TEOR DE FÓSFORO NO SOLO: UM CASO DE UM NINHAL DA GARÇA-VAQUEIRA (Bubulcus ibis), NO SUL DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Resumo
Os solos das regiões tropicais apresentam baixo teor de fósforo. Algumas espécies de aves permanecem em determinados locais por extenso período, formando grandes populações e ninhais, onde suas fezes acumulam no solo. O objetivo deste estudo foi avaliar o teor de fósforo no solo, nas áreas de influência de um ninhal de Bulbucus ibis (B. ibis), no sul do estado de Minas Gerais. Coletas foram realizadas em seis áreas, três sob a influência de ninhal e outras três sem essa influência. O fósforo, analisado por testes Kruskal-Wallis, mostrou diferença significativa com maiores concentrações de P remanescente somente para as áreas sob influência do ninhal. Sugerem-se mais estudos dos processos de interação animal-solo para esclarecimento das vias ainda desconhecidas do ciclo biogeoquímico do elemento fósforo, de forma que haja potencialização da sua utilização nas diferentes áreas cultiváveis.

Copyright (c) 2023 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.