RESPOSTAS DO MILHO SEGUNDA SAFRA AO USO DE BACTÉRIAS SOLUBILIZADORAS DE FÓSFORO E FIXADORAS BIOLÓGICAS DE NITROGÊNIO
Resumo
Uma alternativa para a redução no uso de fertilizantes nitrogenados é a fixação biológica de nitrogênio. Destacam-se, dentre as tecnologias para aumentar essa eficiência, os microrganismos solubilizadores de fosfato. Desta forma, objetivou-se avaliar o milho segunda safra submetido às bactérias solubilizadoras de fósforo e fixadoras biológica de nitrogênio. O experimento foi conduzido em condições de campo de março a junho de 2021 na região centro-sul do estado do Tocantins, Brasil. Foi utilizado o delineamento de blocos casualizados, com 7 tratamentos e 4 repetições. Os tratamentos utilizados foram T1= 0 kg ha-1 de AM + FBN + MBP; T2= 240 kg ha-1 de AM + FBN + MBP; T3= 240 kg ha-1 de AM; T4= 140 kg ha-1 de AM; T5= 140 kg ha-1 de AM + FBN; T6= 140 kg ha-1 de AM + MBP; T7= 140 kg ha-1 de AM + FBN + MBP. Adubação mineral utilizado foi o formulado 05-35-00 (AM) e inoculação com microrganismos solubilizadores de fósforo (MBP) e fixadores biológico de nitrogênio (FBN). Foram avaliados a altura de planta (AP), diâmetro de colmo (DC) e índice de área foliar (IAF) e a produtividade da cultura. Para AP e DC obteve melhores médias nas doses de 240 kg ha-1 de AM - FBN + MBP, com 0,75 (m) e 11,18 (mm), respectivamente. Em IAF houve um incremento de 18,45% a mais do tratamento de 240 kg ha-1 de AM - FBN + MBP (245,84 cm2), quando comparado a segunda maior média de 200,37 cm2 do tratamento 140 kg ha-1 de AM + FBN + MBP. Concluiu-se o tratamento utilizado 240 kg ha-1 da formulação de 05-35-00 na linha de semeadura, inoculado FBN (Azospirillum brasiliense) e MBP (Bacillus megaterium e Bacillus subtilis), obteve melhores médias em AP, DC, IAF e maior produtividade quando comparadas aos demais tratamentos.
Copyright (c) 2024 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.