RESPOSTA AGRONÔMICA DO ARROZ SOB EFEITO DE DOSES DE FOSFATO DE ROCHA
Resumo
O fósforo (P) é um importante nutriente para a produtividade da cultura do arroz. No entanto, ocorre baixa eficiência da adubação nos solos do Tocantins, e o aumento nos custos de insumos torna os fosfatos naturais uma alternativa econômica. O objetivo deste trabalho foi avaliar características agronômicas na cultura do arroz (Oryza sativa) sob efeito de doses de fosfato natural reativo. O experimento foi realizado em casa de vegetação entre os meses de janeiro e abril de 2020. Os tratamentos consistiram em quatro doses de rocha fosfatada + dois controles adicionais (Phosactiv® e superfosfato triplo), conduzido em delineamento experimental inteiramente casualizado, com quatro repetições. As unidades experimentais foram compostas por vasos com capacidade para 10 dm-3, onde foram semeadas cinco sementes de arroz por vaso, cultivar IRGA-424, efetuando-se o desbaste para obter duas plantas por vaso. Foram avaliadas a altura de planta; a massa de grãos por planta; o número de panículas por planta, o número de perfilho por planta e o número de grãos por panícula. Além disso, foi avaliado o teor de P pelos métodos Mehlich (P-meh) e resina (P-res), além do pH e o teor de cálcio (Ca). Verificou-se que a rocha fosfatada exerceu maior influência na altura de plantas e número de grão por panícula no arroz nas doses de 295, 62 e 300 kg ha-1 comparado ao fosfato natural comercial. O fosfato natural reativo incrementou mais P no solo do que o superfosfato simples na mesma dose testada.
Copyright (c) 2022 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.