CULTIVO DO MILHO SOB DOSES DE FÓSFORO EM PLINTOSSOLOS PÉTRICOS CONCRECIONÁRIOS
Resumo
Os solos tropicais possuem grande capacidade de adsorver fósforo e por este motivo é necessário a realização de técnicas de manejo eficientes nas áreas dos sistemas de produção. Assim, o objetivo foi verificar a influência de teores de cascalho presentes em Plintossolos Pétricos concrecionários e doses de fósforo na produtividade e crescimento do milho. O delineamento foi inteiramente casualizado, no esquema fatorial 4x2, com três repetições. O primeiro fator foram doses de P (100, 150, 200 e 300 mg kg-1 de solo) e porcentagem de cascalho (40 e 70%). Foram determinados altura de plantas, diâmetro do colmo, inserção da primeira espiga, comprimento da espiga, diâmetro da espiga, massa da espiga, número de fileira de grãos por espiga, número de grãos por fileira e massa de grãos. A petroplintita afetou o comprimento das espigas, massa de grãos por espiga e massa de espiga. As doses de P não influenciaram no desenvolvimento das plantas, apenas no comprimento da espiga. Pode-se concluir que doses superiores a 150 mg kg-1 de solo de P proporcionam maior comprimento da espiga e os solos com 40% de cascalho obtiveram maiores desenvolvimento da espiga e maior massa de grãos.

Copyright (c) 2022 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.