VIABILIDADE ECONÔMICA DA UTILIZAÇÃO DA SILAGEM DA RAIZ DE MANDIOCA NO SUPLEMENTO DE VACAS LEITEIRAS
Resumo
Objetivou-se determinar se há viabilidade econômica em incluir silagem de raiz de mandioca (SEM) no suplemento alimentar de vacas leiteiras. Foram utilizadas 10 vacas primíparas da raça Girolando distribuídas em dois quadrados latinos 5 × 5 simultâneos. Cinco tratamentos foram avaliados: I – vacas em pastejo sem suplementação concentrada (SSC); II - vacas em pastejo recebendo 5 kg de suplemento concentrado com 0% de SRM; III - vacas em pastejo recebendo 5 kg de suplemento concentrado com 26% de SRM; IV - vacas em pastejo recebendo 5 kg de suplemento concentrado com 52% de SRM e V - vacas em pastejo recebendo 5 kg de suplemento concentrado com 78% de SRM. Foram analisados o custo dos ingredientes no suplemento, o custo por ingrediente consumido por vaca por dia, o custo da produção de leite gerada apenas pela suplementação concentrada, o lucro da produção de leite gerado pela suplementação e os custos, margens, índices e lucros da produção de leite. O custo da suplementação elevou-se linearmente à medida que se incluiu SRM no suplemento. O maior nível de inclusão da SRM aumentou em 30,69% o custo do suplemento. O custo do kg de leite produzido a mais pela suplementação concentrada (Produção Marginal) aumentou linearmente com a inclusão da SRM no suplemento (P<0,05). A lucratividade da suplementação reduziu linearmente com o aumento da inclusão de SRM (P<0,05). O índice de rentabilidade da suplementação reduziu em 61% a medida que se incluiu o nível máximo de SRM no suplemento. O aumento da inclusão de SRM no suplemento, até a substituição total do milho, não elevou a produção de leite. A inclusão da SRM no suplemento não prejudica a produção de leite e seus aspectos qualitativos, porém eleva o custo do kg do suplemento, reduzindo a viabilidade.
Copyright (c) 2023 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.