimento, e com produção durante o ano todo. A utilização de microrganismos como promotores de crescimento em frutíferas é uma estratégia promissora para incrementar a produtividade da cultura. Avaliar o desenvolvimento inicial de variedades de mamão com insumos biológicos. Utilizou-se delineamento inteiramente casualizado no esquema fatorial 2 x 6, sendo duas variedades de mamão (Formosa e Papaya), seis tratamentos e cinco repetições. Os tratamentos foram: testemunha, Nemax Ultra ® (substâncias húmicas e Trichoderma sp.); Biomaphos® (Bacillus subtilis e B. megaterium); 0,5% Nemax Ultra®+ Biomaphos®; 1% Nemax Ultra®+ Biomaphos®; 2% Nemax Ultra®+ Biomaphos®. As variáveis analisadas foram número total de folha, diâmetro do caule, comprimento do caule e da raiz e altura da parte aérea. Avaliou-se também a massa fresca total da parte aérea e da raiz, massa seca da parte aérea e da raiz. Os resultados obtidos demonstram que, na interação entre as variedades e os tratamentos com insumos biológicos, as variedades dentro das possibilidades de uso dos insumos biológicos influenciaram, significativamente, as variáveis altura de planta, comprimento do caule e comprimento da raiz. As variações observadas nos resultados das variáveis massa fresca da parte aérea e da raiz, bem como massa seca da parte aérea e da raiz, foram notavelmente elevadas, o que inviabilizou a apresentação dos dados obtidos. A utilização de insumos biológicos, de forma combinada, na produção de mudas de mamão contribui para o incremento das características morfológicas da fruteira.

Biografia do Autor

Evelynne Urzêdo Leão, Universidade Estadual do Tocantins/Unitins

Possui graduação em Agronomia pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2008), mestrado em Produção Vegetal pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2011) e doutorado em Agronomia (Proteção de Plantas) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2015), com realização de doutorado sanduíche pelo programa PDSE/CAPES na Itália (University of Turim). Foi bolsista de Pós-doutorado (PNPD/CAPES) pela Universidade Federal do Tocantins nos anos de 2015-2016, atuando na área de Fitopatologia / Biologia Molecular / Diagnose de fungos.

Publicado
2023-10-18
Como Citar
Silva, F. L. da, Medeiros, F. D. eurich de, Rosa, M. F., Piovesan, J. C. G., & Leão, E. U. (2023). DESENVOLVIMENTO INICIAL DE VARIEDADES DE MAMÃO COM INSUMOS BIOLÓGICOS. AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES, 9(2), 7. https://doi.org/10.36725/agries.v9i2.8602