EXTRAÇÃO E EFICIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DE NUTRIENTES PELO CAPIM-PIATÃ EM RESPOSTA A TRÊS ALTURAS PRÉ-PASTEJO
Resumo
Objetivou-se avaliar a extração, massa de raízes, sua colonização por fungos micorrízicos e a eficiência de utilização de nutrientes pelo Capim-Piatã manejado sob lotação intermitente com diferentes alturas pré-pastejo. Os tratamentos consistiram em três alturas de pré-pastejo, 30, 40 e 50 cm com quatro repetições de sub-piquetes, totalizando 12 unidades experimentais, em delineamento inteiramente casualizado, em uma área de 6,6 hectares (ha), a qual foi dividida em 12 sub-piquetes. A altura de manejo influenciou na massa seca da parte aérea (MSPA) e na massa seca do sistema radicular (MSR), com maiores valores para os pastos manejados mais altos, porém, a altura pré-pastejo não alterou a relação entre a MSPA e MSR as quais apresentam proporcionalidade. A MSR e o percentual de raízes colonizadas apresentaram valores médios de 1,2 ±0,14 e 55%, respectivamente. Pastos manejados mais altos incrementaram o componente colmo, diluindo os teores de N e K da forragem. Mas em função da maior massa por ciclo extraíram pontualmente maiores valores de N = 127,1; P = 10,3 e K = 111,3 em kg ha-1, os quais foram contrabalanceados pelo menor número de ciclos, resultando em maior extração de P e K ao longo da estação de crescimento para os pastos de 30 e 40 cm. A massa seca de raízes apresentou proporcionalidade com a massa seca da parte aérea do Capim-Piatã. As alturas pré-pastejo não modificam a colonização das raízes por fungos micorrízicos. Somente os teores de N e K na forragem de Capim-Piatã foram afetados pelas alturas pré-pastejo. As variações na massa seca de forragem produzida, modificaram o padrão extração de N, P e K e a extração anual de N em Neossolo Quartzarênico Órtico típico.

Copyright (c) 2023 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.