DESENVOLVIMENTO E NUTRIÇÃO INICIAL DO MILHO COM INOCULAÇÃO DO BIOMAPHOS® ASSOCIADO A FONTES FOSFATADAS
Resumo
Os solos brasileiros apresentam características mineralógicas que favorecem a adsorção do fósforo (P) e isto reduz a eficiência da adubação fosfatada. Uma estratégia para aumentar a acessibilidade do P residual (legacy P) no solo às plantas são o uso de microrganismos solubilizadores de fosfato. Aqui o objetivo foi avaliar o desenvolvimento e nutrição inicial do milho, e atributos químicos do solo após inoculação de BiomaPhos® associados a fontes fosfatadas de alta e baixa solubilidade. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, em delineamento em blocos casualizados, em esquema fatorial (2x2), com seis repetições. O primeiro fator foi fosfato natural reativo e superfosfato triplo; e o segundo fator, a inoculação ou não de BiomaPhos®. Os fertilizantes foram aplicados em vasos com capacidade de 5 dm³ de solo e os inoculantes foram aplicados nas sementes no momento da semeadura. Foram avaliados parâmetros biométricos, atributos químicos do solo e teor e acúmulo de P foliar no milho aos 45 dias após emergência (DAE). Houve interação significativa (p<0,05) do efeito das fontes de P com inoculante para as variáveis: diâmetro do colo (DC); massa seca da raiz e da parte aérea (MSR e MSPA); relação parte aérea com a raiz (RPAR); massa seca total (MST); P foliar (Pfo); absorção de P (AP) e pH. Portanto, a associação entre os inoculantes solubilizadores de P e fertilizantes fosfatados promoveram crescimento da biomassa radicular e alteraram a disponibilidade e absorção de P durante os 45 DAE da cultura do milho. O BiomaPhos® foi mais eficiente em fonte com baixa solubilidade (FN), e seus efeitos são nulos ou negativos com fontes de P solúveis, ou seja, os microrganismos modulam o desenvolvimento do milho, o qual verificou respostas positivas do acúmulo de biomassa, teor e absorção de P do milho em estádio V6.

Copyright (c) 2022 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.