VIABILIDADE ECONÔMICA DA UTILIZAÇÃO DA SILAGEM DA RAIZ DE MANDIOCA NO SUPLEMENTO DE VACAS LEITEIRAS

Palavras-chave: Custo de produção, lucratividade, Manihot esculenta, suplementação

Resumo

Objetivou-se determinar se há viabilidade econômica em incluir silagem de raiz de mandioca (SEM) no suplemento alimentar de vacas leiteiras. Foram utilizadas 10 vacas primíparas da raça Girolando distribuídas em dois quadrados latinos 5 × 5 simultâneos. Cinco tratamentos foram avaliados: I – vacas em pastejo sem suplementação concentrada (SSC); II - vacas em pastejo recebendo 5 kg de suplemento concentrado com 0% de SRM; III - vacas em pastejo recebendo 5 kg de suplemento concentrado com 26% de SRM; IV - vacas em pastejo recebendo 5 kg de suplemento concentrado com 52% de SRM e V - vacas em pastejo recebendo 5 kg de suplemento concentrado com 78% de SRM. Foram analisados o custo dos ingredientes no suplemento, o custo por ingrediente consumido por vaca por dia, o custo da produção de leite gerada apenas pela suplementação concentrada, o lucro da produção de leite gerado pela suplementação e os custos, margens, índices e lucros da produção de leite. O custo da suplementação elevou-se linearmente à medida que se incluiu SRM no suplemento. O maior nível de inclusão da SRM aumentou em 30,69% o custo do suplemento. O custo do kg de leite produzido a mais pela suplementação concentrada (Produção Marginal) aumentou linearmente com a inclusão da SRM no suplemento (P<0,05). A lucratividade da suplementação reduziu linearmente com o aumento da inclusão de SRM (P<0,05). O índice de rentabilidade da suplementação reduziu em 61% a medida que se incluiu o nível máximo de SRM no suplemento. O aumento da inclusão de SRM no suplemento, até a substituição total do milho, não elevou a produção de leite. A inclusão da SRM no suplemento não prejudica a produção de leite e seus aspectos qualitativos, porém eleva o custo do kg do suplemento, reduzindo a viabilidade.

Biografia do Autor

Perlon Maia dos Santos, Universidade Federal Rural da Amazônia/ Professor Adjunto

É Zootecnista, formado na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Possui Mestrado em Ciência Animal pela UFT, na linha de pesquisa Solo-Planta-Animal. É Especialista em Produção de Bovinos de Corte. É Doutor em Ciência Animal na linha Solo-Planta-Animal. Atua nas áreas de manejo e conservação do solo, manejo e nutrição de pastagens, ciclagem de nutrientes na interface solo-planta-animal, sistemas de integração floresta-pasto, avaliações morfogênicas e agronômicas, avaliações de variabilidade espacial e análises multivariadas. É professor Adjunto da Universidade Federal Rural da Amazônia; atual nas áreas de desenho técnico/expressão gráfica e instalações e construções rurais. É colaborador do PPGPAA UFRA Parauapebas. É membro gestor do laboratório de solo da UFRA Parauapebas - PA. É membro do Colegiado do Curso de Zootecnia Ufra Parauapebas PA. (Texto informado pelo autor)

Publicado
2023-12-27
Como Citar
Thiago Oliveira Galvão, L., Sousa Alves, K., Maia dos Santos, P., Rennan Sampaio Oliveira, L., Mezzomo, R., & Silva Vieira, S. (2023). VIABILIDADE ECONÔMICA DA UTILIZAÇÃO DA SILAGEM DA RAIZ DE MANDIOCA NO SUPLEMENTO DE VACAS LEITEIRAS. AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES, 9(1), 15. https://doi.org/10.36725/agries.v9i1.8551