INOCULAÇÃO DE BACTÉRIAS SOLUBILIZADORES DE FOSFATO NO MILHO: REDUZIR OU NÃO A ADUBAÇÃO FOSFATADA? INSIGHT DOS PRIMEIROS ESTÁDIOS VEGETATIVOS
Insigth dos primeiros estádios vegetativos
Resumo
O fósforo (P) fornecido pelos fertilizantes minerais solúveis é rapidamente fixado no solo, acumulando em frações menos disponíveis (legacy P). As bactérias solubilizadoras de fosfato (BSP) podem acessar o legacy P, fornecendo-o para as culturas agrícolas. No entanto, existem muitas incertezas sobre a redução ou não da adubação fosfatada associada a essa tecnologia. Assim, o objetivo foi avaliar a resposta do milho a doses de P e inoculação de bactérias solubilizadoras de P. O ensaio foi conduzido em casa de vegetação, até o estádio V6 do milho. O delineamento foi blocos ao acaso em esquema fatorial 3x2, com seis repetições, com três doses de P (0, 11 e 22 kg ha-1) associado ou não a inoculação com Bacillus subtilis (cepa UFT-09). No estádio V6 do milho foi avaliado a biométrica, acúmulo de biomassa da parte aérea e índice de clorofila. Os resultados foram analisados por estatísticas univariadas e multivariadas. O uso de B. subtillis promoveu respostas positivas no crescimento inicial do milho. A inoculação com redução da dose (11 kg ha-1) proporcionou incremento na morfologia, e consequentemente, resultou em maior produção de matéria seca. Na presença do inoculante e ausência de adubação (0 kg ha-1) o teor de clorofila foi semelhante a 22 kg ha-1. As bactérias solubilizadoras de fosfato contribuem para a redução de doses de adubos fosfatados e promovem agricultura com maior sustentabilidade.
Copyright (c) 2022 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.