DESEMPENHO DE MUDAS DE ALFACE SOB DOSES DE INOCULANTE BIOLÓGICO SOLUBILIZADOR DE FÓSFORO
Não se aplica
Resumo
O desenvolvimento de sistemas de cultivo com hortaliças visando a otimização da produtividade tem exigido esforços no sentido de reduzir, ou até mesmo eliminar, deficiências do setor produtivo, como problemas nutricionais e fitossanitários das mudas. Diante disso, objetivou-se avaliar a capacidade do isolado de Streptomyces em promover o crescimento de mudas através da solubilização do fosfato em duas cultivares de alface, em diferentes dosagens em substrato comercial. Para ensaio de solubilização de fosfato in vitro foi utilizado meio PCA adicionado de solução de K2HPO4 e CaCl2. O delineamento estatístico adotado foi o inteiramente casualizado, com esquema bifatorial 2x5, totalizando 10 tratamentos com 4 repetições. Foram utilizadas as cultivares Grandes Lagos Americana e a Crespa Grand Rapids e cinco doses de inoculante de Streptomyces ssp. (0, 75, 150, 225, 300 g de inoculante a base de Streptomyces ssp. para cada kg do substrato comercial), sendo a unidade experimental constituída por dez plantas. As variáveis analisadas foram: altura de plântula, massa fresca parte aérea, massa fresca radicular, massa seca parte aérea, massa seca radicular e comprimento do sistema radicular. Quanto ao teste de capacidade de solubilização de fosfato, o isolado UFT-St07 apresentou índice de solubilização de fosfato. As melhores doses do inoculante de Streptomyces ssp. foram de 75 e 150 g kg-1 do inoculante, para todas as variáveis analisadas em cultivar de alface americana (Grandes Lagos Americana) e crespa (Crespa Grand Rapids). Conclui-se que o gênero Streptomyces é um agente promissor a ser utilizado como biofertilizante no intuito de promover o crescimento de plantas de alface.
Copyright (c) 2022 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.